12/09/2023

Site da UFDpar sofre instabilidade após ameaça de ataque hacker



Na manhã desta terça-feira, dia 12 de setembro, o editor-chefe do Portal PHB em Nota foi surpreendido por um e-mail alarmante, assinado por um suposto hacker que se identificou como "Azael". Nesse e-mail, o indivíduo anunciou um iminente ataque cibernético ao site da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDpar). A ameaça provocou uma série de reações imediatas.


O reitor da instituição de ensino, João Paulo Sales, preocupado com a situação, entrou em contato com nossa equipe para obter mais informações sobre o conteúdo do e-mail e para comunicar que havia acionado a Polícia Federal, o órgão responsável pela investigação desse tipo de crime.

Por volta das 12 horas em ponto, o site da UFDpar de fato saiu do ar, como anunciado na ameaça. No entanto, não é possível afirmar categoricamente que a queda do site tenha sido resultado do ataque, uma vez que a instituição ainda não se pronunciou oficialmente sobre o incidente.


Nossa equipe realizou capturas de tela do site antes e depois da interrupção, documentando a instabilidade temporária. Notavelmente, o site retornou ao funcionamento normal após alguns minutos.

Deixamos espaço aberto para a reitoria da UFDpar emitir um possível comunicado esclarecendo o ocorrido. Até o fechamento desta matéria, aguardamos uma resposta da instituição.

Estaremos acompanhando de perto as atualizações deste incidente.

Da redação do Portal PHB em Nota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES