26/06/2026

Jovem é executado a tiros após criminoso pedir informação no interior do Piauí; polícia investiga

A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu dentro da residência antes da chegada da equipe médica.

Instituto Médico Legal (IML) removeu o corpo. Reprodução

Um jovem de 21 anos, identificado como Vicente Alex Oliveira, foi assassinado a tiros na noite desta quinta-feira (25), dentro da própria residência na cidade de Marcolândia, que faz fronteira com o estado de Pernambuco.

A Polícia Militar foi acionada com a informação de um possível homicídio na cidade e ao chegar ao local citado, confirmou o fato. No chão da residência havia um corpo com sinais de perfuração por arma de fogo. Ele morreu antes mesmo de receber atendimento médico.

Aos policiais, a companheira da vítima disse que um homem que usava uma jaqueta preta e um capacete, chegou ao local pedindo informação. Nesse momento Vicente abriu a janela e o criminoso efetuou disparos.

O suspeito fugiu após o ocorrido e até o momento não foi localizado. A motivação é desconhecida e o caso será investigado pela Polícia Civil do Piauí.

Fonte: Portal A10+ com informações do Cidades na Net

Não perca as promoções do Aniversário Paraíba!


No Aniversário Paraíba, a chuva de prêmios já começou! Aproveite ofertas imperdíveis, com preços que cabem no seu bolso, e concorra a milhares de prêmios.


E tem mais: quanto mais você comprar, maiores são as suas chances de ganhar. Aproveite também a facilidade de pagar em até 12x e faça suas compras com muito mais tranquilidade.

Sesc Mesa Brasil é homenageado durante simpósio realizado em Parnaíba por parceria com o Abrigo São José


O Programa Sesc Mesa Brasil foi homenageado durante o III Simpósio para Conscientização e Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, realizado no Centro de Qualificação Janete Moraes Sousa, em Parnaíba. O reconhecimento destacou a importante parceria mantida pelo programa com o Abrigo São José há mais de duas décadas.

A homenagem ocorreu no dia 18 de junho e ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Sesc Mesa Brasil desde 2004 junto à instituição de acolhimento. Ao longo desse período, o programa tem contribuído com a doação de alimentos e apoiado iniciativas voltadas à promoção da segurança alimentar, da dignidade e da qualidade de vida das pessoas idosas atendidas pelo abrigo.

Durante o evento, o reconhecimento foi recebido pela nutricionista Germanna Albuquerque, representando o Sesc Mesa Brasil. A homenagem reforçou a relevância das parcerias entre instituições para fortalecer a rede de proteção à pessoa idosa e ampliar ações voltadas à inclusão social, cidadania e garantia de direitos.

O III Simpósio reuniu profissionais, representantes de instituições e integrantes da rede de proteção à pessoa idosa para debater estratégias de conscientização e enfrentamento à violência contra esse público, reforçando a importância do trabalho integrado entre os diversos setores.


Ao agradecer a homenagem, o Sesc Mesa Brasil reafirmou seu compromisso de continuar apoiando instituições parceiras, fortalecendo ações de solidariedade, segurança alimentar e promoção da qualidade de vida das pessoas atendidas.

Da redação do Portal PHB em Nota

Tutor é preso suspeito de maus-tratos a cachorro em Parnaíba

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Um homem foi preso nesta quarta-feira (24), suspeito de maus tratos contra um cachorro na cidade de Parnaíba. De acordo com o delegado Renato Pinheiro, há cerca de dois meses a polícia já havia orientado o tutor sobre os cuidados com o animal após o registro de ocorrência.

“Ele foi orientado do que tinha que ser modificado. Fizemos a constatação lá e o cão estava na mesma situação. Desnutrido, desidratado e fraco. Não encontramos alimentação alguma e não tinha água limpa. Ele tinha uma corrente apertada e estava infestado de parasitas”, informou.

Após o resgate, o animal foi periciado e recebeu atendimento veterinário. “Ele testou positivo para leishmaniose visceral, mas já está sendo tratado. Ele agora encontra-se com uma tutora de nossa confiança”, disse o delegado.

O tutor do animal foi encaminhado para a Central de Flagrantes, onde ele foi autuado e submetido aos procedimentos cabíveis.

Fonte: Cidadeverde.com

Interno de 62 anos é encontrado morto dentro de cela na Penitenciária Mista de Parnaíba

As causas da morte deverão ser investigadas por meio de laudo pericial para determinar se o óbito ocorreu por motivos naturais ou complicações da saúde do interno.

Francisco José Cardoso da Silva. Foto: reprodução/Portal do Catita.

Um detento identificado como Francisco José Cardoso da Silva, de 62 anos, morreu no início da madrugada desta quinta-feira (25) no interior da Penitenciária Mista de Parnaíba. O idoso havia retornado do hospital poucas horas antes de ser localizado sem vida.

De acordo com informações preliminares, o interno passou mal na noite de quarta-feira (24) e precisou ser encaminhado com urgência a uma unidade de saúde local. Após receber atendimento médico, apresentar melhora em seu quadro clínico e ser devidamente medicado, ele recebeu alta e foi reconduzido ao sistema prisional.

Por volta de 1h da madrugada, no entanto, agentes e policiais penais encontraram o idoso já sem sinais vitais dentro de sua cela.
Histórico

Francisco José havia sido preso pela Polícia Civil em março deste ano, em cumprimento a mandados de prisão que estavam em aberto contra ele pelos crimes de furto e tráfico de drogas.

As causas da morte deverão ser investigadas por meio de laudo pericial para determinar se o óbito ocorreu por motivos naturais ou complicações da saúde do interno.

Fonte: Infoco Piauí

25/06/2026

Morre o ator Feliciano Popó, o Zé Leitão do filme 'Ai que Vida'

Humorista piauiense ficou conhecido em todo o Brasil pelo personagem marcante da comédia nordestina.

Humorista piauiense ficou conhecido em todo o Brasil pelo personagem marcante da comédia nordestina | Foto: Reprodução

O ator e humorista piauiense Feliciano Popó ,conhecido nacionalmente por interpretar o personagem Zé Leitão no filme 'Ai Que Vida!', morreu nesta quinta-feira (25) aos 77 anos, no município de Açailândia no estado do Maranhão. A informação foi divulgada por familiares e amigos. O artista ganhou destaque ao interpretar o irreverente prefeito da fictícia cidade de Poço Fundo, um dos personagens mais lembrados da comédia nordestina.

A causa da morte ainda não foi divulgada, segundo o cineasta Cícero Filho, Feliciano já passava por problemas de saúde e por esse motivo não participou de uma campanha feita pelo elenco do filme. Cícero também tinha confirmado a participação dele na continuação do filme 'Ai que Vida'.

Sucesso em "Ai Que Vida!"

Natural de Pedro II, no norte do Piauí, Feliciano Popó cresceu em Poção de Pedras, no Maranhão, onde foi descoberto pelo cineasta Cícero Filho. Na época, ele trabalhava como gari e acabou sendo convidado para participar dos testes do filme "Ai Que Vida!", lançado em 2008.

Segundo Cícero Filho, o ator, que era analfabeto, surpreendeu durante a seleção para o elenco ao compreender rapidamente a proposta do personagem Zé Leitão, um prefeito criado para satirizar a escolha de políticos despreparados.

"O Feliciano Popó é uma pessoa que eu encontrei na época quando ele trabalhava como gari, lá na minha cidade, Poção de Pedras, interior do Maranhão, e sempre muito alegre, sempre muito positivo. Ele era analfabeto, mas muito esforçado, e aí entrou num teste do filme. Eu achei incrível, porque ele pegou de primeira a ideia do texto, executou com maestria e trouxe todo o sarcasmo que a gente estava precisando para o personagem", afirmou o cineasta.

O desempenho de Feliciano ajudou a transformar Zé Leitão em um dos personagens mais lembrados do cinema regional. De acordo com Cícero Filho, o sucesso de "Ai Que Vida!" ultrapassou as fronteiras do Nordeste e consolidou a produção como uma referência do cinema independente brasileiro.

"Essa ideia explodiu no Brasil com 'Ai Que Vida!', esse filme que é referência de cinema independente nordestino até hoje", destacou o diretor.

Mesmo após o sucesso do longa, Feliciano Popó continuou participando de produções de humor regional e manteve o personagem Zé Leitão vivo em vídeos e conteúdos publicados nas redes sociais, permanecendo como um dos rostos mais conhecidos da comédia popular nordestina.
querido entre o elenco do filme

O apresentador Wellington Alencar, que integrou o elenco de "Ai Que Vida!", interpretando o Jerod, destacou que a convivência entre os participantes do filme criou uma relação próxima ao longo dos anos.

"É triste pra nós, né? Porque o Ai Que Vida nos conectou de tal forma que nós somos hoje uma família, né? E o Feliciano Popó era uma pessoa muito querida, muito cheia de alegria", afirmou.

Wellington também relatou que a saúde do ator já inspirava preocupação entre amigos e colegas desde o ano passado. De acordo com ele, Feliciano não conseguiu participar de atividades realizadas recentemente pelo grupo devido ao estado de saúde.

"Desde o ano passado que ele não pôde participar com a gente de uma campanha e já havia um temor sobre a saúde mais fragilizada dele", disse.

O apresentador ainda destacou que o ator será lembrado pelos momentos compartilhados ao longo da trajetória profissional. "Ele vai estar sempre morando nas nossas melhores lembranças", completou.

Nota da TVM Filmes

Em nota, o cineasta Cícero Filho lamentou a morte do amigo e destacou a importância de Feliciano Popó para a história do audiovisual nordestino.

É com imenso pesar que a TvM FILMES recebe a notícia do falecimento do querido ator Feliciano Popô, inesquecível intérprete do prefeito Zé Leitão, personagem que marcou para sempre a história do nosso filme "Ai Que Vida", o maior sucesso da nossa trajetória. Neste momento de profunda tristeza, manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e aos milhares de fãs que aprenderam a admirar seu talento, carisma e generosidade.

Feliciano deixa um legado que permanecerá vivo na memória do cinema nordestino e no coração de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e de rir com seu inesquecível personagem.

Descanse em paz, querido amigo. Sua arte será eterna.

Salvo saudosamente,

Cícero Filho - Cineasta

Fonte: Portal MeioNews

Motorista morre após carro sair da pista e ser encontrado dentro de riacho no Sul do Piauí

Foto: Reprodução

Um grave acidente registrado na região de Redenção do Gurguéia Piauí, resultou na morte de uma pessoa, segundo informações preliminares da Polícia Militar. O caso teria ocorrido durante a madrugada desta quarta-feira (24/06), mas o veículo só foi localizado nas primeiras horas da manha dessa quinta-feira (25/06).

De acordo com as informações iniciais, o carro foi encontrado dentro de um riacho às margens da rodovia que dá acesso ao município de Redenção do Gurguéia. A suspeita é de que o motorista tenha perdido o controle da direção antes de sair da pista e cair no local.

A vítima foi identificada preliminarmente como Gláucia Pessoa. Equipes das forças de segurança foram acionadas para atender a ocorrência e realizar os procedimentos necessários no local do acidente.

As circunstâncias que provocaram a saída de pista ainda serão investigadas. Até o momento, as autoridades seguem em busca de mais informações para esclarecer a dinâmica do ocorrido e confirmar oficialmente os dados relacionados à vítima e ao acidente.

Foto: Reprodução

Fonte: 180Graus

Mulher agredida na rua teria apontado autores antes de morrer; policia investiga

Foto: Benonias Cardoso / Cidadeverde.com

A Delegacia de Feminicídio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga a morte de Cleidiane Castelo Branco Rodrigues, de 38 anos, ocorrida na última segunda-feira (22), bo HUT, em Teresina. Familiares da vítima afirmam que ela teria sido espancada dias antes e chegou a relatar quem seriam os responsáveis pelas agressões.

Segundo o delegado responsável pela investigação, Danúbio Dias, a principal suspeita já foi identificada e deverá ser interrogada nesta sexta-feira (26). Um homem, apontado como companheiro da vítima, também foi citado por familiares.


“A autora das agressões já está identificada e o interrogatório está agendado para amanhã. A testemunha ouvida não relatou a participação do companheiro, dizendo, ao contrário, que sequer sabia. Ele é morador de rua e ainda não o localizamos para ouvi-lo”, informou o delegado.

De acordo com a investigação, Cleidiane teria sido agredida no dia 20 de junho, na região do bairro Ilhotas, zona Sul da capital, e morreu três dias depois. A vítima foi atendida inicialmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Promorar e, posteriormente, transferida para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde morreu. A polícia, no entanto, trabalha com cautela diante das informações iniciais.


“Essa versão é a apresentada pelos familiares, importante ressaltar. No momento estamos tendo cautela, porque a declaração de óbito não relatou agressão física. Estou aguardando o médico legista, que definirá a causa morte. Pelas fotos que tivemos acesso, não se veem lesões aparentes”, explicou.

A principal linha de investigação aponta que a motivação do crime pode estar relacionada a ciúmes.

“A autora tinha ciúmes da vítima em razão de a vítima ter se relacionado com um companheiro dela”, afirmou o delegado.

Ainda segundo a polícia, Cleidiane era usuária de drogas, vivia em situação de rua e possuía registro policial por ameaça. O caso segue sendo investigado.

Padeiro é preso suspeito de estuprar mulher com deficiência dentro de panificadora no Piauí

De acordo com a polícia, vítima teria sido atraída pelo suspeito para uma panificadora onde ele trabalhava.

Foto: reprodução / Polícia Civil

Um padeiro de 51 anos, identificado pelas iniciais E.S.F., foi preso nesta quinta-feira (25), suspeito de estuprar uma mulher de 50 anos com deficiência intelectual, em Campo Maior, no Norte do Piauí.

De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu em maio deste ano. A vítima estava varrendo a calçada de casa quando teria sido atraída pelo suspeito para uma panificadora onde ele trabalhava. Segundo as investigações, no local o homem teria cometido atos de violência sexual, causando lesões na vítima.

A identificação do suspeito foi possível após análise de documentos técnicos, incluindo relatório de atendimento e laudo pericial sexológico, além de outros elementos reunidos durante a apuração.

Como denunciar

Casos de abuso e exploração podem ser denunciados pelos telefones 180 e Disque 100. Em situações de emergência, a Polícia Militar deve ser acionada pelo 190.

Fonte: PortalClubeNews

Delegada pede transferência de delegacia onde Corregedoria e MP investigam denúncias de assédio moral

Francineide Fontes será lotada em delegacia de Valença do Piauí após solicitação própria; investigação inclui boletim por ameaça e prevê depoimento de ao menos 10 servidores.

Delegacia Seccional de Picos — Foto: PC-PI

A delegada da Polícia Civil do Piauí (PCPI), Francineide Fontes, teve a transferência da Delegacia Seccional de Picos, no Sul do estado, assinada em portaria na terça-feira (23). A mudança ocorre cerca de um mês após o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) abrir um procedimento para investigar denúncias de assédio moral e avaliar a saúde mental de servidores da PCPI na cidade. Um delegado também registrou um boletim de ocorrência contra ela.

Ao g1, o delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, afirmou que a transferência foi feita a pedido da própria delegada e não tem caráter punitivo. Francineide deve assumir uma vaga na Divisão da Mulher e Grupos Vulneráveis (Deamgv), em Valença do Piauí. A portaria ainda será publicada no Diário Oficial do Estado.

Segundo a portaria, a delegada pediu remoção para uma unidade fora da Seccional de Picos. Com a mudança, ela vai atuar na Deamgv de Valença do Piauí, responsável por investigar casos de violência doméstica, familiar e sexual contra mulheres, além de crimes contra pessoas em situação de vulnerabilidade.

"Já havia uma demanda em Valença para que fosse lotada uma delegada, para atuar na divisão de proteção à mulher e grupos vulnerabilizados", explicou o delegado-geral.

Procedimento do Ministério Público e BO de delegado

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) instaurou, em maio, um procedimento administrativo para investigar denúncias de assédio moral e avaliar a saúde mental de delegados e outros servidores da Polícia Civil em Picos.

O caso ganhou repercussão após o delegado Rodrigo Morais, titular da 1ª Delegacia de Picos, registrar um boletim de ocorrência contra a então chefe imediata, Francineide Fontes, por suposta ameaça. Ele levou a denúncia às redes sociais em 1º de junho.

Ao g1, Rodrigo Morais afirmou que cerca de 10 servidores da Delegacia de Picos devem prestar depoimento.

Segundo o delegado, a denúncia envolve casos de assédio moral e jornadas excessivas de trabalho, que chegaram a provocar afastamentos de servidores.

"Estamos gritando por socorro aos nossos gestores superiores para que olhem para Picos. Os casos de assédio moral aqui são inúmeros. São inúmeros servidores, entre delegados, oficiais investigadores e outros que estão dispostos a falar", disse o delegado.

"Eu dei um plantão hoje, meu último procedimento foi às 4h30. Como é que 8h eu vou estar na delegacia dando expediente diário? É incompatível com a natureza humana você ser escalado em seis, sete, oito plantões e acumular com expediente diário. Aí vêm síndrome de burnout e licenças psiquiátricas, que causam ao Estado um custo muito maior do que o benefício de acumulação", completou o delegado.

O delegado afirmou ainda que profissionais deixaram Picos após episódios recorrentes de perseguição.

Ao g1, a Corregedoria da Polícia Civil do Piauí informou que apura diversos procedimentos envolvendo Picos, incluindo assédio moral, mas mantém as informações sob sigilo durante a fase investigativa.

Fonte: G1/PI

Três suspeitos são presos e dois adolescentes apreendidos por sequestro relâmpago de motorista do Piauí

Vítima foi obrigada a ir para o banco traseiro do veículo, enquanto os criminosos assumiram o controle do carro, realizaram agressões físicas e exigiram acesso às contas bancárias do motorista.

Três suspeitos são presos e dois adolescentes apreendidos por sequestro relâmpago de motorista em Teresina - Foto: Divulgação

Uma operação da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) resultou na prisão de três pessoas e na apreensão de dois adolescentes envolvidos em um sequestro relâmpago contra um motorista de aplicativo, ocorrido na zona Norte de Teresina.

Segundo as investigações, três homens solicitaram uma corrida no bairro Buenos Aires e, durante o trajeto, anunciaram o assalto utilizando uma arma branca. A vítima foi obrigada a ir para o banco traseiro do veículo, enquanto os criminosos assumiram o controle do carro, realizaram agressões físicas e exigiram acesso às contas bancárias do motorista.

Sob ameaças, o motorista transferiu R$ 790 para uma conta ligada a um adolescente de 14 anos. A partir do registro da ocorrência, as forças de segurança iniciaram diligências que levaram à identificação e localização dos envolvidos.

Um dos suspeitos foi preso após ser reconhecido pela vítima e, durante depoimento, confessou participação no crime e apontou os demais integrantes do grupo. As investigações também identificaram a participação de um adolescente de 17 anos na movimentação dos valores obtidos com a ação criminosa.

Durante a operação, os policiais apreenderam uma arma de fogo utilizada pelo grupo. De acordo com a SSP, o armamento era compartilhado entre os envolvidos e foi localizado após indicação de um dos adolescentes apreendidos.

A vítima precisou ser encaminhada para atendimento médico e passou por procedimento cirúrgico devido às agressões sofridas. A ação foi coordenada pela Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP) e pela Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE).

Fonte: Lupa1

Instituto Profissional 360° abre inscrições para cursos com estágio garantido em Parnaíba


Quem deseja se qualificar para o mercado de trabalho e aumentar as chances de conquistar uma vaga de emprego já pode aproveitar uma nova oportunidade oferecida pelo Instituto Profissional 360°.

A instituição está com inscrições abertas para uma capacitação que reúne três cursos em uma única matrícula: Frentista, Atendimento ao Cliente e Operador de Caixa. A proposta é preparar os alunos para atuar em diferentes áreas do comércio e dos serviços, setores que seguem entre os que mais geram oportunidades de emprego.

Além da formação profissional, os participantes terão acesso a estágio garantido, permitindo colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso e fortalecer o currículo.

As aulas terão início no dia 13 de junho e serão realizadas aos sábados, no SESC – Centro Educacional Cívico-Militar Miranda Osório.

Investimento
  • Matrícula: R$ 29,90
  • Mensalidades: 2 parcelas de R$ 85,00
ou
  • Pagamento à vista: R$ 150,00
De acordo com a organização, as vagas são limitadas e a recomendação é que os interessados realizem a inscrição o quanto antes para garantir participação.

As inscrições podem ser feitas por meio do formulário online:


O Instituto Profissional 360° destaca que a qualificação profissional é um diferencial importante para quem busca ingressar ou crescer no mercado de trabalho, ampliando as possibilidades de contratação e desenvolvimento na carreira.

BiblioSesc promove oficinas culturais e mobiliza mais de 130 estudantes no litoral piauiense


Durante o mês de junho, o BiblioSESC promoveu uma série de atividades culturais e literárias em escolas dos municípios de Ilha Grande, Praia do Coqueiro e Praia do Macapá, alcançando mais de 130 estudantes por meio de oficinas voltadas à leitura, à escrita e à valorização de manifestações culturais.

Nos dias 1º, 2 e 3 de junho, 70 alunos participaram da Oficina de Slam, Hip-Hop e Criação Literária. A atividade foi conduzida pelo artista Alisson Pangolim e trabalhou elementos da cultura urbana como ferramentas de expressão, criatividade e incentivo à leitura. Durante os encontros, os estudantes tiveram contato com práticas de escrita e oralidade inspiradas no slam e no movimento hip-hop, explorando novas formas de comunicação e produção artística.

Já no dia 19 de junho, o projeto realizou a Oficina de Cordel nas escolas municipais João Batista Costa e José Elias dos Santos, em Ilha Grande, reunindo 67 alunos. Ministrada pelo artista Eudes Santos, a atividade apresentou aos participantes elementos da literatura de cordel, estimulando o interesse pela cultura popular nordestina e pelas tradições literárias da região.


As ações contaram com o acompanhamento das colaboradoras Silvana Teles e Ana Roberta, além da supervisora Mariana Nunes. As oficinas integram o trabalho do BiblioSESC de incentivo à leitura e democratização do acesso à cultura, promovendo experiências que aproximam estudantes de diferentes linguagens artísticas e fortalecem a valorização das manifestações culturais presentes em seus territórios.

Assessoria de Comunicação

Parnaíba ganha nova Central de Alternativas Penais e ampliação de unidade prisional

Foto: Ascom Sejus Piauí

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) inaugurou, nesta quinta-feira (25), a nova sede da Central Integrada de Alternativas Penais (CIAP) em Parnaíba, no litoral do estado.

O espaço está localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, no Centro da cidade, e tem como objetivo fortalecer as ações voltadas à ressocialização e ao acompanhamento de pessoas que cumprem medidas alternativas à prisão.As alternativas penais são previstas na legislação brasileira e abrangem medidas como penas restritivas de direitos, suspensão condicional do processo e da pena, conciliação, mediação e práticas de justiça restaurativa. Também incluem medidas cautelares que podem substituir a prisão preventiva em situações específicas.

Segundo a Sejus, a inauguração ocorreu no mesmo dia em que o Governo do Estado entregou novas estruturas na Penitenciária Mista de Parnaíba, incluindo um refeitório e a ampliação do número de vagas na unidade prisional.

Foto: Ascom Sejus Piauí

Investimentos em estrutura e ressocialização

Durante a solenidade, o gerente da Penitenciária Mista de Parnaíba, Vinicius Rodrigues, destacou que os investimentos beneficiam tanto os internos quanto os profissionais que atuam na unidade.

“Essas melhorias contemplam duas grandes frentes: melhores condições de acolhimento e dignidade para os presos e melhores condições para quem trabalha na unidade. A logística faz toda a diferença. Não é apenas chegar e encarcerar. Existe todo um caminho que precisa ser percorrido para que o trabalho seja realizado”, afirmou.

Segundo ele, a ampliação da estrutura contribui diretamente para o fortalecimento das ações de ressocialização.

“Esse refeitório traz dignidade não apenas para os policiais, mas também para os internos. A ampliação do número de vagas possibilita um trabalho ainda melhor, principalmente nas ações de ressocialização. Vamos trabalhar firmemente a disciplina, mas também projetos, educação e atendimentos espirituais para que possamos contribuir para a transformação dessas pessoas”, ressaltou.

Foto: Ascom Sejus Piauí

Ampliação de vagas e combate à superlotação

O secretário de Justiça do Piauí, Heitor Bezerra, ressaltou que os investimentos fazem parte do planejamento da atual gestão para ampliar a capacidade e melhorar as condições do sistema penitenciário estadual.

“Aqui em Parnaíba estamos entregando hoje 100 vagas. Daqui a dois meses, entregaremos mais 100. A unidade começou com 176 vagas e passará a contar com mais de 600. Isso mostra que estamos praticamente triplicando a capacidade da unidade”, afirmou.

De acordo com o secretário, a ampliação da estrutura é fundamental para garantir condições adequadas de reintegração social. “Só é possível realizar um trabalho de reintegração social, promover oportunidades de trabalho e educação, se houver condições adequadas. Isso passa pela quantidade de vagas, pela qualidade das estruturas e pelo reforço do efetivo”, destacou.

Heitor Bezerra informou ainda que a unidade recebeu recentemente 28 novos policiais penais e conta com uma equipe multiprofissional para atendimentos nas áreas de saúde, educação e assistência religiosa. Questionado sobre o acompanhamento dos egressos do sistema prisional, o secretário destacou o trabalho desenvolvido pelo programa Foco Social.

“No Piauí, temos o Foco Social, que acompanha mais de 2 mil pessoas que já cumpriram suas penas e hoje estão sendo reintegradas por meio de atividades que contribuem para uma vida digna”, afirmou.

O secretário também comentou o cenário da superlotação carcerária, problema enfrentado pela maior parte dos estados brasileiros.

“Quando assumimos a Secretaria de Justiça, tínhamos cerca de 3 mil vagas e 5.300 pessoas privadas de liberdade. Hoje, temos mais de 4.870 vagas e a população carcerária ultrapassa 8.500 internos. Até o fim da gestão, com as obras previstas, devemos alcançar mais de 6 mil vagas no sistema prisional do estado”, explicou.

Segundo ele, a construção de novas estruturas e a melhoria das condições de trabalho dos policiais penais refletem diretamente na segurança e no processo de ressocialização.

“Quem chega com uma solução simples para o sistema prisional está equivocado. A solução é complexa e passa por diversas medidas. Estamos investindo em estruturas, reforço de efetivo, educação e trabalho para que possamos entregar um sistema mais humanizado e que gere resultados para toda a sociedade”, concluiu.

Fonte: Cidadeverde.com

Parnahyba embarca para jogo de volta contra o Águia de Marabá, pela segunda fase da Série D

Equipe deixa Teresina e pega avião com destino à cidade paraense, grupo faz escala em Belo Horizonte antes de desembarcar na cidade da partida do próximo fim de semana.

Embarque do Parnahyba no aeroporto de Teresina — Foto: Julio Costa

O Parnahyba deixou o aeroporto Petrônio Portela, em Teresina, com destino a Marabá, no Pará, onde será realizado o jogo de volta contra o Águia de Marabá, pela segunda fase do Campeonato Brasileiro Série D 2026. A delegação do clube piauiense saiu de Parnaíba na manhã desta quarta-feira, de ônibus, rumo à capital do estado.

Antes de desembarcar em Marabá, a delegação do Parnahyba fará uma escala aérea em Belo Horizonte. A equipe azulina realizará seus dois últimos treinamentos na quinta e na sexta-feira, já na cidade do interior paraense.

Para o jogo, o técnico Zé Augusto tem dois desfalques confirmados para a partida: o volante Leandro Sobral e o atacante Júnior Saudade, ambos ainda em tratamento de lesão na coxa. No entanto, a equipe conta com o retorno do volante Léo Santos, que se recuperou de problemas físicos. Os atacantes Cremosinho e Kessinho também passaram por exames e foram liberados para a viagem até Marabá.

Embarque do Parnahyba no aeroporto de Teresina — Foto: Julio Costa

Situação do Parnahyba no momento
  • Retorno: Léo Santos (recuperado de lesão)
  • Desfalques: Júnior Saudade e Leandro Sobral (lesionados).
Embarque do Parnahyba no aeroporto de Teresina — Foto: Julio Costa

No último domingo, o Parnahyba venceu o Águia de Marabá por 2 a 1, no estádio Pedro Alelaf, em Parnaíba, pela partida de ida da segunda fase do Campeonato Brasileiro Série D 2026. Kessinho e Erick marcaram para o Azulino, enquanto o Alex balançou as redes para a equipe paraense. Com o resultado, o Parnahyba garantiu a vantagem do empate para a partida de volta.

Parnahyba x Águia de Marabá - Série D 2026 — Foto: Weslley Douglas

A partida de volta entre Águia de Marabá e Parnahyba, pela segunda fase do Campeonato Brasileiro Série D 2026 será no sábado, dia 27 de junho, às 17h, no Zinho de Oliveira, em Marabá.

Águia de Marabá x Parnahyba

Data: 27 de junho (sábado);
Horário: 17h;
Local: estádio Zinho de Oliveira, em Marabá.

Fonte: GE/PI
 

COOKIES