%2013.33.24_48fa939d.jpg)
A Câmara Municipal de Parnaíba, por meio da Escola do Legislativo Vereador Iweltman Mendes, realiza entre os dias 17 e 19 de novembro a Semana da Consciência Negra, com uma programação especial voltada à valorização da cultura afro-brasileira, combate ao racismo e promoção da igualdade racial.
A iniciativa partiu do presidente da Câmara, vereador Daniel Jackson, e conta com palestras, mesas redondas, apresentações culturais e homenagens a personalidades que se destacam na luta pela valorização da população negra em Parnaíba.
Programação
A abertura acontece na segunda-feira (17/11), às 18h30, no auditório da UESPI, com a mesa-redonda “Diálogos sobre racismo: representatividade, desigualdade racial e o impacto do racismo na formação da subjetividade da pessoa negra”.
Participam da discussão:
Joice Santos (Preta) – psicóloga e empresária; Fabiana Reis – diretora artística e coreógrafa do Grupo Raízes do Nordeste; Ivanilda Sá – professora mestre em Arte, Patrimônio e Museologia; Daniel Jackson – presidente da Câmara Municipal; Francisco Nascimento – professor de História; e Naiara Cardoso de Brito – advogada e conselheira seccional da OAB/PI. A mediação será feita por Valéria Araújo, pedagoga e mestranda em Ensino de História.
Na terça-feira (18/11), das 9h às 13h, a Praça da Graça recebe a Mostra Cultural, com apresentações do Grupo de Capoeira Associação Beira-Mar, Max Palhano, que interpretará expoentes negros da MPB, e a Banda Municipal, que apresentará ritmos negros brasileiros.
À noite, às 19h, na Câmara Municipal, ocorre a Tribuna Livre com o tema “Homenagem aos povos de terreiro: o culto às religiões de matriz africana e o racismo religioso”, com fala de Claudiane Santos Silva e participação do CAOCE (Casa de Acolhimento, Orientação e Cura Espiritual).
Encerrando a programação, na quarta-feira (19/11), também às 19h, será realizada uma Sessão Solene para a entrega da Honraria Orgulho Negro Esperança Garcia, reconhecimento concedido a personalidades que contribuem para o fortalecimento da cultura e da identidade negra.

A Semana da Consciência Negra reforça o compromisso do Legislativo Parnaibano com o respeito à diversidade e a valorização da história e das contribuições do povo negro para o desenvolvimento social e cultural do Piauí e do Brasil.
Da redação do Portal PHB em Nota