Após queda para o Águia de Marabá, ex-dirigente sobe o tom contra técnico e expõe desgaste no clube, que agora só retorna a campo para o Piauiense Série B de 2027.
Gilmar Bahia critica Zé Augusto após Parnahyba cair na Série D — Foto: Redes Sociais
A eliminação do Parnahyba na Série D do Campeonato Brasileiro repercutiu fora de campo. Ex-dirigente do clube, Gilmar Bahia usou as redes sociais para criticar duramente o técnico Zé Augusto após a queda do Tubarão na competição. Em publicação no perfil pessoal, o ex-gerente disparou contra o treinador e a comissão técnica.
- Treinador fraco e comissão mais ainda 😡 perdemos a classificação 😡 pior treinador que já vi até hoje 😡 - publicou Gilmar Bahia em seu perfil nas redes sociais.
Gilmar Bahia, zagueiro do Flamengo-PI — Foto: Rede Clube
A manifestação ocorre logo após o Azulino ser eliminado na segunda fase da Série D, diante do Águia de Marabá.
Eliminação na Série D
O Parnahyba se despediu da competição nacional após perder o confronto eliminatório para o Águia de Marabá. Depois de vencer a partida de ida por 2 a 1, em casa, o time foi derrotado por 2 a 0 na volta, fora de casa, e acabou eliminado no placar agregado. O resultado interrompeu a campanha do Tubarão, que havia conseguido avançar da fase de grupos e buscava sequência no mata-mata.
Águia de Marabá x Parnahyba - Série D do Campeonato Brasileiro 2026 — Foto: Metrópoles Esportes
Crítica pública expõe relação desgastada
A crítica de Gilmar Bahia ganha peso pelo contexto recente. O ex-dirigente deixou o cargo de gerente de futebol do clube ao longo da temporada, em meio a um cenário de mudanças internas. A publicação nas redes sociais evidencia um ambiente de desgaste envolvendo a condução do futebol do Parnahyba, especialmente após o fim da participação nacional.
Zé Augusto, técnico do Parnahyba — Foto: Reprodução
Dentro de campo, o Parnahyba teve um ano de oscilações. Após um Campeonato Piauiense abaixo do esperado, a equipe conseguiu reagir na Série D e avançar ao mata-mata, mas não sustentou o desempenho nas partidas decisivas.
Fora de campo, as críticas públicas ampliam a pressão sobre a comissão técnica e a diretoria, em um momento de avaliação da temporada.
Gilmar Bahia, gerente de futebol do Parnahyba — Foto: Rede Clube
Como foi o jogo?
O Águia de Marabá derrotou o Parnahyba por 2 a 0, no estádio Zinho de Oliveira, em Marabá, em partida válida pelo jogo de volta da segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D 2026.
Os gols da equipe paraense foram marcados por Alex e Felipe Pará. Com o resultado, o Águia de Marabá reverteu a desvantagem para 3 a 2 no placar agregado — após ter perdido o jogo de ida por 2 a 1 — e avançou à terceira fase da competição nacional, onde enfrentará o vencedor do duelo entre Altos e ABC. O Parnahyba se despede da competição.
Erick Silva, atacante do Parnahyba — Foto: Weslley Douglas
Sem calendário, o Parnahyba só deve voltar a campo no segundo semestre de 2027, quando deve disputar o Campeonato Piauiense Série B.
Fonte: GE/PI