11/02/2021

Prefeitura de Parnaíba entrega sementes a produtores dos Assentamentos Lagoa do Prado, Cajueiro, Canaã do Norte e Monte Alegre


A Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria Municipal do Setor Primário e Abastecimento – SESPA, representada pelo Secretário Paulo Eudes Carneiro em parceria com a EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural PI), realizou a entrega de 3.000 mudas de Palma Forrageira, 300kg de sementes de milho e 270kg de feijão caupi para os produtores dos assentamentos Lagoa do Prado, Cajueiro, Canaã do Norte e Monte Alegre.

O Prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, determinou ao Secretário total apoio aos produtores e comunidades rurais.


A entrega contou com a participação do Coordenador Regional da EMATER-PI, engenheiro agrônomo Iomar Santos Pereira, e de técnicos da Secretaria do Setor Primário e Abastecimento. A ação foi realizada nessa quarta-feira, 10 de fevereiro.


A Palma Forrageira representa uma das principais alternativas de forrageiras para criadores do semiárido nordestino, especialmente durante o período de estiagem prologadas. Com a palma, o criador fornece ao mesmo tempo, água e comida para seus rebanhos. O milho é o principal componente da ração animal e participa com mais de 60% do volume utilizado na dieta animal de bovinos, ovinos, caprinos, aves e suínos. Além das rações, o milho pode ser utilizado na forma de silagem para alimentação animal entre outras destinações.

O Feijão-caupi tem grande relevância no setor produtivo de grãos do País, tanto como alimento como na geração de emprego e renda. É rico em proteínas, minerais e fibras e está presente na alimentação básica do dia a dia dos brasileiros, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.


Conforme as recomendações da equipe técnica da secretaria, composta pelos Engenheiro Agrônomos, Adailson Carvalho, André Fontenele, Deise Aragão Mattei, Diego Araújo, a palma forrageira pode ser consorciada com milho e feijão, promovendo um melhor aproveitamento da área plantada. Vale ressaltar que a secretaria citada conta ainda com Manoel Messias Gerente de Agricultura e Irrigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES