Mostrando postagens com marcador Região. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Região. Mostrar todas as postagens

08/06/2026

Jornalista é encontrado morto em praça do Piauí

Identificado como Lucas, ele foi encontrado sem vida em uma praça da região, o que motivou a atuação das equipes responsáveis pelos procedimentos periciais.

Foto: Reprodução 

A localização do corpo de um jovem jornalista chamou a atenção de moradores e autoridades na noite deste sábado (06/06), no bairro Santa Isabel, zona Leste de Teresina. Identificado como Lucas, ele foi encontrado sem vida em uma praça da região, o que motivou a atuação das equipes responsáveis pelos procedimentos periciais.

Logo após chegarem ao local, os peritos iniciaram a análise preliminar e identificaram escoriações na região dos olhos da vítima. No entanto, os profissionais não encontraram indícios aparentes que apontassem para uma possível agressão.

Além disso, informações do Instituto Médico Legal (IML) indicam que os investigadores consideram a possibilidade de Lucas ter sofrido um infarto. Apesar dessa linha de apuração, as autoridades ainda não definiram oficialmente a causa da morte.

Diante disso, os responsáveis encaminharam o corpo ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO), onde exames específicos deverão esclarecer as circunstâncias do óbito. Enquanto aguardam os resultados, as autoridades mantêm o caso sob investigação.

Fonte: Lupa1

Homem é detido suspeito de tentar sequestrar adolescentes em cidade do Piauí; vídeo mostra vítima pulando do carro

Uma das adolescentes chega a ser colocada dentro do carro, mas consegue sair do veículo ainda em movimento.


Um homem foi levado à delegacia no sábado (6), após ser acusado de tentar sequestrar duas adolescentes em Campo Maior, a cerca de 80 km de Teresina (PI). A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) não divulgou a identidade do suspeito.

Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que as jovens caminham por uma rua, na última sexta-feira (5), e são abordadas pelo motorista. Em reação imediata, uma delas consegue fugir correndo. Já a outra chega a ser colocada dentro do carro, mas consegue sair do veículo ainda em movimento poucos segundos depois. Toda a situação acontece rapidamente, em cerca de meio minuto.

Segundo o gerente de Operações e Inteligência Criminal da SSP-PI, Igor Alves, o homem negou inicialmente qualquer envolvimento, mas mudou a versão após ser confrontado com informações obtidas pelas equipes. Ele admitiu que conduzia o veículo citado na denúncia, alegando, porém, que apenas ofereceu carona às adolescentes.

A SSP-PI informou que o carro utilizado foi identificado por meio de ferramentas de monitoramento e análise de imagens do Sistema de Policiamento por Inteligência Artificial (SPIA). O motorista foi localizado e abordado nas proximidades da Igreja Matriz de Campo Maior.

O caso está sendo apurado pela Polícia Civil.

Fonte: Portal Clube News

Motorista é preso com 3 fuzis no Piauí a caminho de Pernambuco

Durante checagens de outros possíveis itens de segurança, os policiais encontraram uma pequena quantidade de substância análoga à maconha, aparentemente para consumo pessoal.

Abordagem da PRF em Picos | Foto: Reprodução / Grande Picos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na manhã deste domingo (7), três fuzis calibre 5.56 e seis carregadores escondidos em um fundo falso de um carro de passeio, durante uma abordagem e rotina na BR-316, em Picos, no Sul do Piauí.

O carro era conduzido por um homem. A abordagem aconteceu após os policiais constatarem infrações, como o para-brisa trincado e equipado com painel luminoso irregular; placa dianteira com o QR Code parcialmente suprimido; e pneu estepe "liso", sem as condições mínimas de segurança.

Durante checagens de outros possíveis itens de segurança, os policiais encontraram uma pequena quantidade de substância análoga à maconha, aparentemente para consumo pessoal. A partir desse momento, o condutor passou a demonstrar forte inquietação, apresentando histórias contraditórias sobre a origem, o destino e o real motivo de sua viagem.

Diante do nervosismo e após consulta aos sistemas de segurança — que revelaram que o motorista já possuía antecedentes criminais por roubo —, a equipe decidiu realizar uma busca minuciosa no veículo, encontrando:3 fuzis calibre 5.56 (com marca e numeração de série raspadas);
6 carregadores compatíveis com o armamento.

O motorista confessou e informou que havia retirado os fuzis na comunidade Serra Negra, na cidade de Colinas (MA), e que o destino final do armamento de alto calibre seria Recife (PE), e que receberia a quantia de R$ 5 mil.

O homem foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia Federal de Picos.

Fonte: Portal Meio News

Menino de 2 anos desaparecido é encontrado morto dentro de esgoto no interior do Piauí

Foto: Reprodução

Um menino de 2 anos foi encontrado morto no fim da tarde deste sábado (06/06) dentro de uma estrutura de esgoto na zona urbana de Jacobina do Piauí. A ocorrência foi registrada após horas de buscas realizadas por familiares, moradores e amigos da comunidade. Com informações do Portal B1.

De acordo com informações preliminares, a criança havia desaparecido durante o dia, o que mobilizou uma força-tarefa informal de busca no município. Moradores se uniram na tentativa de localizar o menino, que era conhecido na região.

Após as buscas, a criança foi localizada sem sinais vitais no interior da estrutura de esgoto. A confirmação da morte gerou forte comoção entre os presentes que acompanhavam os trabalhos de procura.

A Polícia Militar foi acionada e isolou a área para a realização dos procedimentos cabíveis. Equipes da Perícia Criminal também estiveram no local para coletar informações que irão auxiliar na investigação do caso.

Até o momento, não há informações oficiais sobre as circunstâncias em que a criança teria chegado ao local nem sobre a causa da morte. O caso segue sob apuração das autoridades competentes.

Fonte: 180Graus

Homem é morto a tiros e outro fica ferido em atentado no interior do Piauí

Foto: Divulgação / PM

Thalyson da Silva Sousa, de 35 anos, foi assassinado com disparos de arma de fogo na manhã deste domingo (07) no bairro Bela Vista, em Regeneração, no Piauí. A vítima foi encontrada por vizinhos que ouviram os disparos. A PM foi acionada e localizou o corpo próximo a residência que morava.

Aos policiais, populares informaram que uma segunda vítima também teria sido atingida com disparos de arma de fogo na região da boca. O homem de 29 anos foi socorrido e custodiado no hospital de Água Branca. O Samu esteve no local do crime e oficializou o óbito de Thalyson.

A perícia foi acionada e realizou os primeiros levantamentos do crime. O Instituto Médico Legal (IML) recolheu o corpo da vítima. O caso agora segue para investigação da Polícia Civil do Piauí.

Fonte: Cidadeverde.com

06/06/2026

PI: motorista preso por causar acidente e dilacerar perna de motociclista estaria alcoolizado e com drogas

Roberto Santos Ferreira | Foto: Kilson Dione

O motorista que causou o acidente que envolveu cinco veículos na Ponte Tancredo Neves foi identificado com as iniciais R. S. F., de 33 anos. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, ele estaria embriagado e perdeu o controle da direção, invadindo a contramão e atingindo outros quatro veículos.

A Ponte do Tancredo Neves, como é popularmente conhecida, liga as zonas Sul e Sudeste de Teresina.

Carro envolvido em acidente no Tancredo | FOTO: Kilson Dione

O repórter Kilson Dione apurou no local que, dentro do carro dos suspeito, os policiais encontraram entorpecentes, circunstância que também será investigada pelas autoridades. A ocorrência mobilizou equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar do Piauí (PMPI), Corpo de Bombeiros e unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Na manhã deste sábado (6), o acusado conduzia um carro no sentido Sul-Sudeste, quando, ao invadir a contramão, atingiu quatro veículos, incluindo uma motocicleta. O piloto teve a perna dilacerada com o impacto.

Além da motocicleta, os outros três veículos são dois carros de passeio e um caminhão. O homem foi detido, negou fazer o teste de bafômetro e foi levado à Central de Flagrantes de Teresina.

Acidente no Tancredo Neves | FOTO: Kilson Dione

Além do motociclista que teve a perna dilacerada, outras três pessoas ficaram feridas e foram socorridas pelo SAMU, encaminhando-as ao Hospital de Urgência de Teresina.

Há informações de que havia outras pessoa com com o acusado, mas teria fugido após o acidente. Procurada, a PRF não se manifestou com maiores informações até o fechamento desta matéria.

Acidente no Tancredo Neves | FOTO: Kilson Dione

Fonte: Portal Meio News

Suspeito de tentar sequestrar adolescentes é reconhecido pelas vítimas e liberado após depoimento no Piauí

Foto: Reprodução

O Serviço de Inteligência da Polícia Civil do Piauí localizou e prendeu, na tarde deste sábado (06/06), o homem suspeito de tentar sequestrar duas adolescentes de 13 anos no bairro Cidade Nova, em Campo Maior, no Norte do estado. O caso aconteceu por volta das 5h20 da manhã de sexta-feira (05/06).

Segundo informações, o suspeito foi encontrado na Praça Bona Primo, enquanto buscava a sogra e a namorada, que trabalhavam em uma barraca durante os Festejos de Santo Antônio. Em seguida, ele foi encaminhado à Delegacia Seccional de Campo Maior, onde foi reconhecido pelas duas adolescentes como o motorista envolvido na abordagem.

Ainda conforme a apuração, o homem é natural de Teresina e estava morando em Campo Maior havia cerca de seis meses, após iniciar um relacionamento com uma moradora da cidade. Em depoimento, ele afirmou que havia ingerido bebida alcoólica e alegou que apenas ofereceu uma carona às adolescentes.

Após ser ouvido pela autoridade policial, o suspeito foi liberado por ter sido capturado fora da situação de flagrante. A Polícia Civil do Piauí informou que o caso continua sendo investigado para esclarecer as circunstâncias da ocorrência.

Via 180Graus
Com informações do Campo Maior em Foco.

Mulher é presa suspeita de esfaquear companheiro em cidade do Piauí


Foto: Divulgação Polícia Militar Piauí

Uma mulher de 36 anos foi detida por suspeita de esfaquear o próprio companheiro, de 38 anos. O crime ocorreu na madrugada deste sábado (6), no povoado Cajazeiras, zona rural do município de Pio IX.

Conforme a Polícia Militar, a equipe foi acionada após a vítima dar entrada no hospital da cidade com uma lesão provocada por uma facada na perna. Devido à gravidade do ferimento, o homem precisou ser transferido para o Hospital Regional de Picos.


Foto: Divulgação Polícia Militar Piauí

Durante as diligências, os policiais constataram que a autora da lesão era a própria companheira da vítima. Ela foi localizada e recebeu voz de prisão. A arma utilizada no crime também foi encontrada e apreendida.

Após a prisão, a mulher foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil para a realização dos procedimentos legais cabíveis.

Fonte: Cidadeverde.com

Suspeitos são conduzidos após serem flagrados retirando combustível de caminhões-tanque no Piauí

Durante a fuga, eles deixaram um dos tanques derramando combustível na via. No local, os policiais encontraram vários recipientes com gasolina e diesel.

Suspeitos são conduzidos ao serem flagrados retirando combustível de caminhões-tanque — Foto: Divulgação/PMPI

Três suspeitos foram conduzidos à Central de Flagrantes de Teresina, na noite de sexta-feira (5), após serem flagrados retirando combustíveis de caminhões-tanque na região do Terminal de Petróleo, no bairro Dirceu Arcoverde, Zona Sudeste da capital.

Segundo a Polícia Militar do Piauí, a equipe de policiais fazia rondas na área quando viu os homens transferindo os combustíveis, retirados de dois veículos, para galões. Ao perceberem a chegada da viatura, os suspeitos pararam e correram para uma casa próxima.

Durante a fuga, eles deixaram um dos tanques derramando combustível na via. No local, os policiais encontraram vários recipientes com gasolina e diesel.

A equipe entrou na casa para a qual os suspeitos foram e acharam vários galões, alguns cheios e outros vazios, usados para armazenar combustíveis. Parte do material continha diesel e gasolina.

Questionados sobre a origem do combustível e o que estavam fazendo na região do Terminal de Petróleo, os suspeitos optaram por ficar em silêncio.

Assim, os três foram levados à Central de Flagrantes de Teresina, juntamente com parte do material apreendido, para prestar depoimento ao delegado de plantão.

Fonte: G1/PI

Jovem desaparece durante travessia a nado e é encontrado morto após buscas no Piauí

Segundo a Polícia Militar, o jovem estava no local quando decidiu realizar a travessia a nado, mesmo após receber alertas sobre os riscos da ação.

Corpo de jovem desaparecido após afogamento é encontrado em barragem no Piauí

O que começou como um momento de lazer entre amigos acabou em tragédia após o desaparecimento de Gustavo em uma barragem. Segundo a Polícia Militar, o jovem estava no local quando decidiu realizar a travessia a nado, mesmo após receber alertas sobre os riscos da ação.

Conforme os relatos, os colegas tentaram fazê-lo desistir da ideia, porém ele optou por seguir com a travessia. Além disso, testemunhas informaram que Gustavo já estava próximo de completar o percurso quando começou a afundar. Pouco depois, ele desapareceu nas águas. O afogamento ocorreu por volta das 17h.

Em seguida, as equipes organizaram os trabalhos de busca, que começaram na manhã deste sábado, por volta das 7h. As autoridades levaram em consideração as condições do local e o horário em que ocorreu o desaparecimento para definir o início da operação.

Durante as buscas, pescadores da região também colaboraram com os trabalhos. Posteriormente, por volta das 15h, eles localizaram o corpo da vítima. Logo após a localização, equipes da Perícia Criminal e do Instituto Médico Legal (IML) realizaram os procedimentos necessários e providenciaram a remoção do corpo.

Gustavo dos Santos Sousa, de 20 anos

Fonte: Lupa1

Caixa d’água é furtada de obra durante a madrugada em Buriti dos Lopes


Uma caixa d’água de 500 litros foi furtada durante a madrugada desta sexta-feira (6) de uma construção no bairro Maranhão, em Buriti dos Lopes. Segundo o proprietário, esta não é a primeira vez que a obra é alvo de criminosos.

O furto aconteceu em uma construção localizada na Travessa Luís Dias Candeira, por trás da Creche Vovô Florize, no bairro Maranhão.

De acordo com o proprietário do imóvel, Odivan Braga, outros materiais de construção já foram levados anteriormente, entre eles tijolos, vigas de cimento e utensílios utilizados na obra. Os constantes furtos têm causado prejuízos e preocupação.

Após perceber o desaparecimento da caixa d’água, o proprietário fez um apelo à população para que ajude na localização do equipamento. A orientação é que qualquer informação sobre o paradeiro do material ou tentativa de venda seja comunicada à Polícia Militar.

O caso reforça a preocupação de moradores com a ocorrência de furtos em construções e imóveis em fase de obra no município.

Fonte: Portal Costa Norte

Motociclista envolvido em acidente na PI-236 morre no hospital; teve o pé esmagado

O motociclista teria tentado realizar uma ultrapassagem logo após uma curva, quando colidiu com um carro.

Foto: PM-PI

O motociclista Pedro Rodrigues da Costa morreu após se envolver em uma colisão com um carro de passeio na PI-236. O acidente aconteceu na tarde dessa quinta-feira (4), nas proximidades da entrada de Hugo Napoleão, no sentido Água Branca.

Pedro ficou gravemente ferido, teve o pé esmagado e foi socorrido em estado crítico, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.

Segundo a Polícia Militar do Piauí (PM-PI), uma guarnição do Grupamento da PM de Hugo Napoleão foi acionada para atender a ocorrência. Ao chegar ao local, os policiais encontraram equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestando socorro ao condutor da motocicleta.

De acordo com informações repassadas à polícia por testemunhas, o motociclista teria tentado realizar uma ultrapassagem logo após uma curva, quando colidiu com um carro que seguia no sentido contrário.

Ainda conforme a PM, o condutor do carro permaneceu no local, prestou socorro e forneceu as informações necessárias às autoridades.

Após consulta, não foram encontradas irregularidades nos veículos envolvidos. As causas do acidente serão investigadas.

Fonte: Portal ClubeNews

Justiça recebe denúncia contra homem que ateou fogo e matou ex no Piauí

Foto: Eduardo Costa/Cidadeverde.com

A Justiça do Piauí recebeu a denúncia do Ministério Público contra José Antônio dos Santos Filho, acusado de matar a ex-companheira, Ângela Maria Sena Santos, após atear fogo nela dentro de uma residência na zona Leste de Teresina. Com a decisão, proferida pela 3ª Vara do Tribunal Popular do Júri, o investigado passa oficialmente à condição de réu e responderá a ação penal pelos crimes atribuídos pelo Ministério Público.

Conforme a denúncia, José Antônio responde por feminicídio majorado, tentativa de feminicídio contra a ex-sogra, lesão corporal qualificada, incêndio qualificado, violação de domicílio e descumprimento de medida protetiva de urgência. Ainda não há data definida para julgamento.

O caso ocorreu em 8 de maio deste ano, no bairro Vale Quem Tem. Segundo a denúncia, José Antônio invadiu a residência da ex-companheira mesmo estando submetido a medidas protetivas de urgência, derrubou o portão do imóvel com um veículo, despejou combustível sobre as vítimas e ateou fogo. Ângela Maria morreu em decorrência das queimaduras. A mãe dela, Maria do Socorro Sales Sena Santos, também ficou gravemente ferida ao tentar socorrer a filha.

Na decisão que recebeu a denúncia, o juiz destacou a existência de indícios suficientes de autoria e materialidade, citando depoimentos de testemunhas, laudos médicos, apreensão do veículo utilizado na ação e a confissão parcial do acusado. O magistrado determinou ainda a citação do réu para apresentação de defesa e solicitou diligências complementares, incluindo novos exames periciais e a juntada dos prontuários médicos das vítimas.

Acusado foi transferido para o sistema prisional

José Antônio permaneceu internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) desde o dia do crime, após sofrer queimaduras durante a ação criminosa. Após receber alta médica, ele foi transferido para o sistema prisional do Piauí, onde permanece à disposição da Justiça.

A prisão preventiva havia sido decretada ainda em maio. Na decisão, a Justiça considerou a gravidade da conduta, o descumprimento de medidas protetivas e o risco de reiteração criminosa.
Vítima sofreu queimaduras em 80% do corpo


Foto: Eduardo Costa/Cidadeverde.com

De acordo com documentos anexados ao processo, Ângela Maria deu entrada no HUT com queimaduras de segundo grau em aproximadamente 80% da superfície corporal, atingindo regiões como rosto, tórax, braços e pernas. Ela precisou ser intubada devido à gravidade dos ferimentos. Já Maria do Socorro sofreu queimaduras em cerca de 40% do corpo ao tentar salvar a filha.

A investigação também aponta que José Antônio já havia sido preso anteriormente por episódios de violência doméstica, ameaça, dano e lesão corporal contra a mesma vítima e que, mesmo após medidas judiciais, continuava tentando manter contato com ela.

Delegada apontou comportamento "sádico"

Ao concluir o inquérito, a delegada Nathalia Figueiredo, responsável pela investigação, classificou o acusado como um homem "sádico" e afirmou que ele demonstrou frieza durante os depoimentos.

Segundo a delegada, o investigado tentou responsabilizar a própria vítima pelo crime e utilizava mecanismos de manipulação emocional para manter o controle sobre ela. A polícia também concluiu que houve premeditação, uma vez que o agressor levou combustível até o local e utilizou o material inflamável para atacar a ex-companheira.

"O autor é um sádico. A gente via muita frieza. No momento em que ele foi interrogado tentou em certos momentos culpabilizar a dona Ângela dizendo que ela o perseguia. A gente viu o sadismo com o qual ele agiu, inclusive testemunhas disseram que ele saiu sorrindo, ou seja, com o ar de satisfação por ter praticado uma crueldade. Tivemos informações claras que ele lançou o combustível no rosto da vítima, ou seja, ele queria de fato mata-la e com meio extremamente cruel que é usando substância inflamável", afirmou a delegada à época da conclusão do inquérito.

Fonte: Cidadeverde.com

Taxista é indiciado por tentativa de homicídio após ataque a motorista de aplicativo no Piauí

Vítima foi ferida na região do peito, próximo ao pescoço, e encaminhada ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT) para atendimento médico.

Taxista é indiciado por tentativa de homicídio após ataque a motorista de aplicativo em Teresina - Foto: Reprodução

A Polícia Civil concluiu o inquérito que apurou a agressão contra um motorista de aplicativo em Teresina e indiciou o taxista Raimundo Nonato da Silva Sousa Júnior por tentativa de homicídio duplamente qualificado. O caso ocorreu na madrugada de 23 de maio, em frente ao Aeroporto Senador Petrônio Portella, na zona Norte da capital.

De acordo com a investigação, uma discussão entre os dois profissionais teria começado por causa da disputa por passageiros. Durante o confronto, os envolvidos entraram em luta corporal e o taxista teria utilizado uma faca para atingir o motorista de aplicativo Emerson Carlos Neves Rego Alves.

A vítima foi ferida na região do peito, próximo ao pescoço, e encaminhada ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT) para atendimento médico.

O taxista permanece preso preventivamente. Ao manter a prisão, a Justiça destacou a gravidade do crime e a violência empregada na ação.

Segundo a decisão, a faca ficou cravada no corpo da vítima, circunstância considerada de extrema violência e que demonstra risco à ordem pública. O caso foi investigado pela 2ª Delegacia Seccional de Teresina.

Após o episódio, o motorista de aplicativo relatou sofrer impactos emocionais em decorrência da agressão.

Motorista por aplicativo Emerson Carlos, vítima de tentativa de homicídio por um táxista no aeroporto de Teresina - Foto: TV Lupa1

Já representantes da categoria cobraram medidas para evitar novos conflitos entre taxistas e motoristas de aplicativo.

Segundo a Cooperativa de Transportes por Aplicativos do Piauí (Coopertapp-PI), a falta de espaços adequados para embarque e desembarque em pontos de grande circulação da capital contribui para disputas entre os profissionais e aumenta o risco de desentendimentos.

Fonte: Lupa1

Piauí registra 359 desaparecimentos nos quatro primeiros meses de 2026; média é de dois casos por dia

Número representa aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a SSP-PI, 169 pessoas desaparecidas já foram localizadas neste ano.

Piauí registra 359 desaparecimentos nos quatro primeiros meses de 2026; média é de dois casos por dia — Foto: Eric Souza/g1

Piauí registrou 359 desaparecimentos entre janeiro e abril de 2026, alta de 10% em relação a 2025, com média de ao menos 2 casos por dia.

Em 2026, 169 pessoas desaparecidas já foram localizadas, indicando aumento também na taxa de localização, segundo a SSP-PI.

As buscas envolvem inteligência, investigações de campo e uso de bancos de dados estaduais e nacionais, segundo o delegado Yan Brayner.

O desaparecimento deve ser denunciado imediatamente no Piauí, sem esperar 24h, com registro presencial ou online.

Desaparecimentos em alta: Piauí registra 359 casos nos quatro primeiros meses de 2026

O Piauí registrou 359 casos de desaparecimento entre janeiro e abril de 2026, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI). O dado aponta aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2025. Em média, ocorrem pelo menos dois desaparecimentos por dia no estado.

Apesar do aumento nos registros, a SSP-PI informa que também cresceu o número de pessoas localizadas. Em 2026, 169 desaparecidos já foram encontrados. No entanto, esse total de localizações não se refere necessariamente aos mesmos casos registrados no período, pois pode incluir pessoas desaparecidas em anos anteriores ou localizações em outros estados.

Segundo a lei que institui a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas (lei 13.812/2019), pessoa desaparecida é "todo ser humano cujo paradeiro é desconhecido, não importando a causa de seu desaparecimento".

Em 2025, o estado registrou 763 casos de desaparecimento. Desse total, 423 pessoas foram localizadas.

De acordo com o diretor de Inteligência da SSP-PI, o delegado Yan Brayner, a busca por desaparecidos envolve ações de inteligência, investigações em campo e o uso de bancos de dados estaduais e nacionais.

Um dos principais recursos é o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas. Após o registro do boletim de ocorrência e a autorização da família, os dados e a foto da pessoa passam a integrar o sistema. A plataforma é alimentada e consultada por forças de segurança de todo o país e também possui uma área de acesso público.

Registro deve ser imediato

Denunciar o desaparecimento de uma pessoa no Piauí deve ser feito imediatamente, sem a necessidade de aguardar 24 horas. O registro pode ser realizado de forma física, em delegacias, ou online, sendo as principais formas:

Fonte: G1/PI

Adolescente de 16 anos é resgatada após denúncia de exploração sexual no Piauí

Diante da situação, a Polícia Militar acionou o Conselho Tutelar, que adotou as medidas de proteção previstas para o caso.

Delegacia de Polícia | Foto: Reprodução/Campo Maior em Foco

A Polícia Militar resgatou uma adolescente de 16 anos que estaria sendo aliciada para a prostituição no município de Campo Maior, no Norte do Piauí. O caso foi registrado por volta das 2h da madrugada da última quarta-feira (3), em um bar localizado nas proximidades do Mercado do Produtor.

De acordo com a Polícia Militar, a equipe foi acionada após receber uma denúncia anônima informando que uma menor de idade estaria sendo aliciada para se prostituir em troca de entorpecentes. Diante das informações, os policiais se deslocaram até o estabelecimento para averiguar a situação.

Homens fugiram antes da abordagem

Segundo a PM, ao chegar ao local, os homens que estavam sentados à mesa com a adolescente fugiram antes da abordagem policial. A jovem permaneceu no local e foi identificada pelos agentes. Durante a conversa com os policiais, a adolescente confirmou ter 16 anos e informou ser moradora do município de Nossa Senhora de Nazaré.

Ela relatou ainda que havia chegado a Campo Maior em um automóvel, mas não forneceu mais detalhes sobre as circunstâncias da viagem ou sobre as pessoas que a acompanhavam.

Conselho Tutelar foi acionado

Diante da situação, a Polícia Militar acionou o Conselho Tutelar, que adotou as medidas de proteção previstas para o caso. A adolescente ficou sob acompanhamento dos órgãos responsáveis até que os procedimentos fossem concluídos. Na manhã do mesmo dia, a adolescente foi entregue à sua mãe.

Até o momento, os homens que estavam com a menor no estabelecimento não foram localizados, e o caso poderá ser apurado pelas autoridades competentes.

Via MeioNews
(Com informações do Campo Maior em Foco)

SSP-PI e Polícia Federal prendem foragido condenado por tráfico internacional de drogas no Piauí

Foto: SSP-PI

A Secretaria de Segurança Pública, através da Gerência de Operações e Investigações Criminais (GOIC), em conjunto com a Polícia Federal, prendeu, nesta sexta-feira (05) em Teresina um homem que se encontrava foragido da Justiça e possuía condenação pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico.

A prisão foi realizada em cumprimento a mandado judicial decorrente de sentença condenatória expedida pela Justiça Federal. O preso é apontado pelas investigações como integrante de organização criminosa envolvida com o tráfico internacional de entorpecentes, com atuação nos estados do Piauí, Maranhão e Pará.

Após diligências de inteligência e trabalho integrado entre as forças de segurança, o foragido foi localizado e capturado na capital piauiense, sendo conduzido para os procedimentos legais cabíveis.

Durante a abordagem, o indivíduo apresentou documentos falsos aos policiais policiais civis e federais na tentativa de ocultar sua verdadeira identidade e evitar o cumprimento da ordem judicial. Em razão da conduta, também foram adotadas as medidas cabíveis para apuração do crime de uso de documento falso.

Fonte: 180Graus

05/06/2026

Soldado da PM lotado em Buriti dos Lopes salva criança engasgada em Parnaíba


MATÉRIA ATUALIZADA ÀS 17:44.

Um ato de coragem e rapidez marcou a atuação de um policial militar no bairro Pindorama, em Parnaíba. Durante o período de folga, o soldado Klinsman, lotado na 2ª Companhia da Polícia Militar de Buriti dos Lopes, salvou a vida de uma criança que estava engasgada.

De acordo com as informações, o policial foi abordado pela mãe da menina, identificada como Jaqueline, que estava desesperada ao perceber que a filha apresentava dificuldades para respirar devido ao engasgo.

Diante da situação de emergência, o soldado agiu imediatamente e realizou a manobra de Heimlich, técnica utilizada para desobstruir as vias aéreas em casos de engasgamento. A ação foi bem-sucedida e a criança voltou a respirar normalmente.

O caso aconteceu no bairro Pindorama, em Parnaíba. No vídeo divulgado no perfil oficial da 2ª Companhia da Polícia Militar de Buriti dos Lopes, é possível ver o momento em que o policial realiza o procedimento de desobstrução na criança, enquanto a mãe acompanha a ação em estado de desespero, temendo que a filha não respondesse às manobras de socorro.

A rápida intervenção do militar foi fundamental para evitar uma possível tragédia e demonstrou mais uma vez a importância do preparo dos profissionais de segurança pública, mesmo quando estão fora do serviço.

O gesto foi reconhecido por colegas e moradores da região, que destacaram o comprometimento do policial com a preservação da vida.

"Parabéns ao guerreiro por mais uma vida salva", destacou a corporação ao comentar a ocorrência.


Da redação do Portal PHB em Nota

MPPI investiga Charles Pessoa por publicações sobre operação em Bom Jesus

Foto: Arquivo Cidadeverde.com

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) instaurou um Inquérito Civil para investigar possíveis irregularidades relacionadas à atuação do delegado Charles Pessoa, do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), em redes sociais e plataformas digitais. A portaria foi assinada pelo promotor de Justiça Maurício Gomes de Souza, titular da Promotoria de Justiça de Bom Jesus e publicada no Diário Eletrônico do MP de quarta-feira (3).

Ao Cidadeverde.com, a Secretaria de Segurança do Estado do Piauí (SSP-PI) informou que não vai se manifestar sobre o assunto no momento. A reportagem também entrou em contato com o delegado para comentar sobre a investigação, mas, até o momento, não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestações.


De acordo com o documento, a investigação teve origem em uma Notícia de Fato instaurada para apurar a suposta utilização de elementos institucionais da Polícia Civil do Piauí em publicações pessoais do delegado, incluindo a divulgação de operações policiais, armamentos, viaturas, símbolos oficiais e a eventual exposição de pessoas custodiadas.

Segundo o MPPI, os elementos reunidos até o momento apontam, em tese, para uma utilização reiterada da estrutura simbólica e material da Polícia Civil em conteúdos divulgados nas redes sociais, especialmente no perfil pessoal dele. O órgão ministerial destaca que parte das publicações está relacionada a operações realizadas nos municípios de Bom Jesus, Redenção do Gurguéia e Currais.

O procedimento menciona ainda a divulgação de vídeos e imagens envolvendo apreensões de drogas, exibição de armamentos, viaturas policiais, abordagens e ações operacionais. Entre os conteúdos analisados está uma operação realizada em Bom Jesus que resultou na apreensão de entorpecentes avaliados em aproximadamente R$ 2 milhões.

Na portaria, o Ministério Público ressaltou que a eventual utilização da imagem institucional da Polícia Civil para promoção pessoal pode configurar afronta aos princípios constitucionais da impessoalidade, da moralidade administrativa e da finalidade pública. O documento também destacou a necessidade de apurar possíveis repercussões eleitorais diante da proximidade das eleições de 2026.

O MPPI citou ainda a possibilidade de eventual exposição indevida de pessoas investigadas ou custodiadas, o que poderia representar violação de direitos fundamentais relacionados à dignidade da pessoa humana, à imagem, à honra e à presunção de inocência.
Diligências determinadas

Entre as medidas determinadas pelo Ministério Público estão o envio dos autos ao Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP), para elaboração de relatório técnico complementar, e a preservação do conteúdo digital investigado.

Também foram expedidos ofícios à Corregedoria-Geral da Polícia Civil, à Secretaria de Segurança Pública do Estado e à Delegacia-Geral da Polícia Civil para obtenção de informações sobre eventuais procedimentos disciplinares, autorizações institucionais e a situação funcional do delegado.

Além disso, o MPPI determinou o encaminhamento de cópia integral do procedimento à Procuradoria Regional Eleitoral no Piauí (PRE-PI), para análise de possíveis repercussões eleitorais, incluindo eventual propaganda eleitoral antecipada, abuso de poder político ou uso indevido da função pública.

A plataforma Meta, responsável pelo Instagram, também será oficiada para informar a natureza da conta investigada, eventual monetização do perfil e preservar os conteúdos relacionados ao procedimento.

O inquérito seguirá em fase de instrução, com a coleta de informações e documentos destinados a subsidiar futuras deliberações do Ministério Público.

Fonte: CidadeVerde.com

Menina de 8 anos arremessada de janela após van tombar no PI ajudou avó após acidente: 'voei, caí no chão’

De acordo com a Secretaria de Estado dos Transportes, van não possuía autorização válida para operar o serviço.

Van tomba e deixa oito passageiros feridos na PI-113, em José de Freitas — Foto: Divulgação/PMPI

Ana Sofia, de 8 anos, foi arremessada pela janela de uma van durante um acidente na PI-113, em José de Freitas, no Norte do Piauí, na tarde de quinta-feira (4). Apesar da queda, ela não se feriu e ainda evitou que a avó fosse pisoteada dentro do veículo e a ajudou a sair.

Em entrevista à TV Clube, Ana Sofia relatou que o ônibus começou a girar na pista antes de tombar. Segundo ela, foi arremessada pela janela no momento do acidente.

“Do nada começou a girar o ônibus. Aí todo mundo começou a gritar. O ônibus caiu, aí eu voei pela janela, minha vó estava sendo pisada e eu ajudei ela. Eu só voei, caí no chão, eu não machuquei nada, não”, disse.

De acordo com Ana Sofia, a janela do veículo já estava quebrada no momento do acidente. A avó, Alzira da Silva, contou que viveu momentos de desespero ao procurar a neta após o tombamento.

“Quando eu saí da van, ela estava me chamando: ‘vovó, venha que eu vou lhe ajudar a sair’. O desespero foi eu caçando minha neta”, relatou.

Após o acidente, as duas se reencontraram e se abraçaram ainda no local.

“Minha vó estava chorando, me abraçando, falando que não ia acontecer nada, porque Deus protegeu a gente”, disse a criança.

Acidente deixou feridos

O acidente aconteceu na localidade Boca do Mocambo, zona rural de José de Freitas. A van fazia a linha entre Teresina e o município de José de Freitas.

Segundo a Polícia Militar, o motorista perdeu o controle da direção em um trecho da rodovia que passa por obras. O veículo deslizou e tombou na pista.

Cerca de 25 pessoas estavam na van. Pelo menos oito passageiros ficaram feridos, a maioria com escoriações leves. Eles foram socorridos e levados ao Hospital Nossa Senhora do Livramento, em José de Freitas.

Segundo o diretor da unidade, Clarindo Veras, os pacientes foram atendidos e encaminhados ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde passaram por exames. Até a última atualização desta reportagem, o estado de saúde das vítimas não havia sido informado.

Testemunhas relataram que a van fez um “zigue-zague” antes de tombar. Passageiros também disseram que a pista estava escorregadia e que pode haver óleo no trecho.

"Quando eu percebi, só vi ele [motorista] tentando virar o ônibus. Quando ele virou, ele passou para o outro lado e aí já capotou, já virou. Naquele momento só via aquele monte de gente em cima de mim", disse Isa da Silva, uma das passageiras.

Em nota, a Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans) informou que a van não possuía autorização válida para operar o serviço de transporte alternativo rodoviário intermunicipal de passageiros na linha Teresina–Batalha. E orientou que a população utilize exclusivamente empresas e veículos regularmente autorizados (veja o posicionamento completo no final da reportagem).

Já o Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI), responsável pela obra na pista, afirmou que todas as medidas de sinalização e segurança exigidas para a execução dos serviços estão sendo adotadas. Segundo o órgão, o trecho opera em determinados pontos por meio do sistema "siga e pare" e os condutores são orientados a redobrarem a atenção.

A Polícia Civil deve investigar as causas do acidente.

Fonte: G1/PI
 

COOKIES