09/06/2026

Operação do Imepi intensifica fiscalização em postos de combustíveis e combate fraudes no Piauí

Foto: Ascom Imepi

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi), intensificou as ações de fiscalização em postos de combustíveis de todo o estado, por meio da operação “Petróleo na Medida Certa”. A força-tarefa, realizada em parceria com o Ministério Público Estadual e o Procon, tem o objetivo de combater irregularidades nas bombas e garantir que o consumidor piauiense leve para o tanque exatamente aquilo pelo qual está pagando.

A determinação para ampliar a cobertura das inspeções em todo o estado partiu do governador Rafael Fonteles e do diretor-geral do Imepi, Oliveira Neto, priorizando a defesa do consumidor e a concorrência leal.

Para o diretor-geral, Oliveira Neto, a presença constante das equipes nas ruas é o que garante a tranquilidade da população na hora de abastecer o veículo.

“A nossa missão à frente do Imepi, totalmente alinhada com a diretriz do governador Rafael Fonteles, é garantir que o cidadão piauiense não seja enganado. O bom empresário sempre terá o nosso respeito e apoio para crescer, mas seremos implacáveis com aqueles que tentarem lesar o consumidor na bomba. O trabalho do Imepi é diário e não dá trégua para fraudes”, cravou o diretor-geral.

Durante as abordagens, os fiscais verificam rigorosamente os equipamentos para atestar se a bomba entrega a litragem correta e se o combustível não apresenta indícios de adulteração. O coordenador do setor de metrologia do Imepi, Luciano Portela, ressalta o caráter corretivo e orientador das vistorias.

“É uma ação que visa coibir as más práticas e é um trabalho desempenhado para que possamos, cada vez mais, combater as irregularidades, principalmente quando se fala de postos de combustíveis. É o Imepi e o Inmetro trabalhando em conjunto para que o consumidor não seja lesado e, ao mesmo tempo, para que os proprietários de postos adotem e mantenham as boas práticas de mercado”, destacou o coordenador.

O Imepi explica que a “Petróleo na Medida Certa” é uma operação local de caráter contínuo, que segue avançando e percorrendo rotineiramente tanto a capital quanto os municípios do interior e reforça que a população é uma grande aliada nesse processo e pode denunciar suspeitas de bombas adulteradas ou combustíveis de má qualidade de forma rápida, por meio do aplicativo Fala Consumidor, pelo telefone/WhatsApp (86) 99456-1921, ou pelo e-mail imepi@imepi.pi.gov.br.

Fonte: 180Graus

Sesc Avenida abre inscrições para curso gratuito de Corte e Costura em Parnaíba

Imagem ilustrativa - Portal PHB em Nota

Moradores de Parnaíba que desejam aprender uma nova profissão ou aperfeiçoar habilidades na área da moda e confecção terão a oportunidade de participar de um curso gratuito de Corte e Costura promovido pelo Sesc Avenida.

As inscrições estarão abertas entre os dias 15 e 19 de junho, das 8h às 18h30, e deverão ser realizadas presencialmente na unidade. A iniciativa é destinada a pessoas com idade a partir de 15 anos.

As aulas acontecerão no turno da tarde, com previsão de início na primeira quinzena de julho. O curso busca oferecer conhecimentos práticos e teóricos para quem deseja desenvolver técnicas de corte, costura e produção de peças, além de estimular a criatividade e a geração de novas oportunidades de renda.

A ação integra o Edital nº 13/2026 do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do Sesc Piauí, que disponibiliza vagas gratuitas em atividades educacionais e de qualificação profissional.

Os interessados podem obter mais informações pelos telefones (86) 3315-1701 e (86) 3315-1708 ou diretamente na unidade do Sesc Avenida, em Parnaíba.

Serviço

Curso: Corte e Costura
Inscrições: 15 a 19 de junho
Horário: 8h às 18h30
Local: Sesc Avenida – Parnaíba
Idade mínima: 15 anos
Turno das aulas: Tarde
Início previsto: Primeira quinzena de julho
Informações: (86) 3315-1701 | (86) 3315-1708

Da redação do Portal PHB em Nota

Idosa desaparece após pegar ônibus de São Luís para Parnaíba; família busca informações


Uma família está vivendo dias de profunda angústia e extrema preocupação com o desaparecimento de Maria José Alves Maia, de 75 anos. Ela está há mais de 72 horas (completando o quarto dia nesta terça-feira) sem dar qualquer notícia.

De acordo com o cartaz de busca divulgado pelos familiares, a idosa embarcou em um ônibus na última sexta-feira, dia 05/06, por volta das 06h20, em São Luís (MA). O itinerário da viagem tinha como destino inicial a cidade de Parnaíba (PI), seguindo posteriormente para Maceió (AL). No entanto, ela não chegou ao destino final e a família perdeu o contato.

Pista recente em Parnaíba

Um detalhe crucial acendeu o alerta dos familiares nesta terça-feira (09/06): o cartão bancário de Dona Maria José foi utilizado em estabelecimentos comerciais na cidade de Parnaíba (PI).

Ainda não se sabe se foi a própria idosa quem realizou as compras ou se o cartão está em posse de terceiros, o que aumenta ainda mais a urgência de encontrá-la para garantir a sua integridade física.

A família faz um apelo dramático a toda a população de Parnaíba e cidades vizinhas para que compartilhem a imagem e fiquem atentos a idosas com as características de Maria José. Qualquer informação que ajude a localizá-la é de extrema importância.

Se você viu Dona Maria José ou tem informações sobre as movimentações recentes com o cartão dela, entre em contato imediatamente pelos números disponibilizados pela família:

📞 (98) 98700-4624
📞 (98) 98510-5222

Sua ajuda pode fazer a diferença. Compartilhe!

Da redação do Portal PHB em Nota

TCE condena Francisco Emanuel e aplica multa por autopromoção em divulgação de evento

Além da multa, o TCE determinou que a Prefeitura de Parnaíba deixe de utilizar o nome, a imagem ou qualquer outro elemento que possa caracterizar promoção pessoal do prefeito.

TCE condena Francisco Emanuel e aplica multa por autopromoção em divulgação de evento - Foto: Reprodução

A denúncia de que a publicidade de um evento em Parnaíba estaria sendo utilizada para promover a imagem do prefeito Francisco Emanuel Cunha de Brito acabou confirmada pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). A Segunda Câmara da Corte julgou a acusação procedente, aplicou multa ao gestor e determinou que a Prefeitura deixe de associar a figura do prefeito à divulgação de ações oficiais.

O caso chegou ao TCE após questionamentos sobre materiais publicitários que vinculavam diretamente o nome do prefeito à realização de um evento no município. Ao analisar a denúncia, os conselheiros concluíram que a conduta violou o princípio constitucional da impessoalidade, que proíbe o uso da estrutura pública para promoção pessoal de agentes políticos.

De acordo com o documento, fotografias anexadas ao processo mostraram publicidade relacionando o nome de Francisco Emanuel ao cargo de prefeito. Para o Tribunal de Contas, a divulgação ultrapassou os limites da publicidade institucional e acabou transformando uma ação pública em instrumento de promoção da imagem do gestor.

Na decisão, os conselheiros destacaram que a publicidade governamental deve ter caráter exclusivamente informativo, educativo ou de orientação social, sem servir para exaltar autoridades ou criar vínculos pessoais entre gestores e ações custeadas com recursos públicos.


Além da multa, o TCE determinou que a Prefeitura de Parnaíba deixe de utilizar o nome, a imagem ou qualquer outro elemento que possa caracterizar promoção pessoal do prefeito em campanhas, eventos e divulgações institucionais.

A decisão foi tomada por unanimidade pelos integrantes da Segunda Câmara e publicada no Diário Oficial Eletrônico do Tribunal de Contas do Estado do Piauí.


Fonte: Lupa1

De volta! Parnahyba contrata o meia Bismarck para Série D do Brasileiro

Foto: Wesley Douglas

O meia Bismarck está de volta ao Parnahyba. O jogador de 35 anos estava no Rio Branco, do Paraná, e agora chega para sua quarta passagem no clube piauiense. Bismarck reforça o elenco do Parnahyba que se classificou no domingo (07) para segunda fase da Série D ao vencer o Moto Club, por 1 a 0. A informação foi confirmada pelo atleta e pela diretoria do clube.

“Estou feliz e motivado. Primeiramente agradeço a todos da comissão, jogadores e a diretoria pelo meu retorno. Através deles que estou voltando e mais feliz ainda com os torcedores apoiando minha volta. Agora é treinar, busca entrosamento o mais rápido possível e conquista os objetivos do clube, acesso e se DEUS quiser o título”, afirma o jogador.

Conhecido pelo torcedor do tubarão, Bismarck esteve no clube nesta temporada onde disputou três jogos e marcou um gol, no Campeonato Piauiense. Após o rebaixamento, o meia deixou o clube e foi para o Rio Branco. Agora, Bismarck retorna para sua segunda passagem em 2026, e a quarta na carreira.

O Parnahyba segue com treinamentos para segunda fase da Série D. Bismarck deve ser integrado na quinta-feira (11). A expectativa é que o Parnahyba também contrate um zagueiro para reforçar o elenco na segunda fase. O Parnahyba enfrenta na segunda fase o Águia de Marabá em data a ser divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Fonte: Cidadeverde.com

Homem é brutalmente assassinado a facadas durante a madrugada em cidade do Piauí

Foto: Reprodução

Um homem identificado como Ramon Rodrigues de Araújo, de 38 anos, foi assassinado a facadas nesta terça-feira (9/6), na Praça Firmina Sobreira, no bairro Matinha, zona Norte de Teresina. Quando as equipes chegaram ao local, profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já haviam constatado a morte da vítima.

De acordo com o relato da companheira de Ramon, três pessoas se aproximaram do casal e iniciaram a agressão. Dois dos suspeitos estariam armados com facas e desferiram vários golpes contra o homem, que morreu ainda na praça. A mulher informou ainda que os possíveis autores costumam circular nas proximidades do Mercado do Mafuá. A principal linha de investigação aponta para um desentendimento anterior entre a vítima e os suspeitos.

Ramon trabalhava como serralheiro, mas vivia em situação de rua. A área do crime foi isolada para a realização da perícia, e o corpo foi removido após os procedimentos legais. O caso será investigado pela Polícia Civil, que busca identificar e localizar os responsáveis pelo homicídio.

Fonte: 180Graus

Suspeito de integrar facção que estava foragido após não voltar de 'saidinha' é preso no Piauí

Foragido desde 2022 após descumprir saída temporária, suspeito foi localizado durante operação que também cumpriu três mandados de busca e apreensão.

Suspeito de integrar facção que estava foragido após 'saidinha' é preso em Teresina — Foto: Divulgação/SSP-PI

Um homem suspeito de integrar uma facção criminosa foi preso nesta terça-feira (9), na Zona Norte de Teresina. Antônio Laércio Mesquita Silva, de 34 anos, estava foragido desde outubro de 2022, quando não retornou ao sistema prisional após a saída temporária do Dia das Crianças.

Segundo a polícia, havia um mandado de prisão em aberto por roubo contra ele. Além disso, Antônio Laércio é investigado por ligação com uma organização criminosa que atua em Teresina.

A prisão ocorreu durante uma operação que também cumpriu três mandados de busca e apreensão na região. Segundo a investigação, o suspeito era monitorado antes de ser localizado.

Não voltou da saída temporária

Antonio Laercio cumpria pena em regime semiaberto quando foi autorizado a sair da prisão entre os dias 9 e 13 de outubro de 2022, na saída temporária conhecida como "saidinha".

No entanto, ele não voltou à Colônia Agrícola Major César Oliveira (CAMCO) no prazo definido pela Justiça. O descumprimento foi considerado falta grave.

Regime fechado

Após a fuga, o juiz José Vidal de Freitas Filho, da Vara de Execuções Penais de Teresina, determinou a regressão do regime prisional.

Com a decisão, Antonio Laercio perdeu o direito ao regime semiaberto e passou a cumprir pena em regime fechado.

"O cometimento de falta grave impõe a regressão de regime prisional do semiaberto para o fechado", afirmou o magistrado na decisão.

Após a prisão desta terça-feira, a Justiça determinou que ele seja levado para a Penitenciária Irmão Guido ou para a Penitenciária Professor José Ribamar Leite.

Fonte: G1/PI

Condenado a mais de 10 anos por estupro de vulnerável é preso no Sul do Piauí

Sentença de 10 anos foi expedida pela Comarca de Caracol; preso foi localizado na zona rural pela Polícia Civil.

Homem preso em Anísio de Abreu. | Foto: delegaciaseccionals.r.nonato

Um homem condenado a mais de 10 anos de prisão por estupro de vulnerável foi preso nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (9), na localidade Minador, zona rural de Anísio de Abreu, no Sul do Piauí.

A ação foi realizada pela 2ª Delegacia de Polícia da Delegacia Seccional de São Raimundo Nonato, que cumpriu um mandado de prisão definitiva decorrente de condenação transitada em julgado, expedido pela Vara Única da Comarca de Caracol, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI).

SENTENÇA

A delegacia divulgou apenas as iniciais do preso: J. E. F. dos S. A ordem judicial decorre de condenação com base no artigo 217-A do Código Penal, que tipifica o crime de estupro de vulnerável. A sentença estabelece uma pena de 10 anos e 3 meses de reclusão, em regime inicial fechado.

Após a realização dos procedimentos cabíveis, o preso ficará recolhido em uma unidade prisional à disposição do Poder Judiciário.

Fonte: Portal MeioNews

Dono das lojas Cacau Show em Picos e Oeiras é encontrado morto em residência

Além da atuação como empresário, ele também se destacou no cenário artístico como integrante da Banda Dândi.

Dono das lojas Cacau Show em Picos e Oeiras é encontrado morto em residência - Foto: Reprodução

O empresário e músico Valderico Barros, conhecido popularmente como Derico, foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (8), em sua residência, no município de Picos.

Derico era proprietário das unidades da Cacau Show nas cidades de Picos e Oeiras, onde construiu uma trajetória marcada pelo empreendedorismo e pelo relacionamento próximo com clientes e colaboradores. Além da atuação no comércio, ele também se destacou no cenário artístico como integrante da Banda Dândi, grupo reconhecido pela produção de rock autoral no estado.

Em nota de pesar, a Câmara Municipal de Picos destacou a relevância de Derico para a cultura local e prestou solidariedade aos familiares, amigos e admiradores, ressaltando que seu legado artístico permanecerá vivo na história do município.

"Neste momento de dor, a Câmara Municipal de Picos se solidariza com familiares, amigos, admiradores e toda a comunidade cultural, desejando força e conforto a todos", diz trecho da nota.

Até o momento, a causa da morte não foi informada oficialmente.

Nota de pesar - Foto: Reprodução

Fonte: Lupa1

Foco em educação ambiental: Turismo Social do Sesc Beira Rio e Escola Sesc Centro Educacional promovem passeio pedagógico com alunos


Na última sexta feira (05/06) o Turismo Social do Sesc Beira Rio, em parceria com a Escola Sesc Centro Educacional de Parnaíba, realizou um passeio pedagógico com a participação de 29 alunos, proporcionando uma experiência de aprendizado fora da sala de aula e aliando conhecimento, integração e contato com a natureza.

A programação teve início às 7h, com destino ao município de Cajueiro da Praia, onde os estudantes visitaram o tradicional Cajueiro Rei. Lá os alunos foram recebidos por um guia que apresentou informações sobre a origem da árvore, sua importância histórica, ambiental e cultural para a região.

Os alunos também participaram de uma caminhada até a Praia do Itan, realizada em parceria com a equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Durante o percurso, os estudantes tiveram a oportunidade de observar aspectos do ecossistema costeiro e compreender a importância da preservação dos ambientes naturais.

Na praia, foi realizada uma roda de conversa conduzida pelos representantes do ICMBio, abordando temas relacionados ao habitat das tartarugas marinhas, à conservação da fauna e flora locais e à responsabilidade coletiva na proteção do meio ambiente.


A programação foi encerrada com uma visita ao Portal Digital de Barra Grande, onde os estudantes tiveram a oportunidade de interagir com turistas de diferentes nacionalidades, e ampliar sua percepção sobre diversidade cultural e a importância do turismo como intercâmbio entre culturas.

Além de um passeio, a atividade funcionou como um amplo recurso pedagógico significativo, que possibilitou aos os estudantes experimentarem na prática os conteúdos ligados à educação ambiental, patrimônio natural, turismo sustentável e convivência social. A ação também destaca o compromisso do Sesc com uma educação que valoriza experiências e contribui para a formação cidadã dos alunos.

Assessoria de Comunicação

Daniel Jackson agradece participação da população nos tradicionais Bingões das Mães realizados em Parnaíba

Vereador Daniel Jackson

O vereador Daniel Jackson agradeceu a participação da população nos tradicionais Bingões das Mães promovidos nos bairros Pindorama e Nova Parnaíba, em Parnaíba. Os eventos, realizados em comemoração ao Mês das Mães, reuniram centenas de famílias e distribuíram diversos prêmios às participantes.

Em sua mensagem de agradecimento, o parlamentar destacou a importância do envolvimento da comunidade e afirmou que a grande presença do público foi fundamental para o sucesso das comemorações.

“Gratidão” foi a palavra utilizada por Daniel Jackson para resumir o sentimento após a realização dos eventos. Segundo ele, ver a alegria das mães e das famílias participantes foi a maior recompensa pelo trabalho desenvolvido na organização das festividades.

O vereador também agradeceu aos colaboradores, apoiadores e moradores que prestigiaram os bingões, ressaltando que as ações tiveram como principal objetivo proporcionar momentos de integração, lazer e reconhecimento às mães dos bairros contemplados.

Daniel Jackson finalizou a mensagem reafirmando seu compromisso de continuar promovendo iniciativas voltadas para a população, fortalecendo os laços com a comunidade e valorizando as famílias parnaibanas.


Da redação do Portal PHB em Nota

Censura no São João? Após reação de grupos culturais, Prefeitura esclarece circular que restringia homenagens e agradecimentos

Imagem ilustrativa

Circular da Cultura gera repercussão entre grupos juninos e abre debate sobre reconhecimento de apoiadores culturais. Movimento junino questiona restrições a homenagens e agradecimentos; gestão municipal diz que não há censura cultural.

A publicação de uma circular da Superintendência Municipal de Cultura de Parnaíba provocou forte reação entre grupos juninos e abriu um debate sobre os limites entre a preservação da finalidade cultural dos eventos públicos e o reconhecimento de apoiadores que ajudam a manter viva a tradição das quadrilhas e manifestações populares.

O documento, encaminhado aos grupos participantes do XXIV São João da Parnaíba e do São João do Povo, orienta que as apresentações possuam conteúdo exclusivamente artístico e cultural, vedando manifestações político-partidárias, eleitorais, promoções pessoais, homenagens e agradecimentos que possam ser interpretados como promoção política.


A medida gerou desconforto imediato entre representantes do movimento cultural. Em poucas horas, grupos tradicionais como Rei do Cangaço, Brilho da Noite Infantojuvenil, Mulekada, Rei da Boiada e Lumiar divulgaram notas públicas manifestando preocupação com os efeitos da orientação.

Embora todos tenham reconhecido a importância de impedir propaganda eleitoral em eventos públicos, os grupos sustentam que a proibição ampla de homenagens e agradecimentos pode atingir também o reconhecimento legítimo de pessoas, empresários, comerciantes, patrocinadores e apoiadores que contribuem financeiramente para a manutenção das atividades culturais ao longo do ano.

Nas manifestações divulgadas, os grupos destacam que figurinos, transporte, ensaios e demais despesas frequentemente dependem de parcerias construídas fora do período dos festejos, e que o reconhecimento público desses apoios sempre fez parte da tradição do movimento cultural.

Diante da repercussão, a Prefeitura de Parnaíba tratou de publicar uma Nota Explicativa tentando esclarecer que a circular possui caráter apenas orientativo e preventivo.

No documento, a administração municipal afirma que não realiza controle prévio de discursos, não exerce censura sobre expressões artísticas e culturais e que não pretende desconsiderar a importância de patrocinadores, apoiadores culturais, comerciantes, empresários e demais colaboradores da cultura popular.

A nota também afirma que eventuais manifestações realizadas pelos integrantes dos grupos são de responsabilidade de seus autores, não representando posicionamento institucional da Prefeitura.

Apesar do esclarecimento, a controvérsia não foi totalmente encerrada.

Isso porque a circular original continua em vigor e mantém a vedação a agradecimentos, homenagens e referências que possam ser interpretadas como promoção pessoal ou política. A principal dúvida levantada pelos grupos culturais permanece sem resposta objetiva: onde termina o agradecimento legítimo a um apoiador e onde começa a promoção política?

A discussão ganha ainda mais relevância por ocorrer em ano eleitoral e em um dos maiores eventos culturais do município.

Representantes do movimento junino defendem que combater propaganda eleitoral é necessário, mas alertam que a interpretação excessivamente ampla das regras pode gerar insegurança entre grupos que dependem historicamente do apoio da comunidade, da iniciativa privada e de agentes públicos para manter suas atividades.

Aliados do prefeito no São João

Outro aspecto que passou a ser debatido nos bastidores do movimento cultural é que, na edição anterior dos festejos juninos, autoridades políticas aliadas aos prefeito Francsco Emanuel, participaram ativamente da programação oficial, realizando visitas, discursos e aparições públicas ao lado de grupos culturais e lideranças locais.


Para os representantes da cultura, a discussão não deve ser sobre política partidária dentro dos arraiais, mas sobre a possibilidade de reconhecer aqueles que contribuem para a sobrevivência das manifestações culturais sem que isso seja automaticamente confundido com propaganda eleitoral.

Enquanto a Prefeitura sustenta que a medida busca preservar a finalidade cultural do evento e evitar utilização político-partidária dos festejos, os grupos culturais pedem diálogo e critérios mais claros para que a valorização dos apoiadores da cultura popular não seja comprometida.

O episódio acabou transformando o São João de 2026 em palco de um debate que vai além das quadrilhas e apresentações artísticas: qual é o limite entre a proteção do interesse público e o reconhecimento de quem ajuda a manter viva a cultura popular parnaibana?

Fonte:Tribuna de Parnaíba

08/06/2026

PRF registra redução de acidentes e mortes durante a Operação Corpus Christi 2026 no Piauí

Imagem ilustrativa

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) concluiu a Operação Corpus Christi 2026, realizada entre os dias 3 e 7 de junho, com resultados positivos na segurança viária das rodovias federais que cortam o estado do Piauí.

Durante os cinco dias de fiscalização intensificada, foram registrados 16 acidentes, dos quais 05 foram considerados graves. Ao todo, 16 pessoas ficaram feridas e três morreram em decorrência dos sinistros.

Os números representam uma redução significativa em comparação com o mesmo período de 2025. O total de acidentes caiu 44,8%, passando de 29 para 16 ocorrências. Os acidentes graves tiveram redução de aproximadamente 68%, saindo de 16 registros para cinco. Já o número de mortes caiu cerca de 66%, passando de nove para três vítimas fatais.

As equipes da PRF fiscalizaram 3.040 pessoas e 2.564 veículos. Também foram realizados 2.186 testes de alcoolemia e lavrados 1.164 autos de infração por diversas irregularidades.

No campo do combate à criminalidade, 14 pessoas foram detidas durante a operação. As ocorrências incluíram cinco prisões por embriaguez ao volante, dois cumprimentos de mandado de prisão, seis registros de crimes de trânsito e uma prisão por posse ilegal de arma de fogo.

Um dos destaques da operação ocorreu na manhã do dia 7 de junho, no município de Picos. Durante fiscalização, equipes da PRF apreenderam três fuzis calibre 5.56 que estavam ocultos em um veículo de passeio. O condutor foi preso em flagrante e encaminhado, juntamente com o armamento e o veículo, para a Polícia Federal em Picos, responsável pela continuidade das investigações.

A Operação Corpus Christi integra o calendário nacional de ações da PRF voltadas à preservação de vidas, à promoção da segurança viária e ao enfrentamento da criminalidade nas rodovias federais.

Da redação do Portal PHB em Nota

Avião de pequeno porte apresenta falha na decolagem em Teresina: pista é interditada

Falha em avião de pequeno porte interdita pista do Aeroporto de Teresina - Foto: Reprodução

Segundo informações da administração do aeroporto, o incidente ocorreu por volta das 16h15. A aeronave transportava dois tripulantes, que não ficaram feridos.

A pista do Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina, foi temporariamente interditada na tarde desta segunda-feira (8) após uma aeronave de pequeno porte apresentar problemas durante o procedimento de decolagem.

Segundo informações da administração do aeroporto, o incidente ocorreu por volta das 16h15. A aeronave transportava dois tripulantes, que não ficaram feridos.

Com a ocorrência, a pista precisou ser fechada por medida de segurança para permitir o atendimento da situação e a remoção da aeronave. A interdição impactou as operações aéreas no terminal, exigindo ajustes nos procedimentos de pousos e decolagens.

Informações preliminares apontam que o problema pode estar relacionado ao sistema do trem de pouso da aeronave, mas as causas do incidente ainda serão apuradas.

Equipes de segurança operacional foram acionadas para atuar no local e restabelecer as atividades aeroportuárias. Até o fim da tarde, a administração do aeroporto acompanhava os trabalhos para liberar a pista com segurança.

O caso não deixou vítimas e segue sob investigação das autoridades competentes.

Fonte: Lupa1

Suspeito é preso após perseguição policial e disparos no Piauí

Foto: Reprodução

Um homem foi preso na tarde desta segunda-feira (8) após uma perseguição policial que mobilizou equipes da Polícia Militar na zona Norte de Teresina. A ação ocorreu após o roubo de uma caminhonete azul na Avenida Castelo do Piauí, no bairro Memorare.

Vídeos gravados por moradores mostram momentos de tensão durante a ocorrência na região da Avenida Poty Velho, no bairro Santa Maria da Codipi. Nas imagens, é possível ouvir disparos efetuados por policiais durante a tentativa de interceptar o veículo roubado.

Segundo informações repassadas pela Polícia Militar, não houve troca de tiros. Os disparos foram realizados pelos próprios policiais com o objetivo de conter a fuga do motorista, que desobedeceu às ordens de parada durante o acompanhamento tático.

De acordo com a corporação, a caminhonete havia sido roubada poucos minutos antes no bairro Memorare. Após receber as informações sobre o crime, equipes iniciaram buscas e localizaram o veículo circulando na zona Norte da capital.

A perseguição seguiu até a região da Santa Maria da Codipi, onde os policiais conseguiram interceptar o automóvel e prender o suspeito. A caminhonete foi recuperada.

Informações preliminares apontam que o homem detido não estava armado no momento da abordagem. A suspeita da polícia é de que ele integrasse um grupo envolvido em roubos de veículos destinados ao desmanche e à venda ilegal de peças.

Conforme apuração inicial da PM, o suspeito preso teria sido responsável apenas por transportar o veículo de um local para outro, possivelmente recebendo dinheiro pelo serviço. A participação dele na organização criminosa ainda será investigada.

O suspeito foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Teresina, onde serão adotados os procedimentos legais cabíveis. O caso segue sob investigação para identificar outros envolvidos e esclarecer a atuação do grupo criminoso.

Fonte: Cidadeverde.com
 

COOKIES