12/01/2023

UFDPAR desenvolve pesquisa com proteínas de plantas produtoras de látex


O docente e pesquisador Dr. Jefferson Soares de Oliveira, lotado no curso de Biomedicina é Coordenador do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq PQ2 e desenvolve atividades de pesquisa que envolvem caracterização bioquímica de proteínas de plantas produtoras de látex. Entre seus trabalhos, destaca-se o projeto intitulado “Proteínas extraídas do látex de Plumeria pudica: estudos bioquímicos e aplicados”.

Os estudos bioquímicos se referem a identificação e a caracterização de proteínas, enquanto os estudos aplicados têm por objetivo avaliar seus os efeitos benéficos em diferentes modelos. Os estudos desenvolvidos mostram que proteínas obtidas de látex podem ser utilizadas no tratamento de diferentes doenças inflamatórias. Mais recentemente, estas proteínas foram utilizadas como agentes redutores e estabilizadores na síntese de nanopartículas de prata e estas apresentaram forte atividade antimicrobiana bem como importante atividade catalítica na remoção de corantes.

Os principais resultados esperados da pesquisa compreendem o desenvolvimento de produtos e processos que venham mitigar problemáticas relacionadas a saúde humana e/ou animal e contribuir com a formação de recursos humanos altamente qualificados da região.

O grupo de pesquisa conta com a colaboração dos Doutorandos Bruna S Souza, Ana Clara S Sales, Francisca Dayane S Silva, Lucas A Moita, Luis Mesquita S Filho, Marcos A Ferreira; Mestrando Thalis F Souza; Iniciação Científica Lisandra P A Silva e Francidalia C Pereira. Em conjunto, os docentes, Dr. Jand-Venes R Medeiros, Dra. Durcilene A Silva, Dr. André L R Barbosa, (UFDPar); Dr. Márcio V Ramos, Dr. Cleverson D T Freitas (UFC); Dr. Ludovico Migliolo (UCDB); Dr. Davi Farias (UFPB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES