04/06/2026

TCE uniformiza fixação de subsídios de prefeitos e vereadores no Piauí

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) aprovou a uniformização da fixação de subsídios de prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores. A decisão veio após processo referente ao município de Miguel Alves que discutiu a validade de atos normativos utilizados para definir os subsídios de agentes públicos municipais.

Segundo o Tribunal, houve uma divergência em decisões anteriores acerca da possibilidade de convalidar atos editados em desacordo com as exigências constitucionais e legais. Agora, a fixação dos subsídios deve obrigatoriamente ocorrer por meio de lei formal, observando todo o devido processo legislativo, incluindo sanção, promulgação e publicação. No caso específico dos vereadores, também deve ser respeitado o princípio da anterioridade da legislatura.

Segundo o acórdão, o descumprimento dessas exigências configura vício formal insanável, o que impede a produção de efeitos jurídicos válidos e inviabiliza a convalidação futura dos atos normativos irregulares. Nesses casos, deverá prevalecer a norma anteriormente vigente, desde que compatível com os parâmetros constitucionais e legais.

“O Tribunal decidiu modular os efeitos do novo entendimento, considerando as dificuldades enfrentadas pelos municípios piauienses e os princípios da segurança jurídica, razoabilidade e eficiência administrativa. Com isso, atos normativos irregulares já praticados poderão ser excepcionalmente convalidados, mas apenas no âmbito da atual legislatura”, explica.

A decisão do TCE-PI estabelece, ainda, que a flexibilização não poderá ser aplicada em futuras legislaturas, reforçando a obrigatoriedade do cumprimento integral das normas constitucionais para a fixação dos subsídios dos agentes políticos municipais.

Fonte: Cidadeverde.com

03/06/2026

Ótica Sigma garante economia, consulta gratuita e brindes especiais em Parnaíba


Quem está procurando óculos de qualidade com preço acessível já tem destino certo em Parnaíba: a Ótica Sigma. A loja está com ofertas especiais em lentes e armações, além de disponibilizar consulta gratuita para os clientes.

E as vantagens não param por aí. Na compra dos produtos, os clientes ainda podem garantir brindes especiais preparados pela ótica.

Com atendimento especializado e opções para todos os estilos, a Ótica Sigma reforça o compromisso de unir economia, qualidade e cuidado com a visão.

A equipe convida a população para aproveitar as condições especiais e agendar a consulta.

“Na Ótica Sigma a economia é real”, destaca a campanha divulgada pela empresa.

Corredor Literário de Parnaíba: espaço de encontro, valorização e fortalecimento da literatura local ganha menção honrosa pelo Sesc Nacional


O Corredor Literário de Parnaíba nasceu em 2018, em Parnaíba, com o propósito de criar um espaço democrático para a divulgação da produção literária local e o encontro entre diferentes gerações de leitores e escritores.

Desde a sua primeira edição, realizada no Sesc Caixeiral, o projeto consolidou-se como um importante movimento cultural da cidade, reunindo autores, poetas, cronistas, contistas e amantes da literatura em momentos de diálogo, lançamentos de livros, exposições e apresentações artísticas.

Ao longo de sua trajetória, o Corredor Literário fortaleceu a parceria entre a Academia Parnaibana de Letras (APL) e o Sesc, instituições que desempenham papel fundamental na promoção da literatura e da cultura parnaibana.

Mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia, que interrompeu temporariamente as atividades entre 2020 e 2023, o projeto manteve viva sua essência e retornou em 2024 com ainda mais força, reafirmando seu compromisso com a valorização dos escritores da região.

Em 2025 o projeto viveu um momento de renovação e crescimento. Com a adoção da sigla COLIPA (Corredor Literário de Parnaíba) e mantendo o apoio institucional do Sesc e da APL, a quarta edição foi realizada no Parnaíba Shopping, ampliando significativamente seu alcance junto ao público.


A edição de 2025 destacou-se pela realização de mesas literárias temáticas, lançamentos de obras, exposições, momentos culturais e um grande sarau poético, promovendo a integração entre escritores consagrados e novos talentos, ampliando a divulgação das ações literárias e aproximando a comunidade dos autores locais.

O trabalho desenvolvido em parceria com a APL foi decisivo para o sucesso do COLIPA, reafirmando a missão conjunta de preservar a memória literária da cidade, incentivar a leitura e criar oportunidades para que escritores de diferentes gerações compartilhem suas produções e experiências.

Com estas ações o projeto já atendeu a mais de 50 autores de Parnaíba e região, promovendo visibilidade a mais de 3.000 pessoas e sendo destaque na cidade no ramo de produção literária, beneficiando autores e público e se propondo a dar continuidade a suas ações nos próximos anos.


Como reconhecimento ao impacto social e cultural dessas ações, o Corredor Literário recebeu Menção Honrosa no Prêmio MediAção Sesc Leitura 2026 na categoria Leitura nos Espaços Culturais, concedida ao colaborador Marcelo dos Santos Silva, coordenador técnico do projeto e produtor cultural do Sesc Caixeiral.

A homenagem reconhece sua dedicação à promoção da leitura, da literatura e da formação de leitores, coroando uma trajetória marcada pelo compromisso com a cultura e pelo fortalecimento do Corredor Literário de Parnaíba como uma das mais importantes iniciativas literárias da região.


“O Corredor Literário de Parnaíba é muito mais do que um evento cultural: é um espaço de encontro, diálogo e valorização da produção literária local. Ao longo de sua trajetória, o projeto tem fortalecido a identidade cultural da nossa cidade, criando oportunidades, inspirando leitores e autores e fomentando pertencimento, cultura e educação. Ficamos felizes com o reconhecimento do projeto e continuaremos trabalhando para expandir o alcance dele”, afirma Marcelo.



Assessoria de Comunicação

Ministério Público cobra explicações da Prefeitura de Parnaíba sobre retirada de árvores da Avenida Pinheiro Machado


O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) encaminhou um ofício à Prefeitura de Parnaíba solicitando esclarecimentos sobre a retirada de árvores do canteiro central da Avenida Pinheiro Machado, onde está sendo executada uma obra de mobilidade urbana iniciada em janeiro deste ano.

A intervenção é realizada com recursos oriundos de uma emenda parlamentar de um deputado federal e tem gerado questionamentos de moradores e da Comissão de Meio Ambiente da OAB-Parnaíba, que manifestaram preocupação com os possíveis impactos ambientais causados pela supressão das árvores.

A informação foi divulgada pela Rede Clube, por meio de reportagem do jornalista Tiago Mendes. Em entrevista, o promotor de Justiça Cristiano Peixoto, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, confirmou que o Ministério Público está acompanhando o caso e busca obter informações detalhadas sobre o projeto.

Segundo o promotor, o órgão solicitou esclarecimentos sobre os impactos ambientais da obra, os estudos realizados, os valores envolvidos e os critérios adotados para a retirada da vegetação existente no local.

Cristiano Peixoto destacou ainda que, na avaliação do Ministério Público, a administração municipal deveria ter promovido uma discussão mais ampla com a sociedade civil e com os órgãos competentes antes da execução da intervenção. De acordo com ele, ainda não há clareza suficiente sobre os impactos ambientais provocados pela retirada das árvores.

O MPPI aguarda agora a manifestação oficial da Prefeitura de Parnaíba e do prefeito para analisar as informações apresentadas e definir os próximos encaminhamentos relacionados ao caso.

A obra na Avenida Pinheiro Machado tem sido alvo de debates entre moradores, ambientalistas e representantes de entidades locais, principalmente em razão das mudanças realizadas no canteiro central e da remoção da arborização que caracterizava um dos principais corredores urbanos da cidade.


Da redação do Portal PHB em Nota

Tornozelado condenado a mais de 9 anos por tráfico de drogas é preso pela PM em Parnaíba


Um homem identificado pelas iniciais I.A.P., de 25 anos, foi preso no início da noite desta terça-feira (2) em Parnaíba durante o cumprimento de um mandado de prisão expedido pela Justiça.

