25/06/2026

TCE multa prefeita de Buriti dos Lopes por irregularidades em dispensa para compra de veículos novos

Tribunal aponta falta de transparência, ausência de publicidade e exigências que poderiam restringir a concorrência na aquisição de veículos.

TCE multa prefeita de Buriti dos Lopes por irregularidades em dispensa para compra de veículos novos. Reprodução

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí julgou procedente uma representação contra a Prefeitura de Buriti dos Lopes e aplicou multa de 2.000 UFRs à prefeita Laura Rosa (PP) por irregularidades identificadas nas Dispensas Eletrônicas nº 010/2025 e nº 011/2025, destinadas à aquisição de veículos novos para o município.

A decisão unânime acolheu o parecer do Ministério Público de Contas e concluiu que a administração municipal descumpriu regras da nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), comprometendo princípios como transparência, publicidade e prestação de contas.

Segundo o acórdão, a denúncia apontava que o edital estabelecia um prazo de entrega considerado incompatível com a realidade do mercado de veículos novos, já que não levava em conta etapas obrigatórias como emissão de nota fiscal, emplacamento, regularização documental e transporte até o município. Também foram questionadas a exigência de atestado de capacidade técnica sem justificativa legal, a falta de clareza sobre a entrega dos veículos já emplacados e a indicação de marca e modelo específicos sem fundamentação técnica, circunstâncias que poderiam restringir a competitividade entre fornecedores.

Durante a instrução do processo, a prefeita alegou que a representação teria perdido o objeto porque o procedimento inicial não foi concluído. O argumento, porém, foi rejeitado pelo Tribunal. Para o relator, ainda que a dispensa eletrônica não tenha prosperado, permanecia a necessidade de analisar a legalidade da contratação direta realizada posteriormente e de verificar se foram cumpridas as exigências legais de transparência.

Na análise dos autos, o TCE concluiu que a Prefeitura deixou de cadastrar o procedimento e a contratação direta nos sistemas Licitações Web e Contratos Web, não publicou os atos no Portal da Transparência nem no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) e ainda deixou de fornecer informações solicitadas pela fiscalização. A Corte destacou que essas omissões impedem o acompanhamento da contratação pelos órgãos de controle e pela sociedade, além de dificultarem a verificação de pagamentos e da execução do contrato.

Além da multa aplicada à prefeita, o Tribunal emitiu alertas para que o município passe a observar rigorosamente a legislação nas próximas contratações, evitando exigências restritivas sem justificativa técnica e garantindo que todos os procedimentos de contratação direta sejam devidamente cadastrados e divulgados nos sistemas oficiais, assegurando transparência e ampla concorrência.

Fonte: Portal A10+

Vereadora presa ao sacar R$ 500 mil em banco no PI consegue liberdade provisória após pagar fiança

Nalvinha Melo (PDT) é investigada por lavagem de dinheiro e passou por audiência de custódia nesta quinta (25). Defesa afirma que origem do valor é lícita.

Vereadora é presa pela PF após sacar R$ 500 mil em agência bancária no PI; suspeita de lavagem de dinheiro — Foto: Reprodução

A vereadora Nalvinha Melo (PDT), presa dentro de uma agência bancária em Piripiri ao sacar aproximadamente R$ 500 mil, teve liberdade provisória concedida após pagar fiança de R$ 20 mil. Ela é investigada por lavagem de dinheiro e passou por audiência de custódia nesta quinta-feira (25).

Ao g1, Carolina Calvacante, advogada da parlamentar, afirmou que "a defesa demonstrará judicialmente a origem lícita dos valores, bem como a licitude de sua destinação". Veja posicionamento completo.

A reportagem também entrou em contato com a Câmara de Piripiri e o Partido Democrático Trabalhista (PDT) para obter um posicionamento sobre o assunto e aguarda retorno.

De acordo com a Polícia Federal (PF), a movimentação financeira é supostamente incompatível com a capacidade econômica declarada de Nalvinha Melo. Além do dinheiro, comprovantes bancários e um celular foram apreendidos com a parlamentar.

"A ação foi motivada por informações que apontavam movimentações financeiras suspeitas, bem como por indícios de que as operações realizadas por empresas a ela vinculadas estariam relacionadas a contratos celebrados com a Administração Pública", informou a PF.

Nalvinha Melo tomou posse como vereadora na Câmara Municipal de Piripiri no dia 15 de agosto de 2025. Ela ocupou a vaga deixada por Chintia Resende (PDT), atual secretária de governo do município.

A PF apura ainda o envolvimento de outras pessoas físicas e jurídicas no suposto crime.

Veja nota da defesa

A defesa já atua no caso e, neste primeiro momento, obteve a concessão da liberdade da investigada, por reconhecer o Poder Judiciário a ausência dos requisitos que justificassem a manutenção da prisão cautelar.

Cumpre destacar que a realização de saque de vultosa quantia em espécie, por si só, não constitui fato típico previsto no ordenamento jurídico brasileiro, não sendo suficiente para caracterizar qualquer ilícito penal.

No momento processual oportuno, a defesa demonstrará judicialmente a origem lícita dos valores, bem como a licitude de sua destinação, a qual, inclusive, foi previamente informada quando do provisionamento e da movimentação dos recursos.

A defesa confia que, ao final da instrução, ficará plenamente comprovada a inexistência de qualquer prática criminosa, reafirmando seu compromisso com o respeito ao devido processo legal, à presunção de inocência e ao pleno exercício do direito de defesa.

Fonte: G1/PI

PF e CGU investigam esquema de fraudes em licitações e corrupção no Piauí durante Operação Expansão de Domínio


A Polícia Federal (PF), com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou, na manhã desta quarta-feira (10), a Operação Expansão de Domínio para investigar um suposto esquema de fraudes em licitações, corrupção, associação criminosa e lavagem de dinheiro envolvendo contratos públicos no Piauí.

Por determinação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, além de três medidas cautelares de afastamento de agentes públicos de suas funções. As ações ocorreram nos municípios de Bela Vista do Piauí, São Braz do Piauí, São Raimundo Nonato, Corrente e Sebastião Barros.

Além das medidas judiciais, a decisão também determinou a suspensão imediata dos contratos administrativos vigentes da empresa investigada com órgãos públicos. A empresa também está proibida de firmar novos contratos, convênios ou instrumentos semelhantes com a Administração Pública enquanto as investigações estiverem em andamento.

As investigações tiveram início após denúncias de possíveis irregularidades em um processo licitatório envolvendo uma empresa fornecedora de materiais hospitalares e odontológicos que atua em diversos municípios piauienses.

De acordo com a Polícia Federal, há indícios de que licitações teriam sido direcionadas para favorecer a empresa investigada, mediante o pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos. O suposto esquema também teria influenciado a execução de contratos administrativos.

A Operação Expansão de Domínio tem como objetivo reunir novas provas, esclarecer a dinâmica dos fatos e identificar todos os envolvidos, além de apurar eventuais responsabilidades nas esferas criminal e administrativa.

A PF destacou que as investigações continuam e que novas medidas poderão ser adotadas conforme o avanço da apuração.

Da redação do Portal PHB em Nota

Mulher morre em hospital após ser brutalmente espancada no Piauí; dupla é suspeita

Foto: Reprodução

Uma mulher identificada apenas como Cleidiane morreu após ser vítima de uma violenta agressão em Teresina. A denúncia foi feita por familiares, que afirmam que ela foi espancada por uma mulher e pelo próprio companheiro. Antes de morrer, a vítima teria relatado detalhes do crime e apontado os supostos responsáveis.

De acordo com uma familiar, que preferiu não se identificar, o companheiro de Cleidiane mantinha um relacionamento simultâneo com ela e outra mulher. Os dois teriam participado das agressões, que deixaram a vítima com diversos ferimentos pelo corpo. Após o espancamento, Cleidiane foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Promorar e, posteriormente, encaminhada ao Hospital do Monte Castelo.

Ainda segundo a família, a mulher apresentava sinais de extrema debilidade e desidratação. Antes de falecer, ela teria informado quem eram os autores das agressões. Os suspeitos seriam usuários de drogas. O caso foi encaminhado ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que ficará responsável pela investigação das circunstâncias da morte.

Fonte: 180Graus

Colisão entre caminhonetes deixa três pessoas feridas na BR-222, no Norte do Piauí

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado às 5h22 e enviou equipes ao local para prestar atendimento.

Colisão entre veículos deixa feridos no Piauí | Foto: Reprodução/Revista AZ

Três pessoas ficaram feridas após um acidente envolvendo duas caminhonetes Toyota Hilux na madrugada desta quinta-feira (25), na BR-222, entre os municípios de Batalha e Esperantina, no Norte do Piauí. O acidente ocorreu por volta das 5h da manhã, na região conhecida como Ladeira do Aposento.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado às 5h22 e enviou equipes ao local para prestar atendimento. As vítimas são um homem e duas mulheres, encaminhados ao Hospital Municipal de Batalha para avaliação médica.

Até o momento, o estado de saúde dos feridos não foi divulgado.

Uma das caminhonetes capotou após o impacto

Segundo informações apuradas, uma das caminhonetes seguia de Luzilândia com destino a Teresina quando ocorreu a colisão. Após o impacto, o veículo capotou às margens da rodovia. No veículo estavam as três pessoas que ficaram feridas, incluindo o motorista.

O condutor da segunda caminhonete é morador da cidade de Batalha. Ele seguia no sentido Esperantina e não sofreu ferimentos.

Polícia Militar controlou o trânsito na rodovia

Uma equipe da Polícia Militar esteve no local para realizar os primeiros levantamentos sobre o acidente e garantir a segurança do tráfego durante o atendimento às vítimas. Os policiais também acompanharam os trabalhos de remoção dos veículos envolvidos. As causas da colisão deverão ser investigadas pelos órgãos competentes.

Via MeioNews
(Com informações do Revista AZ)

PIAUÍ: homem é preso por importunação sexual após reincidir e já ter sido detido em caso com criança

Outro fator determinante para a medida foi o histórico recente do investigado. Em abril deste ano, ele já havia sido preso após ser flagrado praticando atos libidinosos em via pública, na presença de uma criança.

Homem é preso por importunação sexual em Teresina. (Foto: reprodução)

Um homem identificado pelas iniciais A.C.D.S. foi preso preventivamente, nesta quinta-feira (25), em Teresina, sob suspeita de envolvimento em crimes de importunação sexual praticados de forma reiterada contra uma funcionária de um estabelecimento comercial na zona Norte da capital.

Segundo as investigações, o suspeito teria exposto os órgãos genitais à vítima em mais de uma ocasião, além de dirigir comentários invasivos e constrangedores enquanto ela exercia suas atividades profissionais. A apuração aponta que os episódios não foram isolados, o que levou ao reforço das medidas judiciais para impedir a continuidade das práticas.

A decisão pela prisão preventiva foi tomada pela Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, com base nos elementos reunidos no Inquérito Policial. O entendimento do Judiciário considerou a gravidade concreta das condutas, o risco de reincidência e a necessidade de preservação da ordem pública.

Outro fator determinante para a medida foi o histórico recente do investigado. Em abril deste ano, ele já havia sido preso após ser flagrado praticando atos libidinosos em via pública, na presença de uma criança. Na ocasião, conforme relatado na investigação, o homem se masturbava enquanto chamava a vítima, chegando a oferecer doces para atraí-la.

A repetição de comportamentos semelhantes foi apontada como indicativo de periculosidade e reforçou a necessidade de manter o investigado afastado do convívio social, segundo a decisão judicial.

O caso segue sob investigação, e o suspeito permanece à disposição da Justiça. Autoridades destacam a importância da denúncia por parte da população para o combate a crimes dessa natureza, especialmente aqueles que atentam contra a dignidade sexual.

Fonte: Portal ClubeNews

PI: carro colide com estrutura de arquibancada em avenida

Equipamento foi instalado em razão das comemorações do aniversário da Polícia Militar do Piauí.

Carro colide com estrutura de arquibancada na Avenida Marechal Castelo Branco, em Teresina - Foto: Reprodução

Um carro colidiu com uma estrutura de arquibancada montada na Avenida Marechal Castelo Branco, em Teresina, na madrugada desta quinta-feira (25).

O equipamento foi instalado em razão das comemorações do aniversário da Polícia Militar do Piauí.

O acidente ocorreu em um trecho da via, em frente à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Apesar do impacto, o motorista não sofreu ferimentos.

Com a colisão, partes metálicas da estrutura atingiram o para-brisa do veículo, que ficou completamente destruído. O automóvel também apresentou danos na carroceria.

A área já estava com interdições programadas para o evento de 191 anos da Polícia Militar. O trânsito no local segue com alterações e novas interdições estavam previstas para ampliar o bloqueio durante a programação.

A Polícia Militar orienta os motoristas a redobrarem a atenção à sinalização e utilizarem rotas alternativas enquanto durarem as intervenções na avenida.

Fonte: Lupa1

Prefeitura do Piauí abre concurso com 50 vagas e salários de até R$ 3 mil

Foto: Arquivo / Cidadeverde.com

A Prefeitura de Tanque do Piauí, município localizado no Centro-Sul do estado, abriu concurso público para o preenchimento de 50 vagas imediatas em cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior. O certame também prevê a formação de cadastro de reserva e será organizado pelo Instituto Legatus.

Confira aqui o edital completo

Segundo o edital, as inscrições começam nesta quinta-feira (25) e seguem até o dia 20 de julho, exclusivamente pela internet. Os salários variam de R$ 1.621,00 a R$ 3.036,00, com jornadas de trabalho entre 20 e 40 horas semanais.

Entre os cargos com maior número de vagas estão Professor de Educação Infantil e Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ambos com seis oportunidades. O cargo de Merendeira também oferece seis vagas.

A maior remuneração prevista no edital é para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, com salário inicial de R$ 3.036,00. Já os cargos de professor oferecem vencimento de R$ 2.565,31 para jornada de 20 horas semanais. Os demais cargos possuem salários que variam entre R$ 1.621,00 e R$ 2.400,00.

As taxas de inscrição para participação no concurso são:
  • R$ 85 para cargos de nível fundamental;
  • R$ 110 para cargos de nível médio/técnico;
  • R$ 140 para cargos de nível superior.
Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, poderão solicitar isenção da taxa de inscrição, conforme as regras estabelecidas no edital.

Provas

O concurso será composto por prova objetiva para todos os cargos. Já os candidatos aos cargos de professor e psicopedagogo também passarão por avaliação de títulos. As provas objetivas estão previstas para o dia 30 de agosto de 2026 e serão aplicadas em Tanque do Piauí.

Os candidatos responderão a 40 questões de múltipla escolha, distribuídas entre Língua Portuguesa, conhecimentos específicos e conteúdos complementares, de acordo com o cargo pretendido.

Fonte: Cidadeverde.com

São João com estilo é na Noroeste: confira as opções para montar o seu look junino


O clima das festas juninas já tomou conta da região, e quem deseja aproveitar o São João com muito estilo encontra na Noroeste tudo o que precisa para montar o visual perfeito.

Seja para participar de arraiais, dançar quadrilha, curtir apresentações culturais ou aproveitar as tradicionais festas juninas com a família e os amigos, a Noroeste oferece uma grande variedade de roupas, calçados e acessórios para todos os gostos e idades.

Nas lojas, os clientes encontram opções que combinam conforto, qualidade e as principais tendências da temporada, garantindo um visual completo para celebrar uma das épocas mais animadas do ano.

Além da variedade de produtos, a Noroeste também oferece condições especiais de pagamento. As compras podem ser parceladas em até 10 vezes no Cartão Noroeste, além da facilidade do crediário próprio da rede, pensado para tornar a experiência de compra ainda mais prática e acessível.

Não deixe para a última hora. Visite a Noroeste mais próxima, escolha seus looks favoritos e prepare-se para arrasar nas festas de São João com muito charme e tradição.

Turismo Social do Sesc Beira Rio promove experiências, fortalece vínculos e valoriza a cultura brasileira


O Turismo Social do Sesc Beira Rio promoveu uma viagem de integração, cultura, lazer e tradição nordestina levando 35 participantes para vivenciar experiências únicas em João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba, entre os dias 17 e 22 de junho.

A jornada teve início em Parnaíba, com saída na tarde do dia 17 de junho, rumo à capital paraibana. Após uma viagem tranquila, o grupo foi recebido em João Pessoa, onde iniciou a programação conhecendo alguns dos cartões-postais mais emblemáticos da cidade, como o Farol do Cabo Branco, a Ponta do Seixas — ponto mais oriental das Américas — e a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, espaço que reúne conhecimento, arte e arquitetura em um dos cenários mais belos da capital.


Hospedados no Hotel Sesc Cabo Branco, os participantes puderam desfrutar de momentos de convivência e lazer, além de contemplar a beleza da orla pessoense. A programação também incluiu agradável jantar no tradicional restaurante Bar do Cuscuz, um dos espaços gastronômicos mais conhecidos da cidade, proporcionando aos excursionistas uma experiência marcada pelos sabores típicos da culinária nordestina e por momentos de confraternização.

Durante toda a programação, o grupo contou com assessoria do guia turístico Ângelo, profissional de amplo conhecimento histórico e geográfico da região. Sua condução foi fundamental para enriquecer a experiência dos participantes, oferecendo informações detalhadas, curiosidades e contextualizações que contribuíram para a compreensão dos aspectos culturais, históricos e naturais dos destinos visitados.


No terceiro dia, os excursionistas participaram de um City Tour Histórico, percorrendo importantes patrimônios culturais da capital paraibana, como o Hotel Globo, a Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, o Centro Cultural São Francisco, o Teatro Santa Rosa, a Praça Pedro Américo e o tradicional Pavilhão do Chá. O passeio permitiu aos participantes conhecerem mais sobre a história, a arquitetura e a identidade cultural de João Pessoa.

Um dos momentos mais emocionantes da viagem aconteceu na Praia do Jacaré, onde o grupo realizou um passeio de barco para contemplar o famoso pôr do sol ao som do tradicional Bolero de Ravel. A experiência, reconhecida nacionalmente, encantou os participantes pela combinação de música, natureza e emoção.


A programação seguiu com uma visita à cidade de Campina Grande, conhecida por realizar o maior São João do Mundo. No Parque do Povo, os excursionistas vivenciaram toda a energia da cultura nordestina, acompanhando apresentações musicais, danças típicas, gastronomia regional e a rica tradição junina que faz do evento uma das maiores manifestações culturais do país.


Outro destaque da viagem foi o passeio à Praia de Coqueirinho, considerada uma das mais belas do litoral brasileiro. Cercados por falésias coloridas, águas cristalinas e paisagens exuberantes, os participantes desfrutaram de momentos de relaxamento, contemplação e contato com a natureza. A programação incluiu ainda visita ao Shopping Rural, valorizando o artesanato e os produtos típicos da região.

Mais do que uma viagem turística, a excursão proporcionou oportunidades de socialização, troca de experiências, valorização da cultura regional e promoção do bem-estar, reforçando o compromisso do Turismo Social do Sesc Beira Rio em oferecer experiências transformadoras e acessíveis aos seus participantes.


Assessoria de Comunicação

Azul anuncia retomada de voos entre Parnaíba e Belo Horizonte

Foto: Divulgação/Azul

A Azul informou nesta quarta-feira (24) que irá retomar seus voos ligando a cidade de Parnaíba, no Piauí, e o aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). Os voos serão operados a partir de novembro, com as vendas iniciadas dia 14 de julho.

A rota contará com dois voos semanais em cada sentido, às quartas-feiras e sábados, em horários a serem definidos. A operação será realizada com aeronaves Embraer 195-E2, com capacidade para até 136 Clientes.

A empresa destacou que a ligação com o aeroporto de Confins é estratégica, pois é um importante ponto de conexão para os viajantes de uma das 61 localidades atendidas pela Azul no aeroporto mineiro, a fim de conhecer o litoral parnaibano e as belezas da região. Segundo a Azul, o voo atende a uma demanda da região.

"A Azul está constantemente avaliando oportunidades para fortalecer sua malha aérea e ampliar a conectividade das regiões atendidas. A retomada dos voos para Parnaíba é resultado da combinação entre demanda, potencial de desenvolvimento da região e o esforço conjunto realizado com o Governo do Piauí. Mesmo diante dos desafios enfrentados pelo setor aéreo e pelo ambiente econômico, seguimos comprometidos em oferecer mais opções de viagens aos nossos Clientes e em contribuir para o crescimento econômico, turístico e social das localidades onde operamos", afirmou Cesar Grandolfo, Diretor de Relações Institucionais da Azul.

O governador Rafael Fonteles comemorou a expansão das operações aéreas no estado.

"A decisão estratégica da Azul em expandir suas operações em nosso estado não apenas atende a uma demanda crescente por conectividade, mas sinaliza a confiança em um Piauí que cresce de forma estruturada, segura e sustentável. Esse investimento amplia nossa integração nacional, consolida o destino, impulsiona o turismo e abre novas fronteiras de negócios, reforçando uma parceria de longo prazo que gera desenvolvimento mútuo e novas oportunidades para toda a nossa população", declarou o governador do Piauí, Rafael Fonteles.

Operações no Piauí

A Azul informou que atualmente atua no estado com 180 operações mensais, entre pousos e decolagens, em Teresina. São mais de 30 mil assentos de/para a capital piauiense, com voos de/para: Recife (PE), Confins (MG) e Viracopos (SP), os três maiores hubs da Companhia no país.

Parnaíba é a segunda maior cidade do Piauí e o principal polo econômico do litoral do estado. O município é a porta de entrada para o Delta do Parnaíba, único delta em mar aberto das Américas.

Fonte: Cidadeverde.com

TCE bloqueia pagamentos da Prefeitura de Parnaíba a empresa contratada para processos seletivos

Corte de Contas aponta necessidade de apurar mais a fundo contratação que soma mais de R$ 310 mil em empenhos.

Francisco Emanuel, prefeito de Parnaíba

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí determinou que a Prefeitura Municipal de Parnaíba, administrada pelo prefeito Francisco Emanuel Cunha de Brito, se abstenha de realizar qualquer pagamento à empresa Passaporte PDH - Seleção e Desenvolvimento Humano, Assessoria e Consultoria Técnica, contratada para realizar dois processos seletivos simplificados no município. A decisão, do conselheiro substituto Alisson Felipe de Araújo, atende parcialmente a um pedido de suspensão apresentado em denúncia que questiona a regularidade da contratação.

A denúncia aponta supostas irregularidades na contratação da empresa para conduzir os Processos Seletivos Simplificados de número 001/2026, vinculado à Secretaria de Educação, e 002/2026, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Segundo o denunciante, haveria falta de clareza sobre o procedimento licitatório utilizado, deficiência no detalhamento do que foi efetivamente contratado, fragmentação irregular da despesa entre as duas secretarias e dúvidas sobre a capacidade técnica da empresa para realizar os certames.

Os representantes da Prefeitura de Parnaíba, intimados a se manifestar, apresentaram justificativas que indicam, segundo a decisão, que a contratação decorreu de um pregão eletrônico regularmente realizado, e que a existência de contratos separados para cada secretaria se justificaria pela divisão orçamentária entre as duas pastas. A empresa contratada também apresentou documentos para comprovar sua qualificação técnica. Ainda assim, o relator entendeu que esses elementos não são suficientes para descartar, por ora, a necessidade de uma análise mais aprofundada sobre a regularidade da contratação.

Apesar de não ter encontrado motivos para suspender os processos seletivos em andamento, o conselheiro identificou um ponto que demanda cautela imediata. A denúncia menciona a emissão de empenhos que somam R$ 310.153,44 vinculados aos contratos firmados com a empresa. Embora os representantes do município tenham informado que ainda não houve liquidação ou pagamento desses valores, e que a remuneração da empresa ocorreria por meio das taxas de inscrição pagas pelos próprios candidatos, o relator considerou prudente impedir qualquer movimentação de recursos públicos em favor da contratada até que a Corte conclua a análise do caso.

Diário eletrônico do TCE-PI

A decisão cautelar bloqueia, especificamente, qualquer pagamento, liquidação, transferência, repasse ou desembolso de recursos municipais em benefício da empresa, até que o Tribunal de Contas se manifeste de forma definitiva sobre o assunto. O prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel Cunha de Brito, e demais gestores municipais ligados às secretarias envolvidas foram cientificados sobre o teor da decisão, que não impede a continuidade dos processos seletivos simplificados, mas veda qualquer movimentação financeira relacionada ao contrato sob suspeita enquanto durar a apuração.

Fonte: Lupa1

Cantor é preso por dívida de pensão alimentícia em Parnaíba

Imagem: Portal PHB em Nota

O Serviço de Inteligência da Polícia Militar do Piauí cumpriu, na quarta-feira (24), um mandado de prisão civil contra o cantor R.C., de 54 anos, em Parnaíba. A ordem judicial foi expedida pela 9ª Vara de Família da Comarca de Fortaleza, no Ceará, em razão de uma dívida de pensão alimentícia.

De acordo com as informações, o débito era de R$ 3.837,00, valor atualizado pela última vez em 10 de abril deste ano. O mandado foi cumprido em um imóvel localizado na Rua Santana, no bairro Dirceu.

Após a prisão, o cantor foi conduzido para a Central de Flagrantes de Parnaíba, onde permaneceu à disposição da Justiça. O mandado estabelece um período de até 30 dias de prisão civil.

Ainda conforme as informações, esta não é a primeira vez que R.C. é preso pelo mesmo motivo. Em janeiro deste ano, ele também foi detido em decorrência de dívida alimentar.

A dívida já foi quitada, porém, até o início da manhã desta quinta-feira (25), o alvará de soltura ainda não havia sido expedido pela Justiça.

Com informações do Portal do Catita

Suspeito de estuprar a própria mãe é morto a tiros no Piauí

A autoridade ainda informou que o homem era monitorado eletronicamente, mas havia rompido a tornozeleira.

Foto: Arquivo - Cidadeverde.com/picos

Um homem de 39 anos, foi morto a tiros na madrugada desta quinta-feira (25), no bairro Irmã Dulce, na zona Sul de Teresina. Ao MeioNews, o tenente Burlamaqui, do 17º Batalhão da Polícia Militar, informou que ele já possuía passagens pela polícia, incluindo por estupro cometido contra a própria mãe.

Conforme o tenente, o caso ocorreu por volta da 1h30, quando a equipe foi acionada para atender a uma ocorrência de homicídio na Rua Nossa Senhora da Guia. No local, a polícia encontrou o corpo do homem e acionou a perícia e o Instituto de Medicina Legal (IML).

A perícia constatou que ele foi atingido por dois disparos na região posterior da cabeça. Até o momento, não há informações sobre como o crime teria ocorrido. O tenente Burlamaqui destacou que, possivelmente, os tiros foram efetuados com um revólver calibre .38.

A autoridade ainda informou que o homem era monitorado eletronicamente, mas havia rompido a tornozeleira. Segundo o tenente, recentemente ele tentava aliciar crianças, mas ainda não havia consumado o crime, pois era flagrado por populares. A hipótese é que poderia ser um crime de retaliação pelas atitudes do homem.

O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Fonte: Portal MeioNews

Casal é encontrado morto em área próxima ao rio no Piauí

Foto: Arquivo/ Cidadeverde.com

Um homem e uma mulher foram encontrados mortos na manhã desta quinta-feira (25) na Rua Tenente Araújo, no bairro Cidade Industrial, zona Norte de Teresina.

De acordo com informações do 13º Batalhão da Polícia Militar, os corpos foram localizados por moradores em uma área próxima ao rio Parnaíba. As vítimas apresentavam marcas de disparos de arma de fogo.

Segundo a PM, o homem foi atingido na região da cabeça, enquanto a mulher sofreu um ferimento por tiro no peito.

A área foi isolada para o trabalho da perícia criminal. Após os procedimentos periciais, os corpos serão removidos pelo Instituto de Medicina Legal (IML).

Até o momento, não há informações sobre suspeitos nem sobre a motivação do duplo homicídio.

O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Fonte: Cidadeverde.com
 

COOKIES