Mostrando postagens com marcador Parnaiba. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Parnaiba. Mostrar todas as postagens

23/06/2026

Manutenção na rede de abastecimento poderá afetar fornecimento de água em diversos bairros de Parnaíba nesta terça-feira (23)

Imagem ilustrativa

Moradores de vários bairros de Parnaíba devem ficar atentos ao abastecimento de água nesta terça-feira (23). A Águas do Piauí informou que realizará uma manutenção emergencial para corrigir vazamentos na rede de distribuição, o que poderá provocar interrupções temporárias no fornecimento em diferentes regiões da cidade.

Os trabalhos terão início às 7h30 e devem ser concluídos até as 17h. As equipes atuarão simultaneamente em três pontos: nos bairros Cantagalo, São Francisco da Guarita e Pindorama.

Durante a execução dos serviços, o abastecimento poderá ser comprometido nos bairros São Benedito, Frei Higino, Reis Veloso, João XXIII, Planalto, São Judas Tadeu, Chafariz, Catanduvas, Floriápolis, Jardim Atlântico, Jardim Vitória, Conviver, Portinho, Ceará, Bebedouro, Boa Esperança, São Francisco, Pindorama, Bairro do Carmo, Nova Parnaíba, São José, Centro, Mendonça Clark e Bairro de Fátima.

A empresa orienta que os moradores façam reserva de água com antecedência e utilizem o recurso de forma consciente durante o período da manutenção. Após a conclusão dos reparos, o abastecimento será restabelecido gradualmente, podendo levar mais tempo para ser normalizado nas áreas mais elevadas do município.

Em caso de dúvidas ou necessidade de registrar ocorrências, os consumidores podem entrar em contato pelos canais oficiais de atendimento da concessionária, por meio do telefone e WhatsApp 0800 223 2000, além do aplicativo Águas App e do site oficial da empresa.

Da redação do Portal PHB em Nota
Com informações da AsCom

Homem investigado por furtos de cabos de energia é preso novamente em Parnaíba


A Polícia Civil do Piauí cumpriu, na manhã desta segunda-feira (22), um mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão contra um homem de 39 anos, identificado pelas iniciais M.P.C., investigado por envolvimento em furtos de cabos de energia elétrica em Parnaíba.

A ação foi realizada pela 1ª Delegacia Especializada em Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), com apoio da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e aos Grupos Vulneráveis (DEAMGV). A ordem judicial foi expedida pela Central de Inquérito e Audiência de Custódia – Polo Parnaíba.

De acordo com as investigações, o suspeito é reincidente nesse tipo de crime e teria praticado, recentemente, dois furtos de fiação pertencente à Equatorial Energia. Além do prejuízo material estimado em cerca de R$ 1 mil, as ações criminosas também provocaram interrupções no fornecimento de energia, afetando moradores de áreas atingidas.

Conforme a Polícia Civil, o investigado já havia sido preso em maio deste ano, mas foi colocado em liberdade mediante o uso de tornozeleira eletrônica. No entanto, segundo a corporação, a medida cautelar não impediu que ele voltasse a praticar novos furtos.

As investigações seguem em andamento para identificar e localizar possíveis receptadores do material furtado, que também poderão responder criminalmente.

A Polícia Civil reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio do link bit.ly/denunciapcphb ou pelo telefone funcional (86) 99557-2241.

Da redação do Portal PHB em Nota

22/06/2026

Mulher é presa após agredir idosa e morder Policial Militar em Parnaíba

Para conter a mulher e garantir a segurança dos policiais e das testemunhas, a equipe precisou utilizar algemas, seguindo os protocolos previstos pela legislação vigente.

Mulher é presa após agredir idosa e morder policial. Foto: divulgação/PM-PI.

​Uma mulher identificada com as inicais Z. da C. A., foi presa em flagrante na noite desse domingo (21), por volta das 19h15, sob a suspeita de violência doméstica. O caso ocorreu nas proximidades da Praça do Amor II, localizada na Avenida Dezenove de Outubro, em Parnaíba.

​A equipe da ROCAM 02 foi acionada pelo Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) e, ao chegar ao endereço indicado, flagrou a suspeita agredindo fisicamente uma senhora.

​Durante a intervenção da polícia, a agressora resistiu à abordagem, demonstrou comportamento extremamente agressivo e chegou a morder o braço de um dos policiais militares que atendiam a ocorrência.

​Para conter a mulher e garantir a segurança dos policiais e das testemunhas, a equipe precisou utilizar algemas, seguindo os protocolos previstos pela legislação vigente.

​Devido ao estado de agitação da suspeita, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado para prestar assistência, mas ela recusou o socorro médico. Um termo de recusa de atendimento foi formalizado no local.

​A vítima das agressões não pôde ser identificada pela polícia de imediato, pois testemunhas a socorreram e a encaminharam a um hospital da região antes da finalização da abordagem.

​A acusada foi conduzida à Central de Flagrantes de Parnaíba, onde foi apresentada à autoridade policial para a realização dos procedimentos legais cabíveis.

Fonte: Infoco Piauí

Parnahyba vence Águia de Marabá e leva vantagem para volta da 2ª fase da Série D

Foto: Wesley Douglas / Parnahyba

O Parnahyba saiu na frente no mata-mata da Série D. O Tubarão venceu o Águia de Marabá por 2 a 1 na tarde deste domingo (21), no estádio Pedro Alelaf, em Parnaíba, pelo jogo de ida da segunda fase do Campeonato Brasileiro.

Kessinho abriu o placar para o time piauiense, Alex deixou tudo igual para a equipe paraense, mas Erick, marcou o gol da vitória azulina.

Com o resultado, o Parnahyba joga pelo empate na partida de volta para avançar à terceira fase da competição. O Águia precisa vencer por dois gols de diferença para garantir a classificação no tempo normal. Uma vitória simples dos paraenses leva a decisão para os pênaltis.

Foto: Reprodução

O jogo

O Parnahyba começou melhor e aproveitou o apoio da torcida para pressionar o adversário. Logo aos oito minutos, Kessinho recebeu passe de Gleryston dentro da área, ficou cara a cara com o goleiro Iago e abriu o placar para o Tubarão.

A vantagem, porém, durou pouco. Dois minutos depois, Alex aproveitou uma falha da defesa azulina e empatou a partida para o Águia de Marabá.

Mesmo sofrendo o empate, o Parnahyba manteve o controle do jogo e voltou a ficar na frente aos 25 minutos. Guilherme fez o cruzamento e Erick apareceu livre para cabecear e colocar o Tubarão novamente em vantagem.

Na segunda etapa, os visitantes tentaram buscar o empate, mas tiveram dificuldades para criar chances claras de gol. O Parnahyba controlou a partida, teve oportunidades para ampliar o marcador, mas não conseguiu aumentar a diferença.

Agora, o Tubarão leva a vantagem para decidir a vaga fora de casa.

Águia de Marabá e Parnahyba se enfrentam novamente no próximo sábado (27), às 17h, no estádio Zinho de Oliveira, em Marabá (PA). O vencedor do confronto avança para a terceira fase da Série D.

Fonte: Cidadeverde.com

Animal solto provoca acidente e morre após ser atingido por veículo em Parnaíba


Um acidente envolvendo um animal solto na pista foi registrado na manhã deste sábado (20), em Parnaíba, no litoral do Piauí. O caso ocorreu quando o animal atravessou a via de forma repentina, surpreendendo o motorista de um veículo que trafegava pelo local.

De acordo com as informações apuradas, o condutor não conseguiu evitar a colisão e acabou atingindo o animal. Com a força do impacto, o animal sofreu ferimentos graves e morreu ainda no local do acidente.

Além da morte do animal, o veículo envolvido ficou danificado, causando prejuízos materiais ao motorista, que precisará arcar com os custos do conserto.

O acidente chamou a atenção de pessoas que passavam pelo trecho e reforça o alerta sobre os riscos provocados por animais soltos em vias públicas. A presença desses animais pode representar perigo tanto para condutores quanto para pedestres, aumentando o risco de acidentes.

Fonte: Portal do Rurik

21/06/2026

Boi Estrela Cadente conquista título de campeão do 48º Festival Nacional de Folguedos em Teresina


O Bumba Meu Boi Estrela Cadente, de Parnaíba, conquistou o título de grande campeão da 48ª edição do Festival Nacional de Folguedos, realizado na última sexta-feira (19), no Parque Potycabana, em Teresina. O evento reuniu grupos de bumba meu boi de diversas regiões do Piauí e é considerado um dos principais festivais da cultura popular do estado.

Com o tema "O Boi da Libertação Negra", o Estrela Cadente emocionou o público ao apresentar um espetáculo que uniu tradição, inovação, riqueza cênica e uma forte mensagem de valorização da liberdade do povo negro e de combate ao racismo. A apresentação foi marcada pelo brilho dos figurinos, pela força das toadas e pela valorização das raízes culturais piauienses.

Além de conquistar o título de campeão geral, o grupo também se destacou nas premiações individuais, levando os troféus de Melhor Casal Pai Francisco e Catirina, Melhor Vaqueirama e Melhor Toada, com uma composição que ressaltou a resistência, a liberdade e a luta contra o preconceito racial.

O presidente do Boi Estrela Cadente, Roberto William, comemorou a conquista e destacou o esforço coletivo de todos que participaram da preparação do espetáculo.

"Este título é fruto do trabalho coletivo de artistas, brincantes, músicos, costureiras, artesãos e de toda a comunidade que acredita na força da nossa cultura. É uma vitória que pertence a Parnaíba e a toda a região", afirmou.

Com mais essa conquista, o Boi Estrela Cadente reforça sua trajetória de destaque nos festivais culturais e segue levando o nome de Parnaíba aos principais eventos do estado, contribuindo para a preservação e valorização da cultura popular piauiense.

Da redação do Portal PHB em Nota
Com informações da Ascom

Parnahyba x Águia de Marabá: veja horário, prováveis escalações e arbitragem

Confira desfalques e outras informações de partida de ida da segunda fase do Campeonato Brasileiro Série D 2026.

Estádio Pedro Alelaf, em Parnaíba — Foto: Richardson Alencar

Parnahyba e Águia de Marabá entram em campo neste domingo, às 15h, no estádio Pedro Alelaf, em Parnaíba, pela partida de ida da segunda fase do Campeonato Brasileiro Série D 2026. 

Campeonato Brasileiro Série D 2026

O Parnahyba avançou de fase na terceira posição do Grupo A6, com 14 pontos. Na última rodada, o Azulino derrotou o Moto Club, por 1 a 0, no estádio Pedro Alelaf, jogo esse que sacramentou a classificação do clube piauiense. O único gol da partida foi marcado pelo meia Gleryston, aos 32 minutos do segundo tempo.

O Águia de Marabá garantiu a classificação na segunda posição do Grupo A5, com 18 pontos, ficando atrás apenas do Trem, líder da chave com 20 pontos. Na última rodada antes da segunda fase, o Azulão foi derrotado pelo próprio time amapaense por 2 a 1, no estádio Augusto Antunes, em Santana, no Amapá. Para o mata-mata, a diretoria anunciou três contratações.

Ingressos 

Valores: R$ 25 + 1kg de alimento não perecível (meia-solidária);
Pontos de vendas: Banca do Louro (Praça da Graça) | Banca da Shakira (Rodoviária) | Loja Parnahyba (Em frente ao shopping);

Escalações prováveis

Parnahyba | Técnico: Zé Augusto

Zé Augusto, técnico do Parnahyba — Foto: Divulgação | Instagram

Para o jogo, o técnico Zé Augusto possui o desfalque de três atletas: o lateral-esquerdo Lucas Neres, e os volantes Léo Santos e Leandro Sobral, todos entregues ao departamento médico por lesões na coxa. Além disso, o treinador tem à disposição o zagueiro Max Oliveira e o meia Bismarck que estão à disposição.

Veja provável escalação

Léo; Guilherme, Max Oliveira, Amilton e Weslley; Alécio Gabriel, Jeffinho e Bismarck; Cremosinho, Kessinho e Júnior Saudade.

Desfalques: Lucas Neres, Léo Santos e Leandro Sobral (lesionados).

Águia de Marabá | Técnico: Luis Carlos Winck

Luiz Carlos Winck, técnico do Águia de Marabá — Foto: Gustavo Sousa | Águia de Marabá

Na última entrevista coletiva antes do jogo, o treinador do Águia indicou a manutenção da base da equipe que atuou na primeira fase. Dos três reforços anunciados Renan, Daniel Cruz e Tony Júnior, apenas o primeiro não fica à disposição. Em relação a última partida da primeira fase, a novidade é o retorno de William Daltro, que entra na vaga de Kaique.

Confira provável escalação

Iago Hass; Bruno Limão, Dedé, Wendell Araújo e Cássio; Kaique, William Daltro, Carlos Maia e Felipe Pará; PH, Weslley (Tony Júnior) e Alex Silva.

Retorno: William Daltro (poupado).

Arbitragem

Árbitro: Everton Moreira Prates (MS);
Assistente 1: Cícero Alessandro de Souza (MS);
Assistente 2: Luiz Fernando Viegas Colete (MS);
Quarto Árbitro: Jardiel Da Rocha Soares (PI);
Analista de Campo: José Valmir dos Santos Xavier (PI).

Fonte: GE/PI

UFDPar regulariza pagamento de bolsas e terceirizados após liberação de recursos pelo MEC

Foto: UFDpar/Divulgação

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) informou nesta quarta-feira (17) que recebeu a liberação do limite financeiro necessário para regularizar pagamentos que haviam sido afetados pelas restrições orçamentárias enfrentadas por universidades federais em todo o país nos últimos dias.

Com a autorização, a instituição efetuou os pagamentos das bolsas de auxílio permanência (assistência estudantil) e do contrato de prestação de serviços terceirizados de apoio administrativo, assegurando a continuidade das atividades acadêmicas e administrativas da instituição.

A situação vinha gerando preocupação em diversas instituições do país e mobilizou a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que vem mantendo tratativas com o Ministério da Educação (MEC) para buscar a normalização dos repasses financeiros.

Segundo a UFDPar, o reitor João Paulo Sales Macedo esteve em contato com a Secretaria de Planejamento e Orçamento do MEC para apresentar os impactos causados pela limitação financeira e solicitar a liberação dos recursos necessários ao funcionamento da universidade.

A instituição informou que, com o pagamento realizado à empresa responsável pelos serviços terceirizados, não há mais impedimentos para que os trabalhadores vinculados ao contrato recebam os valores devidos. A universidade acrescentou que acompanhará o cumprimento das obrigações pela empresa e poderá adotar medidas administrativas em caso de eventual descumprimento contratual.

A administração da universidade afirmou que continuará acompanhando as discussões junto ao MEC e às entidades representativas do setor em busca de maior estabilidade financeira para as instituições federais de ensino superior.

Fonte: Cidadeverde.com

Passageiro de motocicleta é flagrado pela PRF transportando maconha na BR-343, em Parnaíba


Uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal resultou na apreensão de cerca de 300 gramas de maconha na tarde dessa quinta-feira (18/06), em Parnaíba. A ocorrência foi registrada por volta das 17h40, no km 12 da BR-343.

A ação foi realizada por uma equipe do Grupo de Motopoliciamento da PRF durante abordagem a uma motocicleta ocupada por duas pessoas. Os policiais observaram que o passageiro estava sem capacete e decidiram realizar a fiscalização.

Durante a revista pessoal, os agentes encontraram uma bolsa transportada pelo homem. No interior do acessório havia vários invólucros plásticos contendo aproximadamente 300 gramas da substância.


Segundo a PRF, a forma como o material estava dividido chamou a atenção dos policiais e apresentou características compatíveis com a comercialização da droga.

Diante da situação, o entorpecente foi apreendido e a ocorrência encaminhada para a Central de Flagrantes de Parnaíba, onde foram adotados os procedimentos legais para a investigação do caso.

Fonte: Portal Costa Norte

20/06/2026

SIMEPI fiscaliza Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) e relata superlotação durante vistoria em Parnaíba

Diretoria e equipe do SIMEPI - Foto: Portal PHB em Nota

O Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) realizou, na tarde desta sexta-feira (19), uma fiscalização surpresa no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba. Segundo a entidade, durante a visita foram encontradas diversas irregularidades na unidade, administrada pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC).

Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA)

Heda - Foto: Portal PHB em Nota

No Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), o clima ficou tenso logo na chegada da equipe do SIMEPI. De acordo com o sindicato, um funcionário do setor administrativo tentou impedir a entrada dos representantes da entidade, que alegaram possuir prerrogativa legal para fiscalizar os hospitais da rede estadual.

Diante do impasse, o advogado do SIMEPI acionou a Polícia Militar para garantir o direito de acesso à unidade. Após alguns minutos, os representantes conseguiram entrar no hospital. A equipe policial chegou ao local, mas não precisou intervir, pois a situação já havia sido parcialmente resolvida.

Policia Militar no Heda - Foto: Portal PHB em Nota

Segundo a presidente do SIMEPI, Dra. Lúcia Santos, a tentativa de impedir a entrada ocorreu para que a administração tivesse tempo de amenizar o cenário encontrado pela fiscalização.

Dra. Lúcia Santos, presidente do SIMEPI - Foto: Portal PHB em Nota

"Nós fomos impedidos de entrar por um funcionário do administrativo. Depois a gente descobriu por quê. Porque ele queria ganhar tempo para poder tirar, diminuir o caos que nós já encontramos. Uma situação caótica, pessoas jogadas nos corredores, em macas, superlotação. Estava pior, por isso que eles tentaram barrar nossa entrada. Só depois que a assessoria jurídica do sindicato entrou em contato com a Polícia Militar foi que a gente... Quando eles chegaram, a gente já tinha entrado porque o funcionário estava maquiando lá dentro", disse a presidente.

Segundo o SIMEPI, além da prerrogativa legal para fiscalizar as unidades hospitalares, a visita também atende a uma solicitação do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI). Um relatório com todas as irregularidades encontradas nos hospitais de Parnaíba será elaborado e encaminhado ao órgão.

Documento do MPPI - Foto: Portal PHB em Nota

Nota da Sesapi

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou que, até o momento, não recebeu o relatório referente à vistoria realizada pelo Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba.

A pasta esclareceu que, assim que o documento for oficialmente encaminhado, realizará a análise das informações apresentadas e, se necessário, adotará as providências cabíveis para fortalecer a assistência prestada à população.

A Sesapi também reafirmou seu compromisso com a transparência, o diálogo institucional e a melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos aos piauienses.


Da redação do Portal PHB em Nota

SIMEPI fiscaliza Hospital Nossa Senhora de Fátima e HEDA em Parnaíba

Foto: Portal PHB em Nota

O Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) realizou, na tarde desta sexta-feira (19), uma fiscalização surpresa no Hospital Nossa Senhora de Fátima e no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba. De acordo com os representantes da entidade, foram constatadas diversas irregularidades nas duas unidades, administradas pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC).

Hospital Nossa Senhora de Fátima


No Hospital Nossa Senhora de Fátima, que funciona como anexo do HEDA, a presidente do SIMEPI, Dra. Lúcia Santos, afirmou que a situação encontrada está ainda pior do que na última inspeção realizada há cerca de um ano e meio.

Dr. Samuel Rêgo, vice-presidente do sindicato

O vice-presidente do sindicato, Dr. Samuel Rêgo, classificou o cenário como precário e preocupante, destacando que os problemas não se restringem a Parnaíba, mas também atingem outras unidades de saúde do Piauí.

"Os médicos estão trabalhando com uma sobrecarga muito alta, porque são poucos profissionais para atender uma quantidade gigantesca de pessoas. As enfermarias estão quebradas, não têm ar-condicionado, e a população tem que trazer seus ventiladores de casa."

Segundo Dr. Samuel Rêgo, a fiscalização atende a uma solicitação do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI). Após a visita, será elaborado um relatório detalhando todas as irregularidades encontradas durante a inspeção.

Dra. Lúcia Santos, presidente do SIMEPI e Renato Leal, diretor - Foto: Portal PHB em Nota

O diretor do SIMEPI, Renato Leal, também demonstrou preocupação com as condições do hospital, principalmente por se tratar de uma unidade voltada ao atendimento pediátrico. Segundo ele, a unidade não possui berços para atender recém-nascidos, que estariam sendo acomodados em camas comuns. Além disso, diversos leitos estão com o revestimento plástico totalmente danificado, comprometendo a higienização e aumentando o risco de contaminação.

"Total descaso. Os acompanhantes não podem revezar, ou seja, a mãe tem que ficar 24 horas. E você sabe que é impossível uma pessoa passar 24 horas sem se alimentar, sem ir ao banheiro. Porque, se ela sair, a criança pode cair da cama. E as outras mães estão ocupadas com seus próprios filhos. É quase como um hospital de guerra", disse Renato Leal.

Nota da Sesapi

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou que, até o momento, não recebeu o relatório referente à vistoria realizada pelo Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba.

A pasta esclareceu que, assim que o documento for oficialmente encaminhado, realizará a análise das informações apresentadas e, se necessário, adotará as providências cabíveis para fortalecer a assistência prestada à população.

A Sesapi também reafirmou seu compromisso com a transparência, o diálogo institucional e a melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos aos piauienses.


Continua...

Da redação do Portal PHB em Nota

Fuga em alta velocidade termina com abordagem e prisão pela ROCAM


Um motociclista foi preso pela equipe da ROCAM após uma perseguição por vários bairros de Parnaíba na noite desta quinta-feira. A ocorrência teve início por volta das 19h, durante patrulhamento realizado na região do bairro Santa Luzia.

Segundo a Polícia Militar, os agentes identificaram um condutor em atitude suspeita e deram ordem de parada. O motociclista, porém, não obedeceu à determinação e fugiu em alta velocidade.

Durante o trajeto, o suspeito percorreu diversas ruas da cidade realizando manobras arriscadas e colocando em risco pedestres e outros condutores. A perseguição seguiu até o bairro Bebedouro, onde os policiais conseguiram interceptar o veículo na Rua Campo Maior.

Após a abordagem, o condutor foi identificado e encaminhado à Central de Flagrantes para os procedimentos previstos em lei.


A ocorrência foi atendida pela ROCAM (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas), unidade especializada da Polícia Militar que atua no patrulhamento tático e no combate a crimes em áreas urbanas.

Fonte: Portal Costa Norte

19/06/2026

Operação Cerco das Águas segue com ofensiva contra facção criminosa na Planície Litorânea do Piauí


A Polícia Civil do Piauí deu continuidade, nesta sexta-feira (19), à Operação Cerco das Águas, uma ofensiva voltada ao enfrentamento da atuação do Primeiro Comando da Capital (PCC) na Planície Litorânea. A ação concentra esforços principalmente nos bairros Ilha Grande e Carandiru, em Parnaíba, e tem como objetivo desarticular a estrutura da organização criminosa na região.

Coordenada pelos delegados Charles Pessoa e Ayslan Magalhães, a operação mobiliza equipes da Polícia Civil para o cumprimento de mandados judiciais e ações de inteligência destinadas a identificar e retirar de circulação integrantes da facção suspeitos de envolvimento com homicídios, tráfico de drogas e outros crimes.

Ao comentarem a estrutura da operação, os delegados afirmaram que as forças de segurança estão promovendo uma verdadeira ofensiva contra a criminalidade na região litorânea, retirando de circulação indivíduos que, segundo as investigações, vinham aterrorizando a população e comprometendo a paz das comunidades.

Eles também ressaltaram que o trabalho integra uma estratégia permanente de combate às organizações criminosas, reforçando a presença do Estado e ampliando as ações de inteligência e investigação para enfraquecer a atuação das facções.

Os coordenadores da operação ainda enviaram um recado aos criminosos, destacando que aqueles que insistirem no caminho do crime encontrarão uma resposta firme das forças de segurança. Segundo eles, o objetivo é devolver a tranquilidade às famílias de bem e garantir que a lei prevaleça em toda a Planície Litorânea.


Da redação do Portal PHB em Nota

MPPI aciona a Justiça para exigir regularização de trailers e food trucks nas Praças do Amor, em Parnaíba

Foto de arquivo do Portal PHB em Nota

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) ingressou com uma Ação Civil Pública para que o Município de Parnaíba adote medidas voltadas à regularização do funcionamento de trailers, food trucks e outros estabelecimentos que comercializam alimentos nas áreas conhecidas como Praça do Amor I e Praça do Amor II.

A ação foi proposta pela 1ª Promotoria de Justiça de Parnaíba após investigações apontarem que diversos veículos utilizados para a venda de alimentos permanecem estacionados nas vias públicas durante todo o dia, mesmo em locais onde a sinalização permite o estacionamento apenas em horários determinados.

Segundo o MPPI, a ocupação contínua desses espaços pode comprometer a mobilidade urbana, dificultar o fluxo de veículos e aumentar os riscos de acidentes, além de prejudicar o uso coletivo das vias públicas.

Durante a apuração, órgãos municipais reconheceram a existência de irregularidades e informaram que notificações foram encaminhadas aos comerciantes. No entanto, conforme o Ministério Público, as medidas adotadas até o momento não foram suficientes para solucionar o problema, motivando o ajuizamento da ação.

Assinada pelo promotor de Justiça Antenor Filgueiras, a ação também chama atenção para questões relacionadas à segurança. O MPPI destaca que o armazenamento e a utilização de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) nos estabelecimentos precisam atender às normas técnicas, já que falhas podem representar risco de incêndios e explosões em locais com grande circulação de pessoas.

Outro ponto levantado é que a utilização permanente de áreas públicas para atividades privadas pode contrariar a legislação urbanística e comprometer a função social desses espaços, que devem permanecer acessíveis à população.

Em caráter de urgência, o Ministério Público solicita que o Município apresente a relação completa dos comerciantes instalados nas Praças do Amor I e II, informando a situação dos alvarás de funcionamento, licenças sanitárias e autorizações para ocupação do espaço público.

A ação também requer o reforço da sinalização de trânsito nas duas áreas, a adequação das instalações relacionadas ao uso de GLP, a disponibilização de banheiros públicos em condições adequadas e a presença permanente da Guarda Civil Municipal durante o horário de funcionamento dos estabelecimentos.

Além disso, o MPPI pede que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) e o Corpo de Bombeiros Militar realizem fiscalizações específicas para verificar as condições dos veículos, dos equipamentos e das instalações utilizadas pelos comerciantes.

Como solução definitiva, o Ministério Público pretende que a Prefeitura de Parnaíba seja obrigada a elaborar e executar um projeto técnico para implantação de uma área própria, estruturada e regulamentada para o funcionamento de trailers, food trucks e demais estabelecimentos do segmento alimentício, conciliando o desenvolvimento da atividade econômica com a segurança e a organização do espaço urbano.

Da redação do Portal PHB em Nota

Dupla consome bebidas no Bar da Boa e depois rende vítimas e assalta cerca de R$ 50 mil em Parnaíba


Na madrugada desta quinta-feira (18), um assalto foi registrado no estabelecimento Bar da Boa, no bairro Planalto, em Parnaíba. Os criminosos chegaram de carro de aplicativo, se passaram por clientes e consumiram bebidas no local antes de agir.

Quando estavam prontos, eles renderam as pessoas presentes e levaram cerca de R$ 50 mil em dinheiro, além de celulares, documentos, cartões bancários, uma televisão e duas motocicletas. Posteriormente, um dos cartões foi usado para tentar realizar compras em Araioses (MA), mas a transação não foi concluída.

Equipes da polícia atuaram no caso e conseguiram recuperar as duas motos, que já foram devolvidas aos donos. As investigações continuam para identificar e prender todos os envolvidos no crime.

Fonte: Portal do Rurik

Operação Cerco das Águas mira atuação de organização criminosa e cumpre mais de 100 mandados em Parnaíba e outras cidades


Uma grande operação das forças de segurança do Piauí foi deflagrada nesta quinta-feira (18) com o objetivo de enfraquecer a atuação de integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) na região litorânea do estado. Batizada de Operação Cerco das Águas, a ação concentrou esforços principalmente nos bairros Ilha Grande e Carandiru, em Parnaíba, considerados pontos estratégicos para a atuação da organização criminosa.

As investigações que deram origem à operação começaram em 2024, após a apreensão de um telefone celular durante uma ação da Polícia Militar. A análise do aparelho revelou informações sobre um grupo ligado à facção criminosa, permitindo que a Polícia Civil ampliasse as investigações.

Ao longo da apuração, foram realizadas diversas diligências, incluindo interceptações telefônicas e telemáticas, que possibilitaram aos investigadores identificar a estrutura da organização, sua rede de apoio e pessoas apontadas como integrantes ou colaboradoras do grupo criminoso.

Segundo a Polícia Civil, também foi identificado o núcleo de sustentação ligado a um homem conhecido como "Seu Léo", apontado pelas investigações como uma das principais lideranças regionais do PCC em Parnaíba. Contra ele existem diversos mandados de prisão em aberto. A investigação ainda apontou a participação de pessoas com passagem pelo sistema prisional que teriam sido recrutadas ou mantido vínculo com a facção.

Como resultado da operação, foram cumpridos 104 mandados judiciais, entre ordens de prisão e de busca e apreensão. Além de Parnaíba e Ilha Grande, as ações ocorreram nos municípios de Chaval, no Ceará, Avelino Lopes e Teresina, no Piauí, além de um alvo localizado no estado do Tocantins.

A Operação Cerco das Águas contou com a atuação integrada da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Guarda Civil Municipal e equipes de inteligência e apoio operacional.

De acordo com a Polícia Civil, a ofensiva representa mais uma etapa no combate ao crime organizado no litoral piauiense, buscando desarticular a estrutura de apoio, comunicação e fortalecimento da facção criminosa na região.

Da redação do Portal PHB em Nota

Motocicleta com registro de roubo é recuperada pela ROCAM às margens da BR-343 em Parnaíba


Uma motocicleta com registro de roubo/furto foi recuperada por policiais militares da equipe ROCAM 02 na manhã desta quinta-feira (18), às margens da BR-343, no bairro Sabiazal, em Parnaíba.

De acordo com a Polícia Militar, a guarnição recebeu informações de que uma motocicleta Yamaha/Crypton, de cor branca, placa PIL-6976, estava abandonada no local. Os policiais se deslocaram imediatamente para averiguar a denúncia e constataram a veracidade das informações.


Segundo relatos de populares, um homem ainda não identificado teria abandonado o veículo e fugido em direção desconhecida antes da chegada da equipe.

Após a recuperação, a motocicleta foi encaminhada ao Complexo de Delegacias com o apoio da equipe ROCAM 01, onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis. O veículo ficará à disposição para ser restituído ao seu legítimo proprietário, enquanto a Polícia Civil dará continuidade às investigações para identificar o responsável pelo crime.

Fonte: Portal do Rurik

18/06/2026

Morre o pequeno Heitor, bebê que comoveu Parnaíba durante luta por uma vaga em UTI Pediátrica


Faleceu nesta quinta-feira (18), no Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Parnaíba, o pequeno José Heitor, de apenas 10 meses. O bebê enfrentava um quadro grave de saúde, com derrame pleural, pneumonia e anemia, e sua história mobilizou uma grande corrente de orações e solidariedade nas redes sociais.

Nos últimos dias, familiares realizaram diversos apelos em busca de uma vaga em uma UTI Pediátrica em Teresina. Segundo a família, a transferência chegou a ser autorizada, mas José Heitor precisava ser estabilizado antes de ser transportado.

Ainda de acordo com os familiares, o bebê passou por um procedimento de drenagem torácica, porém apresentou uma piora no quadro clínico e, apesar dos esforços da equipe médica, não resistiu.

A luta de José Heitor sensibilizou milhares de pessoas, que acompanharam sua evolução e se uniram em orações pela recuperação da criança.

Nota de pesar

O PHB em Nota manifesta profundo pesar pelo falecimento do pequeno José Heitor. Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus pais e familiares. Desejando que Deus conceda força, conforto e serenidade para enfrentar essa irreparável perda. 

Da redação do Portal PHB em Nota

Após pedido de moradores, Corpo de Bombeiros resgata cão preso em bueiro em Parnaíba


Equipes do Corpo de Bombeiros Militar realizaram, na manhã desta quinta-feira (18), o resgate de um cão que estava preso dentro de um bueiro na antiga Avenida Rosápolis, nas proximidades da Lagoa do Bebedouro, no bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba.

A ocorrência foi atendida após moradores da região solicitarem ajuda ao perceberem que o animal permanecia no local há vários dias. De acordo com o tenente Conrado, o cão estava preso no bueiro há aproximadamente dois a três dias.

Segundo o oficial, o chamado foi registrado por volta das 10h30. A ligação foi direcionada inicialmente para a central em Teresina, que repassou a ocorrência para as equipes do Corpo de Bombeiros de Parnaíba.

Após o resgate, o animal ficou sob os cuidados de um morador da região, que se comprometeu a alimentá-lo até que apareça um adotante disposto a oferecer um novo lar ao cão.


Da redação do Portal PHB em Nota

Idoso de 67 anos é preso preventivamente por suspeita de estupro de vulnerável em Parnaíba


A Polícia Civil do Piauí cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um homem de 67 anos, identificado pelas iniciais L.C.C.D.G., investigado pelo crime de estupro de vulnerável em Parnaíba.

A ação foi realizada por equipes das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher e aos Grupos Vulneráveis. De acordo com a investigação, o suspeito possui vínculo familiar com a vítima, e os abusos teriam ocorrido no ambiente doméstico.

Após o cumprimento da ordem judicial, o investigado foi colocado à disposição da Justiça para os procedimentos legais.

A Polícia Civil destacou que permanece atuando na investigação e repressão de crimes, reforçando o compromisso com a responsabilização dos autores de infrações penais, especialmente aquelas praticadas contra pessoas em situação de vulnerabilidade.

Em casos de violência doméstica e familiar, as vítimas podem procurar a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e aos Grupos Vulneráveis de Parnaíba ou acionar a Polícia Militar pelo telefone 190, além dos canais de denúncia Disque 180 e o serviço "Ei, Mermã! Não Se Cale!".


Da redação do Portal PHB em Nota
 

COOKIES