16/03/2023

Empresas de fibra ótica de Parnaíba participam de reunião realizada pela ASERPA


Aconteceu na manhã desta quinta-feira (16/03/2023) no auditório do Centro Administrativo de Parnaíba uma reunião promovida pela Agência Parnaibana de Regulação dos Serviços Públicos (ASERPA) com a participação de representantes do Ministério Público do Piauí, da Equatorial Piauí, da Câmara Municipal de Parnaíba e de diversas secretarias da Prefeitura de Parnaíba.


O objetivo da reunião foi discutir alguns problemas causados por fios de fibras óticas que muitas vezes não estão na altura adequada ou estão quebrados pelo chão das vias da cidade, além da regulação dessas empresas junto ao município e à empresa Equatorial/PI.


Durante a reunião, foi exibido um vídeo que mostra um senhor sofrendo um acidente devido a fios baixos no meio da via. Esse vídeo foi publicado no portal PHB em Nota. Veja aqui.

Fotos: Vanderlei Portela

A representante da Equatorial, Flaviane Martins, informou que algumas empresas não estão regulares junto à concessionária de energia e que algumas já foram notificadas. As empresas terão 30 dias para se adequarem, e depois disso, outras medidas serão tomadas. Entretanto, existem muitas empresas em Parnaíba que nem mesmo são identificadas devido à falta de etiquetas em seus fios.

Fotos: Vanderlei Portela

O Superintendente de Iluminação Pública da Prefeitura de Parnaíba, Leônidas Melo, relatou que tem recebido reclamações da população devido a algumas caixas dessas empresas estarem tampando a placa de identificação do poste, dificultando o trabalho da equipe de iluminação pública.

Fotos: Vanderlei Portela

O presidente da ASERPA, Francisco Tribuzana, explicou que o objetivo dessa primeira reunião com as empresas não é prejudicar ninguém. É apenas para o controle do município, pois nem mesmo sabe-se quantas empresas prestam esse tipo de serviço na cidade. Tribuzana falou que o prefeito Mão Santa incentiva as empresas a gerarem empregos na cidade, e, por isso, o objetivo do município não é prejudicar quem quer que seja, mas é necessário ter uma regulação para que essas empresas não sofram sanções devido à falta de documentação em dia.

Fotos: Vanderlei Portela

O Dr. Cristiano Peixoto, promotor do Ministério Público do Piauí, disse que é importante que essas empresas sejam devidamente identificadas, para que, caso ocorra algum problema causado pela prestação de serviço que não seja feita adequadamente, elas possam ser devidamente notificadas para resolver os problemas que possam acontecer.

Os representantes das empresas de fibra ótica também falaram na reunião e tiraram algumas dúvidas sobre as regularizações exigidas pela empresa Equatorial/PI. Eles reclamaram da falta de representantes de outras empresas que não estavam presentes na reunião.


Fotos: Vanderlei Portela

Uma das empresas que não enviou representante é a “OI”, e foi justamente ela que, segundo os representantes das outras empresas, tem causado transtorno devido à fiação que está nos postes, mas que não está em uso, e nunca foi retirada, causando embaraço no fio das outras empresas.

Fotos: Vanderlei Portela

O vereador Batista do Catanduvas estava representando a Câmara Municipal de Parnaíba. Ele falou que pensa em fazer uma audiência pública sobre o tema, pois tem recebido muitas reclamações da população sobre fios soltos pelas vias da cidade.

Da redação do Portal PHB em Nota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES