01/10/2022

PI: jovem autista que ateou fogo em ônibus tem liberdade concedida

O pai Francisco Everardo comemorou a decisão e disse que o jovem já está em casa, bem e sob os cuidados da família.

Jovem autista que ateou fogo em ônibus em Teresina tem liberdade concedida (Foto: Meio Norte)

O jovem autista que foi preso na última terça-feira (27), após ter ateado fogo em um ônibus da empresa Timon City, na praça Saraiva, no Centro de Teresina, teve sua liberdade concedida pela justiça na tarde desta sexta-feira (30), em decisão proferida pelo desembargador Pedro Macêdo, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). Ele estava detido na unidade de apoio prisional da Colônia Agrícola Major César.

Em entrevista ao Meionorte.com, o pai Francisco Everardo, comemorou a decisão e disse que o jovem já está em casa, bem e sob os cuidados da família.

“Essa decisão foi hoje pela tarde e ele já está em casa, bem e agora só com os cuidados com ele. A OAB vai providenciar toda a documentação dele na justiça pelo fato dele ser autista. Não era para ele ter sido encaminhado para lá e sim, para um hospital psiquiatra. O sentimento é de gratidão com a OAB. Nós vamos tomar todas as providências de acordo com a lei, já que ele teve todos os direitos violados”, disse o pai.

O pai lamentou a situação e explicou que ele toma remédios controlados, tem um acompanhamento especial, mas que infelizmente teve um surto. O motorista do veículo relatou que ele entrou no ônibus descontrolado, com um líquido inflamável, fazendo ameaças e falando coisas sem nexo. Em seguida, após ter incendiado o veículo, ele foi detido por uma equipe da GCM.

No local foi encontrado bilhetes supostamente escritos pelo jovem após ter tocado fogo no ônibus. “Isso é um protesto contra aquela jovem morta atropelada aqui na Praça Saraiva. Hoje a justiça está sendo feita em nome dela e de sua família. Ass: é o crime”, dizia as mensagens escritas nos bilhetes.

A referência da mensagem seria ao caso de Amanda Letícia dos Santos Carvalho, que morreu na praça após ter sido atropelada e arrastada por um ônibus da Timon City, no dia 12 de agosto deste ano. No entanto, o pai disse desconhecer a ligação do filho com a jovem.

O caso

Um homem, ainda não identificado, foi preso na tarde de terça-feira (27) por uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) na Praça Saraiva, no Centro da capital, suspeito de atear fogo em um ônibus da empresa Timon City, que faz linha entre as cidades de Teresina e Timon.

Em entrevista à TV Meio Norte, o delegado Geral de Polícia Civil, Luccy Keiko, explicou que o motorista relatou que o suspeito entrou no ônibus descontrolado, com um líquido inflamável, fazendo ameaças e falando coisas sem nexo. Em seguida, ele foi detido por uma equipe da GCM.

“Um fato gravíssimo que nos chamou atenção até de qual seria a motivação. Para alguém adentrar um ônibus com uma substância i inflamável, com faca e ameaçar ali o motorista e passageiros e atear fogo. Ele saiu após isso calmamente e logo foi preso pela guarda municipal. Foi apresentado aqui e o motorista relatou que ele chegou muito descontrolado, não falando coisa com coisa, que queria se vingar e falando sem nexo”, explicou o delegado.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, debelou as chamas e realizou o rescaldo no veículo. O ônibus ficou totalmente destruído. Não houve feridos.

Fonte: Portal Meio Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES