28/06/2026

Fecha Mês Aniversário Paraíba!


Somente segunda e terça, 29 e 30 de junho. É a Tempestade de Preços Baixos. Aproveite!

Sesc Avenida recebe Corredor Jovem e reúne estudantes de Parnaíba em encontro com autores locais


O projeto Trilhas Literárias promoveu, na última sexta-feira (26), uma série de atividades em Parnaíba voltadas ao incentivo à leitura, à escrita e ao fortalecimento da produção cultural local. As ações aconteceram em unidades do Sesc e reuniram estudantes, escritores e educadores em uma programação dedicada à formação de novos leitores.


No Teatro Sesc Avenida, o Corredor Jovem reuniu cerca de 130 estudantes da rede pública de ensino em um encontro que aproximou os jovens de autores da literatura parnaibana. Durante o TALKJOVEM, os participantes tiveram a oportunidade de conversar diretamente com os escritores Zilmar Junior, Maria Isadora, Layza Lunê e Carlos Eduardo (Caedu), conhecendo suas trajetórias e debatendo o universo da escrita.


A programação teve início com a apresentação teatral "O Sopro da Gameleira", realizada pela Casa da Cultura, que abriu o evento proporcionando um momento de integração entre arte e literatura.

As atividades também foram realizadas no Sesc Caixeiral, onde ocorreu uma Oficina de Leitura Criativa e Fanzine. Ministrada pela professora Rosalina, em parceria com o IFPI e o coletivo Maleta de Palha, a capacitação contou com a participação de 25 alunos da Escola Escrever Redação, que desenvolveram técnicas de produção textual e criação artística.


Além de incentivar o hábito da leitura, o projeto busca ampliar o acesso à cultura entre os jovens, criando espaços de diálogo entre estudantes e escritores locais. A iniciativa também contribui para valorizar a produção literária de Parnaíba, estimular a criatividade, fortalecer o pensamento crítico e reforçar o papel das instituições culturais como agentes de formação cidadã e desenvolvimento comunitário.

Da redação do Portal PHB em Nota

Gilmar Bahia critica técnico do Parnahyba após eliminação na Série D: “É o pior que eu já vi”

Após queda para o Águia de Marabá, ex-dirigente sobe o tom contra técnico e expõe desgaste no clube, que agora só retorna a campo para o Piauiense Série B de 2027.

Gilmar Bahia critica Zé Augusto após Parnahyba cair na Série D — Foto: Redes Sociais

A eliminação do Parnahyba na Série D do Campeonato Brasileiro repercutiu fora de campo. Ex-dirigente do clube, Gilmar Bahia usou as redes sociais para criticar duramente o técnico Zé Augusto após a queda do Tubarão na competição. Em publicação no perfil pessoal, o ex-gerente disparou contra o treinador e a comissão técnica.

- Treinador fraco e comissão mais ainda 😡 perdemos a classificação 😡 pior treinador que já vi até hoje 😡 - publicou Gilmar Bahia em seu perfil nas redes sociais.

Gilmar Bahia, zagueiro do Flamengo-PI — Foto: Rede Clube

A manifestação ocorre logo após o Azulino ser eliminado na segunda fase da Série D, diante do Águia de Marabá.

Eliminação na Série D

O Parnahyba se despediu da competição nacional após perder o confronto eliminatório para o Águia de Marabá. Depois de vencer a partida de ida por 2 a 1, em casa, o time foi derrotado por 2 a 0 na volta, fora de casa, e acabou eliminado no placar agregado. O resultado interrompeu a campanha do Tubarão, que havia conseguido avançar da fase de grupos e buscava sequência no mata-mata.

Águia de Marabá x Parnahyba - Série D do Campeonato Brasileiro 2026 — Foto: Metrópoles Esportes

Crítica pública expõe relação desgastada

A crítica de Gilmar Bahia ganha peso pelo contexto recente. O ex-dirigente deixou o cargo de gerente de futebol do clube ao longo da temporada, em meio a um cenário de mudanças internas. A publicação nas redes sociais evidencia um ambiente de desgaste envolvendo a condução do futebol do Parnahyba, especialmente após o fim da participação nacional.

Zé Augusto, técnico do Parnahyba — Foto: Reprodução

Dentro de campo, o Parnahyba teve um ano de oscilações. Após um Campeonato Piauiense abaixo do esperado, a equipe conseguiu reagir na Série D e avançar ao mata-mata, mas não sustentou o desempenho nas partidas decisivas.

Fora de campo, as críticas públicas ampliam a pressão sobre a comissão técnica e a diretoria, em um momento de avaliação da temporada.

Gilmar Bahia, gerente de futebol do Parnahyba — Foto: Rede Clube

Como foi o jogo?

O Águia de Marabá derrotou o Parnahyba por 2 a 0, no estádio Zinho de Oliveira, em Marabá, em partida válida pelo jogo de volta da segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D 2026.

Os gols da equipe paraense foram marcados por Alex e Felipe Pará. Com o resultado, o Águia de Marabá reverteu a desvantagem para 3 a 2 no placar agregado — após ter perdido o jogo de ida por 2 a 1 — e avançou à terceira fase da competição nacional, onde enfrentará o vencedor do duelo entre Altos e ABC. O Parnahyba se despede da competição.

Erick Silva, atacante do Parnahyba — Foto: Weslley Douglas

Sem calendário, o Parnahyba só deve voltar a campo no segundo semestre de 2027, quando deve disputar o Campeonato Piauiense Série B.

Fonte: GE/PI

Parnahyba, Piauí e Fluminense-PI são eliminados da Série D do Campeonato Brasileiro

Imagem capturado da transmissão do Portal Metrópoles

Três representantes piauienses foram eliminados da Série D do Campeonato Brasileiro neste sábado (27), após a definição dos confrontos da segunda fase da competição. O Parnahyba, o Piauí e o Fluminense-PI deram adeus ao torneio, enquanto o Altos ainda entra em campo neste domingo (28) em busca da classificação.

Parnahyba é derrotado no Pará e se despede da competição

Jogando em Marabá (PA), o Parnahyba foi derrotado por 2 a 0 pelo Águia de Marabá. Como havia vencido o primeiro confronto por 2 a 1, o Tubarão acabou eliminado no saldo de gols e encerrou sua participação na Série D.

Imagem capturado da transmissão do Portal Metrópoles

Piauí vence, mas não consegue reverter desvantagem

No Estádio Albertão, em Teresina, o Piauí venceu o Maguary-PE por 1 a 0, com gol de Kauan Maranhão, de pênalti, aos 50 minutos do segundo tempo.

Apesar da vitória, a equipe piauiense não conseguiu reverter a derrota por 2 a 0 sofrida no jogo de ida, disputado em Pernambuco, e acabou eliminada da competição.

A partida também foi marcada por um incidente no intervalo. O árbitro maranhense Paulo José Sousa Mourão relatou ter sido ameaçado por dirigentes do Maguary dentro do vestiário. Em razão do ocorrido, o início do segundo tempo foi atrasado. O caso deverá ser registrado na súmula da partida, podendo resultar em denúncias contra os envolvidos, além do Piauí e da Federação Piauiense de Futebol, responsáveis pela organização e segurança do jogo.

Fluminense-PI também está fora

Na Arena das Dunas, em Natal (RN), o Fluminense-PI foi derrotado por 1 a 0 pelo América-RN. Como já havia perdido o primeiro confronto por 3 a 0, a equipe piauiense também foi eliminada da Série D.
Altos ainda busca classificação

O único representante do Piauí ainda vivo na competição é o Altos, que enfrenta o ABC neste domingo (28), em Natal. Derrotado por 1 a 0 no jogo de ida, o Jacaré precisa vencer para seguir na disputa por uma vaga na próxima fase.

Com informações do Cidadeverde.com

27/06/2026

Embarcações passam a atuar no policiamento fluvial e no combate ao crime no Piauí

As novas embarcações da PMPI são oriundas da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que foram colocadas à disposição do estado.

Novas embarcações reforçam policiamento fluvial e combate ao crime no Piauí (Foto: SSP-PI)

A Polícia Militar do Piauí (PMPI) realizou uma instrução operacional voltada ao fortalecimento do policiamento fluvial no estado na tarde de sexta-feira (26).

A ação capacitou o efetivo para o uso das novas embarcações Tremembé e Tapuio, entregues durante a solenidade que marcou os 191 anos da corporação.

O treinamento buscou aprimorar os procedimentos técnicos das equipes que vão atuar diretamente nos rios e regiões ribeirinhas.

O Comandante Geral da PMPI, Coronel Scheiwann Lopes, disse que as novas embarcações da PMPI são oriundas da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que foram colocadas à disposição do estado.

“A Tremembé e a Tapuio já estão a todo vapor e em treinamento, inclusive em simulação de operações com o nosso helicóptero”, enfatiza Scheiwann Lopes.

Novas embarcações reforçam policiamento fluvial e combate ao crime no Piauí (Foto: SSP-PI)

O coronel Galvão, coordenador-geral de Fronteiras, Divisas e Biomas da Senasp, comentou que a parceria entre governo federal e estadual reforça o combate ao crime organizado.

Já o tenente-coronel Teixeira destaca que o policiamento fluvial reforça ainda mais a segurança em todo o Piauí. “Ele aumenta a sensação de segurança nos rios, barragens, tanto no policiamento ambiental quanto no combate a comercialização de entorpecentes”, disse Teixeira.

Fonte: Portal ClubeNews

Suspeito morre durante tentativa de assalto a policial no Piauí

Foto: Reprodução

Um suspeito, ainda não identificado, morreu após ser baleado durante uma tentativa de assalto na tarde deste sábado (27), no bairro Satélite, zona Leste de Teresina.

Segundo informações do 29º Batalhão da Polícia Militar, o homem tentou assaltar um policial militar, que reagiu à ação.

Ainda de acordo com o 29º BPM, houve troca de tiros entre o suspeito e o policial, e o homem acabou sendo baleado. Não há informações sobre ferimentos no policial.

O suspeito não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e confirmou o óbito.

A área foi isolada para os procedimentos periciais, e o corpo será removido pelo Instituto Médico Legal (IML).

O caso ficará sob investigação da Polícia Civil.

Fonte: Cidadeverde.com

Jovem é executado a tiros dentro de casa durante a madrugada em cidade do Piauí

Cauan foi morto a tiros na madrugada de sábado em sua residência, em Floriano. A polícia investiga o crime e não há informações sobre a motivação.

Instituo Médico Legal | Foto: Divulgação

Um jovem identificado apenas como Cauan foi assassinado a tiros na madrugada deste sábado (27), por volta das 4h, dentro da própria residência, localizada no Conjunto Habitacional Maria Aparecida Procópio, em Floriano.

Segundo relato da companheira da vítima aos policiais, dois homens chegaram ao imóvel, arrombaram a porta de entrada e perguntaram quem era Cauan. Ao confirmar sua identidade, o jovem foi atingido por diversos disparos de arma de fogo efetuados pelos suspeitos, que fugiram logo em seguida.

Ainda de acordo com o 3º BPM, Cauan possuía passagem pela polícia e havia sido preso por roubo há cerca de duas semanas. Até o momento, no entanto, não há informações oficiais sobre a motivação do crime ou se o antecedente da vítima tem relação com o homicídio.

O Instituto Médico Legal (IML) realizou a remoção do corpo para os exames periciais. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil do Piauí.

Fonte: Portal MeioNews

Motociclista morre após grave colisão com caminhão carregado de cana no interior do Piauí

Foto: Reprodução

Um motociclista identificado como Francisco das Chagas Silva, de 31 anos, morreu após se envolver em um acidente com um caminhão carregado de cana-de-açúcar na noite desta sexta-feira (26/06), na rodovia PI-112, no povoado Divinópolis, zona rural do município de União. O acidente foi registrado por volta das 23h40. 

Segundo informações, o caminhão saía de uma estrada vicinal que dá acesso a um canavial quando ocorreu a colisão. A vítima conduzia uma motocicleta e atingiu a "julieta", reboque acoplado ao veículo de carga utilizado para o transporte de cana-de-açúcar. Com o impacto, o motociclista morreu ainda no local.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada para atender a ocorrência, mas apenas constatou o óbito da vítima. Após o acidente, a motocicleta ficou presa sob o reboque do caminhão.

As circunstâncias do acidente ainda serão apuradas pelas autoridades competentes. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre eventuais responsabilidades ou outras pessoas envolvidas na ocorrência.

Via 180Graus
Com informações do Clique União.

Menino de quatro anos morre sob suspeita de engasgo com fruta no Sul do Piauí

A morte foi confirmada pela equipe do Hospital Municipal Arlindo Borges, para onde a criança foi levada após o incidente.

Ambulância do SAMU — Foto: Divulgação/Governo Federal

Um menino de quatro anos morreu na sexta-feira (26) após se engasgar com o caroço de uma fruta em Ribeiro Gonçalves, no sul do Piauí. A morte foi confirmada pela equipe do Hospital Municipal Arlindo Borges, para onde a criança foi levada após o incidente.

O médico de plantão, João Pedro, informou ao g1 que o menino, José Miguel Pereira Silva, chegou ao hospital já inconsciente, acompanhado do pai. Segundo ele, a equipe tentou reanimar a criança por cerca de 40 minutos, mas ela não resistiu.

"Deu entrada no hospital já inconsciente, em parada cardiorrespiratória, cianótico. Realizamos a tentativa de reanimação por mais de 40 minutos, mas apesar de todos os esforços da equipe, já era tarde demais. Muito triste", relatou o médico.

O médico informou ainda que o menino teria ingerido uma fruta chamada rambutan, semelhante à lichia.

"Acredito que tentaram a retirada do alimento, mas engasgo com obstrução total da via área pode ser fatal. Alguns minutos sem respirar é o suficiente pra acontecer a morte", explicou o profissional.

Em nota, a Prefeitura de Ribeiro Gonçalves lamentou a morte da criança. Confira:

Neste momento de imensa dor, nos solidarizamos com seus familiares e amigos, rogando a Deus que conceda força, conforto e serenidade para enfrentar esta perda tão precoce e dolorosa.

Que sua breve passagem entre nós deixe lembranças de amor, ternura e inocência, permanecendo para sempre na memória e no coração de todos que a conheceram.

Fonte: G1/PI

Crecerto oferece crédito facilitado; em Parnaíba, conte com o atendimento do agente de crédito Evandro Sousa


Quem sonha em abrir o próprio negócio ou investir no crescimento da empresa pode contar com o atendimento do agente de crédito Evandro Sousa, representante da Crecerto Microcréditos em Parnaíba e região.

A linha de Microcrédito Produtivo oferece condições facilitadas para quem busca crédito, com taxas acessíveis, condições flexíveis, sem cobrança de seguro prestamista, sem incidência de IOF e outros encargos.

A Crecerto atende empreendedores formais e informais, desde pequenos, médios e grandes negócios, incluindo sacoleiros, comerciantes, microempreendedores e até trabalhadores com carteira assinada (CLT) que desejam investir em seus projetos ou ampliar suas atividades.

Além disso, o atendimento é totalmente personalizado. O agente de crédito vai até a casa ou empresa do cliente, eliminando a necessidade de enfrentar filas em bancos ou abrir conta bancária.

📍 Atendimento em Parnaíba e região
👤 Agente de Crédito: Evandro Sousa
📞 Contato: (86) 99447-1256


Crecerto Microcréditos: o parceiro ideal para transformar boas ideias em grandes negócios.

Condenado por tentativa de homicídio é preso pela Polícia Civil em Buriti dos Lopes


Um homem condenado por tentativa de homicídio foi preso nesta sexta-feira (26) durante uma ação da Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Buriti dos Lopes, com apoio da 2ª Companhia do 31º Batalhão da Polícia Militar. O mandado de prisão foi cumprido em decorrência de uma condenação criminal com trânsito em julgado.

O preso, identificado pelas iniciais F.C.R.P., foi localizado na Rua Gumercindo Gomes, no bairro Campo Redondo, em Buriti dos Lopes.

De acordo com a Polícia Civil, ele foi condenado a 6 anos e 6 meses de reclusão, em regime inicial fechado, após ser considerado culpado pelo Tribunal do Júri pelo crime de tentativa de homicídio. O caso ocorreu em uma fazenda situada no povoado Chapada dos Fernandes, na zona rural do município, onde a vítima era um colega de trabalho do condenado.

Após a captura, F.C.R.P. foi encaminhado à Central de Flagrantes, onde permanecerá à disposição da Justiça para a realização da audiência de custódia. Em seguida, ele deverá ser transferido para o sistema prisional, onde cumprirá a pena determinada pela Justiça.

A Polícia Civil também reforçou a importância da participação da população no combate à criminalidade. A instituição orienta que informações sobre crimes e pessoas foragidas continuem sendo repassadas de forma anônima pelos canais oficiais de denúncia, destacando que a colaboração da sociedade tem sido fundamental para o sucesso das investigações e das ações policiais na região de Buriti dos Lopes.

Da redação do Portal PHB em Nota

Adolescente é apreendida após quebrar para-brisa de carro do ex-companheiro no Centro de Buriti dos Lopes


Uma adolescente de 17 anos foi apreendida pela Polícia Militar na manhã desta sexta-feira (26), após danificar um veículo no Centro de Buriti dos Lopes, no Norte do Piauí.

De acordo com informações do tenente Filho, da 2ª Companhia do 31º Batalhão da Polícia Militar, a ocorrência foi registrada por volta das 11h20, na Rua Henock Castelo Branco de Sousa. A adolescente, identificada pelas iniciais M.V.C.L., teria ido até uma panificadora onde o ex-companheiro trabalha e quebrado o para-brisa de um veículo Volkswagen Gol pertencente a ele.

Após ser acionada por meio do Copom, uma equipe da Polícia Militar se deslocou ao local e apreendeu a adolescente. Ela foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil de Buriti dos Lopes, onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis.

À reportagem, familiares da adolescente informaram que ela está passando por um processo de separação, situação que, segundo eles, pode ter contribuído para o ocorrido. Ainda de acordo com a família, a jovem enfrenta um momento emocional delicado e deverá receber acompanhamento por meio dos órgãos competentes, na tentativa de amenizar os impactos dessa fase e oferecer o suporte necessário.

Fonte: Portal do Rurik

26/06/2026

Homem morre após confronto com a polícia no Piauí; PM é ferido com facão

O policial ferido foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional de Campo Maior, onde passou por cirurgia.


Um homem identificado como Carlito da Silva Santos morreu após confronto com a Polícia Militar na tarde desta quinta-feira (26), no bairro Santa Rita, em Campo Maior, Norte do Piauí. Durante a ocorrência, um policial militar foi ferido com um golpe de facão.

Segundo a Polícia Militar, equipes foram acionadas por volta das 14h para atender uma denúncia de briga entre familiares em uma residência na Rua Pedro Quadros.

Ao chegar ao local, os policiais encontraram o suspeito armado com um facão. De acordo com o relato, ele teria desobedecido às ordens de parada e avançado contra a guarnição.

Ainda conforme a PM, os agentes tentaram conter o homem inicialmente com o uso de dispositivo elétrico (taser), mas a medida não foi eficaz. Em seguida, foram utilizados disparos de munição não letal, também sem sucesso.

Durante a ação, o suspeito teria atingido um policial no ombro com o facão. Diante da agressão, outros agentes efetuaram disparos de arma de fogo.

O homem foi atingido e morreu ainda no local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e confirmou o óbito.

Carlito da Silva Santos estaria em um surto psicótico (Foto: Reprodução)

O policial ferido foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional de Campo Maior, onde passou por cirurgia. Segundo a Polícia Militar, ele está fora de perigo.

A área foi isolada para a realização da perícia e o corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML). A ocorrência segue em apuração e será investigada pela Polícia Civil.

Fonte: Portal Clube News

Homem condenado por roubar celular em assalto é preso no Piauí

Após o cumprimento da ordem judicial, H. V. S. foi encaminhado à Central de Flagrantes, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis.

Homem é preso em Teresina | Foto: Divulgação/SSP-PI

Um homem identificado pelas iniciais H. V. S., de 30 anos, foi preso durante cumprimento de mandado realizado pelas polícias civil e militar. O acusado é condenado pelo crime de roubo majorado. A ação foi realizada no bairro Parque Piauí, na zona Sul de Teresina.

Segundo relato da vítima, em setembro de 2016, ao se deslocar em direção ao bairro Bela Vista II, também na zona Sul da capital, ela foi surpreendida por dois homens em uma motocicleta. H. V. S. conduzia o veículo, enquanto seu comparsa portava um simulacro de arma de fogo. Eles anunciaram o assalto e subtraíram o celular da vítima.

O diretor de Operações de Trânsito, Fernando Aragão, destacou o trabalho realizado pelas forças de segurança e o êxito no cumprimento dos mandados de prisão.

Nesta semana, foram cumpridos três mandados de prisão por roubo. Foi um trabalho ágil de levantamento e inteligência dos casos. Tivemos grande êxito nas diligências e retiramos do convívio social mais três condenados que circulavam livremente por nossa cidade, pontuou o diretor.

Após o cumprimento da ordem judicial, H. V. S. foi encaminhado à Central de Flagrantes, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis.

Fonte: Portal MeioNews

PI: suspeita é ouvida e nega agressão a mulher morta

Foto: Benonias Cardoso/Cidadeverde.com

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) segue com as investigações da morte de Cleidiane Castelo Branco Rodrigues, de 38 anos, ocorrido no dia 22 de junho, em Teresina.

Segundo o delegado Danúbio Dias, que investiga o caso, o inquérito está em andamento e uma das suspeitas, uma mulher de 44 anos, foi ouvida na manhã desta sexta-feira (26).

“Ela foi ouvida e negou ter agredido a vítima. Disse que no dia em questão estava com o namorado, e na versão dela tentou ajudar a vítima a se levantar, e seguiu. Este caso exige cautela porque a declaração de óbito não registrou a presença de lesões na vítima”, afirma o delegado.

A polícia tenta localizar o namorado da suspeita que é um morador de rua, o que tem dificultado a localização dele.

De acordo com a investigação, Cleidiane teria sido agredida no dia 20 de junho, na região do bairro Ilhotas, zona Sul da capital, e morreu três dias depois. A vítima foi atendida inicialmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Promorar e, posteriormente, transferida para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde morreu. A polícia, no entanto, trabalha com cautela diante das informações iniciais.

Essa versão foi a apresentada pela família da vítima que informou ainda que Cleidiane disse quem seriam seus agressores. O primeiro laudo emitido aponta que não haviam lesões na vítima. A polícia agora aguarda o médico legista definir a causa da morte e indicar se houve ou não crime.

Também foi solicitado o laudo dos hospitais pelos quais a vítima passou para entender por qual motivo ela precisou ser atendida nas unidades de saúde. O caso segue em investigação e mais pessoas devem ser ouvidas.

Fonte: Cidadeverde.com
 

COOKIES