A ação foi realizada por equipes de Inteligência do Comando de Policiamento do Litoral Meio Norte (CPLMN), coordenadas pelo capitão Souza Filho. O alvo da operação utilizava tornozeleira eletrônica e possuía condenação definitiva pelo crime de tráfico de drogas.

Segundo a Polícia Militar, o mandado foi expedido pela Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), após o trânsito em julgado da condenação, que fixou pena de 9 anos, 3 meses e 15 dias de reclusão, em regime semiaberto.

A prisão ocorreu no bairro Conselheiro Alberto Silva, em Parnaíba. Após ser localizado e detido, o condenado foi encaminhado por uma patrulha do 27º Batalhão da Polícia Militar para a Central de Flagrantes, onde foram realizados os procedimentos legais.

A ação integra o trabalho das forças de segurança voltado ao cumprimento de mandados judiciais e ao combate à criminalidade na região.

Fonte: Portal do Catita

"É direito da população saber", diz delegado após orientação do MP sobre redes

Foto: Benonias Cardoso / cidadeverde.com

O delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, afirmou nesta quarta-feira (3) que a corporação irá analisar a recomendação expedida pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) sobre o uso de redes sociais por policiais civis. A manifestação ocorre após o órgão recomendar que o delegado do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Charles Pessoa, se abstenha de publicar conteúdos envolvendo presos, custodiados, investigados e operações policiais.

Além das orientações direcionadas a Charles Pessoa, o MPPI também recomendou que a Secretaria de Segurança Pública, a Delegacia-Geral e a Corregedoria-Geral da Polícia Civil adotem medidas para regulamentar o uso das redes sociais por policiais civis, estabelecendo critérios técnicos, objetivos e impessoais para a divulgação de conteúdos relacionados à atividade policial.

Ao comentar o assunto, Luccy Keiko afirmou que a Polícia Civil já possui normas internas que disciplinam a divulgação de imagens e a atuação dos servidores nas redes sociais, mas informou que a recomendação será analisada pela instituição.

"Já temos regulamentação na Delegacia-Geral vedando várias condutas. Vou verificar, junto com a minha assessoria, a recomendação do Ministério Público para saber se há algum conflito com o nosso ato normativo. Se for o caso, vamos conversar com os próprios promotores. Nossa relação institucional é muito boa. Vejo isso com normalidade, porque o Ministério Público está exercendo a função dele de controle", declarou.

O delegado-geral ressaltou que a Polícia Civil pretende seguir a legislação e evitar excessos, sem deixar de prestar informações à sociedade sobre as ações de segurança pública.

"Queremos realmente seguir a lei para que não haja nenhum abuso de autoridade e, ao mesmo tempo, manter a sociedade informada das ações policiais. É um direito da população saber o que está acontecendo, mas de forma que a lei seja respeitada", afirmou.

Lucy Keiko acrescentou que a discussão sobre os limites da divulgação de imagens e informações deve alcançar toda a corporação.

"Isso serve para toda a Polícia Civil e para todos os profissionais de segurança. Existem situações em que há interesse público evidente na divulgação, mas também há condutas que a legislação proíbe. Vamos estudar a recomendação e, se necessário, aperfeiçoar a regulamentação já existente", concluiu.

Fonte: Cidadeverde.com

PRF Intensifica Fiscalização nas Rodovias Federais Durante a Operação Corpus Christi 2026

Ações terão foco na prevenção de sinistros, combate ao transporte irregular de passageiros e reforço da segurança viária durante o feriado prolongado.


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou nesta quarta-feira (3) a Operação Corpus Christi 2026, que seguirá até o próximo domingo (7), com reforço das atividades de fiscalização e policiamento nas rodovias federais de todo o país. A mobilização ocorre em razão do aumento esperado no fluxo de veículos e passageiros durante o feriado prolongado.

A operação tem como objetivo promover a segurança viária, prevenir sinistros de trânsito e combater práticas irregulares que colocam em risco a vida dos usuários das rodovias. Além das ações de fiscalização de trânsito, a PRF também intensificará o enfrentamento à criminalidade nas estradas federais.

Fiscalização voltada ao transporte de passageiros

Neste ano, a fiscalização terá atenção especial aos veículos de transporte de passageiros, como ônibus, micro-ônibus e vans. A medida é motivada pelo aumento dos sinistros envolvendo essa categoria de veículos nas rodovias federais brasileiras.

A preocupação da instituição é reforçada por ocorrências recentes registradas em diferentes regiões do país, que resultaram em dezenas de vítimas fatais e evidenciaram a importância da fiscalização preventiva e do transporte regular de passageiros.

Fiscalização reforçada nas rodovias

Durante a operação, as equipes da PRF irão verificar as condições de circulação dos veículos, a documentação dos condutores, o estado de conservação da frota e o cumprimento das normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Também serão observados aspectos relacionados à forma como os passageiros são transportados, incluindo o uso dos equipamentos obrigatórios de segurança e o respeito à capacidade máxima dos veículos.

Entre as infrações mais registradas pela PRF nos primeiros meses de 2026 estão o excesso de velocidade, irregularidades em equipamentos obrigatórios e o licenciamento vencido dos veículos.

Além da fiscalização de trânsito, a corporação seguirá atuando no combate ao transporte clandestino de passageiros, prática que representa riscos significativos à segurança dos usuários.

Transporte regular salva vidas

A PRF alerta que o transporte interestadual de passageiros somente pode ser realizado por empresas autorizadas pelos órgãos competentes e devidamente fiscalizadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Durante as ações, serão verificadas autorizações, documentos e demais requisitos exigidos pela legislação. Nos casos de transporte clandestino, poderão ser aplicadas as medidas administrativas previstas na regulamentação, incluindo autuação dos responsáveis e apreensão dos veículos utilizados de forma irregular.

Dicas para uma viagem segura

Antes de pegar a estrada, a PRF orienta os motoristas a adotarem medidas simples que podem evitar sinistros e preservar vidas:
  • Realize a revisão preventiva do veículo;
  • Descanse adequadamente antes de viajar;
  • Verifique as condições da rodovia e do clima;
  • Nunca dirija após consumir bebidas alcoólicas;
  • Utilize o cinto de segurança durante todo o trajeto;
  • Respeite os limites de velocidade;
  • Evite utilizar o celular enquanto dirige;
  • Realize ultrapassagens apenas em locais permitidos e com segurança.
A PRF reforça que a segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada e depende da conduta consciente de todos os usuários das rodovias federais.

Fonte: PRF/PI

PI: motorista de aplicativo é colocado em porta-malas durante arrastão; PM recupera carro e objetos roubados

De acordo com a PM, quatro suspeitos utilizaram um carro roubado para cometer crimes na região da Santa Maria da Codipi.

Motorista de aplicativo é colocado em porta-malas durante arrastão; PM recupera carro e objetos roubados - Foto: Divulgação

A Polícia Militar do Piauí recuperou um veículo roubado e diversos objetos após uma série de assaltos registrada na noite de segunda-feira (1º), na zona Norte de Teresina.

De acordo com a PM, quatro suspeitos utilizaram um carro roubado para cometer crimes na região da Santa Maria da Codipi. O veículo havia sido tomado de assalto pouco antes, na Avenida Amadeus Paulo, no bairro Monte Verde.

A vítima, um motorista de aplicativo, relatou que atendeu uma corrida solicitada por uma mulher identificada como Amanda. Ao chegar ao local, quatro homens entraram no carro e anunciaram o assalto. Segundo o relato, ele foi colocado no porta-malas enquanto os criminosos utilizavam o veículo para realizar outros roubos.

Após receber as informações, equipes da Força Tática do 13º Batalhão iniciaram buscas e localizaram o automóvel abandonado em uma área de mata próxima ao bairro Jacinta Andrade. O carro foi recuperado e encaminhado à Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV).

Durante as diligências, os policiais também encontraram uma mochila escondida sob entulhos no bairro Leonel Brizola. No local, foram recuperados quatro celulares, uma furadeira, um tablet e um multímetro, materiais que podem ter sido levados durante os assaltos.

Os suspeitos conseguiram fugir antes da chegada das equipes e ainda não foram localizados. O caso segue sob investigação.

Fonte: Lupa1

Adolescente pede socorro pelo Roblox e pai é preso suspeito de estupro de vulnerável no PI

Denúncia feita em plataforma de jogos levou DPCA a identificar suspeito de crimes contra as próprias filhas em Capitão de Campos.

Homem preso suspeito de estupro de vulnerável. | Foto: DPCA

Uma adolescente, cujo pai foi preso suspeito de estupro de vulnerável, pediu socorro e realizou uma denúncia através do Roblox, uma plataforma de jogos online. A partir disso, a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) conseguiu identificar e realizar a prisão na cidade de Capitão de Campos (PI).

Contra o homem, foi cumprido um mandado de prisão preventiva na última segunda-feira (1°). A investigação é presidida pela delegada Rosa Chaib, titular da DPCA. Em vídeo publicado nas redes sociais da delegacia, a autoridade destacou:

Tínhamos uma denúncia feita pelo Roblox. Através do Roblox, essa adolescente pediu socorro dentro da plataforma de jogo. Iniciamos as investigações através do meio cibernético e conseguimos localizar esse autor, disse.

A delegada ainda destacou que as duas filhas do suspeito são supostamente vítimas de estupro de vulnerável praticado por ele. As investigações são protegidas por segredo de justiça e o inquérito será concluído dentro do prazo legal.

Fonte: Portal MeioNews

Motociclista morre em acidente no dia do aniversário de 60 anos no Piauí

Familiares relataram que as filhas haviam preparado uma comemoração surpresa para celebrar a data, mas o motociclista não chegou a participar da homenagem.

Motociclista morre em acidente no dia do aniversário de 60 anos em Campo Maior - Foto: Reprodução

Um motociclista identificado como João Barba da Conceição, de 60 anos, morreu após se envolver em um acidente com um caminhão na tarde de terça-feira (2), na zona rural de Campo Maior, no Norte do Piauí.

Segundo informações da Polícia Civil, a vítima faleceu no mesmo dia em que completava 60 anos. Familiares relataram que as filhas haviam preparado uma comemoração surpresa para celebrar a data, mas João não chegou a participar da homenagem.

Equipes da Polícia Militar estiveram no local, realizaram o isolamento da área e acionaram a perícia criminal e o Instituto Médico Legal (IML). Os veículos envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de Campo Maior.

O corpo da vítima foi velado nesta quarta-feira (03), na residência da família, localizada na comunidade Brejinho.

De acordo com o delegado Henderson Bernardo, responsável pelo caso, o motorista do caminhão informou que prestaria esclarecimentos às autoridades, mas ainda não havia comparecido à delegacia até a última atualização do caso.

As circunstâncias do acidente seguem sendo investigadas.

Fonte: Lupa1

Adolescente é resgatada após suspeita de aliciamento para prostituição em troca de drogas no Piauí

Menor de idade foi localizada durante a madrugada e encaminhada ao Conselho Tutelar.

Viatura da PM. (Foto: SSP-PI)

Uma adolescente de 16 anos foi encontrada, na madrugada desta quarta-feira (3), após denúncia de que estaria sendo aliciada para se prostituir em troca de drogas, no município de Campo Maior, no Norte do Piauí.

Segundo a Polícia Militar, por volta das 2h uma ligação anônima informou sobre a situação. Ao chegar ao local, a equipe policial encontrou a adolescente, enquanto outras pessoas que estavam com ela fugiram antes da abordagem.

Durante o atendimento, a adolescente contou que era da cidade de Nazaré do Piauí, e que foi levada para Campo Maior em um carro. Ela não detalhou as circunstâncias em que chegou ao local nem a identidade dos envolvidos.

O Conselho Tutelar foi acionado e enviou um representante para acompanhar o caso. Após os procedimentos, a menor foi encaminhada e, na manhã do mesmo dia, foi entregue à família. O caso segue sob investigação.

Fonte: Portal ClubeNews

Condenado a 19 anos por matar mulher queimada viva em lixão é preso no Piauí

Homem de 71 anos executou plano para assassinar a vítima por ciúmes, afirma polícia. Corpo dela foi encontrado carbonizado por moradores.


Condenado a 20 anos de prisão por matar amante queimada viva é preso em Teresina — Foto: Divulgação/SSP-PI

José Carlos Oliveira Pacheco, de 71 anos, condenado a 19 anos e nove meses de prisão por matar Maria Adalgisa de Araújo queimada viva em um lixão, foi preso na terça-feira (2) por uma equipe da Diretoria de Operações de Trânsito (DOT) na Vila Irmã Dulce, Zona Sul de Teresina.

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) borrou o rosto de José Carlos nas imagens divulgadas à imprensa. O g1 tenta localizar a defesa do condenado.

Segundo a SSP, os agentes do DOT abordaram José durante ações policiais na região e, ao consultarem o CPF dele, confirmaram a existência de um mandado de prisão em aberto contra ele.

O diretor de Operações de Trânsito da SSP, Fernando Aragão, afirmou que o condenado executou um plano para assassinar a vítima por ciúmes do casamento dela.

"Eles mantinham um relacionamento extraconjugal, e José Carlos nutria ciúmes do companheiro da mulher. Fez ela sofrer antes de queimá-la viva", disse o diretor.

Ainda de acordo com o diretor, José Carlos marcou um encontro com Maria Adalgisa e a levou até o lixão da Vila Irmã Dulce, onde a queimou viva.

O corpo de Maria Adalgisa foi encontrado carbonizado por moradores da região. Laudos cadavéricos mostraram que ela morreu ao inalar resíduos, fumaça, vapores quentes e partículas sólidas não orgânicas encontradas no lixão.

José Carlos foi condenado pelos crimes de homicídio doloso e destruição de cadáver com qualificadora de uso de meio cruel e feminicídio. Após a prisão, ele foi levado ao sistema penitenciário para cumprir sua pena em regime fechado.

Fonte: G1/PI

Suspeitos de roubos de ouro são capturados com arma de fogo no Piauí

Foto: SSP-PI

A Secretaria de Segurança Pública, por meio do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), no âmbito da Operação Reforço Leste, realizou nesta terça-feira (02/06) a prisão de um homem e a apreensão de um adolescente suspeitos de envolvimento em roubos de ouro na Zona Leste de Teresina.

A ação foi desencadeada após as forças de segurança receberem informações sobre a atuação de dois suspeitos na região. Durante o patrulhamento ostensivo na Avenida Homero Castelo Branco, equipes da ROCAM identificaram uma motocicleta com características compatíveis às repassadas pelos levantamentos policiais.

Ao notar a presença da guarnição, a dupla tentou fugir, mas foi rapidamente alcançada e abordada. Durante a revista, os policiais encontraram um revólver calibre .38 municiado com três munições. Um dos envolvidos possui antecedentes criminais por roubo.

Para o comandante do Comando de Policiamento Metropolitano, coronel Pitombeira, a ação demonstra a importância da integração entre inteligência e policiamento ostensivo no combate à criminalidade.

“Estamos fortalecendo a presença policial nas áreas com maior incidência de crimes patrimoniais e atuando de forma estratégica para identificar e prender suspeitos. Essa ocorrência é resultado do trabalho coordenado das equipes, que agiram com rapidez e eficiência para impedir novas ações criminosas”, destacou o coronel.

Os suspeitos foram conduzidos à Central de Flagrantes, onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis.

A ação contou com a participação de equipes da ROCAM, do 5º Batalhão da Polícia Militar e do setor de inteligência da PM-PI.

Fonte: 180Graus

Empresário é preso após agredir esposa e resistir à abordagem policial no Piauí


Um empresário do ramo audiovisual foi preso em flagrante na tarde desta terça-feira (2), em Picos, suspeito de agredir a esposa dentro da residência do casal.

De acordo com a polícia, moradores da região ouviram pedidos de socorro vindos do imóvel. O proprietário de um estabelecimento comercial próximo ainda tentou intervir, mas não conseguiu conter a situação. Em seguida, a Polícia Militar foi acionada.

Segundo a PM, o homem não obedeceu às ordens dos policiais e teria reagido à abordagem.

Ainda conforme a polícia, o suspeito entrou em luta corporal com os agentes. Para conter as agressões e efetuar a prisão, os policiais realizaram três disparos de bala de borracha. O suspeito só foi contido após ser imobilizado por três policiais.

Após a contenção, o empresário foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Picos.

Ele foi autuado pelos crimes de violência doméstica, além de desobediência e resistência.

Fonte: Cidadeverde.com

Parceria entre deputada Gracinha Mão Santa e Governo do Estado leva Castramóvel a Parnaíba

Ação oferece castração gratuita de cães e gatos e reforça compromisso com a causa animal e a saúde pública.


A cidade de Parnaíba está recebendo mais uma importante ação voltada à proteção animal e à saúde pública. Por meio de parceria entre a deputada estadual Gracinha Mão Santa, o Governo do Estado e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o programa Piauí Pet Castramóvel está realizando atendimentos gratuitos para castração de cães e gatos no município.

Os atendimentos acontecem em frente ao Centro Especializado em Reabilitação (CEIR), localizado na Avenida Batista Silva, nº 1165, bairro São Vicente de Paula. A iniciativa busca ampliar o controle populacional de animais, prevenir doenças e promover mais qualidade de vida para os pets e seus tutores.

Para participar, os animais precisam atender aos critérios estabelecidos pelo programa. Cães e cadelas devem pesar até 20 quilos e ter entre 8 meses e 6 anos de idade. Não são aceitos animais com pulgas ou carrapatos, fêmeas gestantes, amamentando ou no cio, além de algumas raças e condições específicas definidas pela equipe veterinária.

Os tutores também devem observar as orientações pré-operatórias, incluindo o período de jejum adequado antes da cirurgia. Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas para garantir a segurança durante o atendimento.

Entre os critérios estabelecidos pelo programa, os animais devem permanecer em jejum de alimento por 8 horas antes da cirurgia e sem ingestão de água nas 2 horas que antecedem o procedimento. Não são atendidos cães de raças braquicefálicas, como pug, bulldog e shih tzu, nem cães das raças pinscher e poodle toy. Além disso, fêmeas não podem estar no cio, gestantes ou em período de amamentação. Cães com comportamento agressivo devem ser contidos pelos tutores para avaliação da equipe veterinária.


Reconhecida por sua atuação firme em prol dos municípios da Planície Litorânea, a deputada Gracinha Mão Santa tem sido uma das principais defensoras da causa animal no estado. A parlamentar é autora da Lei nº 8.748/2025, que garante o transporte de animais de pequeno porte no Piauí, ampliando a proteção e os direitos dos pets.

A iniciativa tem sido bem recebida pela população. Entre os tutores que buscaram atendimento, o sentimento é de gratidão pela oportunidade de acesso gratuito ao serviço.

“Pra gente é uma ajuda muito grande. Eu tenho meus bichinhos em casa e nem sempre dá pra pagar uma castração. Quando aparece uma ação dessas, facilita muito e ajuda a cuidar melhor deles”, contou Gorete, moradora do bairro do Carmo.

A chegada do Castramóvel a Parnaíba reforça o compromisso da deputada Gracinha Mão Santa com políticas públicas voltadas ao bem-estar animal, à saúde pública e à promoção de ações que beneficiam diretamente a população e seus animais de estimação.

AsCom 
 

COOKIES