
A Polícia Federal realizou, nesta terça-feira (30), uma nova etapa da operação que apura crimes ambientais no litoral do Piauí. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em imóveis ligados a investigados por envolvimento na captura e no comércio irregular de espécies marinhas ameaçadas de extinção, na cidade de Parnaíba.
Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal e possibilitaram a apreensão de documentos e equipamentos eletrônicos. Peritos da instituição também atuaram no local para aprofundar as investigações.
As diligências dão continuidade a um trabalho iniciado no último dia 25 de setembro, quando dois estrangeiros foram detidos em flagrante em Parnaíba transportando uma grande quantidade de cavalos-marinhos e barbatanas de tubarão — espécies cuja exploração exige autorização legal específica.
Segundo a Polícia Federal, esse tipo de prática criminosa representa grave ameaça à biodiversidade marinha e compromete o equilíbrio ambiental das regiões costeiras. A instituição reforçou ainda seu papel na repressão a delitos contra o meio ambiente, destacando a importância da preservação do patrimônio natural brasileiro.
Da redação do Portal PHB em Nota