26/10/2022

Aneel autoriza a construção de nove usinas solares em Luís Correia

Aneel autoriza a construção de nove usinas solares em Luís Correia/Foto: ASCOM PMT

O diretor-geral substituto da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Hélvio Neves Guerra, concedeu resoluções autorizativas para a implantação e exploração de nove unidades geradoras de energia solar fotovoltaica, denominadas de UFV Raios de São Francisco de I a IX, no Piauí. O aval foi dado no último dia 11 de outubro, no entanto, apenas na quinta-feira (20) as resoluções foram publicadas no Diário Oficial da União.

Os empreendimentos atuam no regime de Produção Independente de Energia Elétrica, com 30 mil KW de potência instalada cada, a ser localizada no município de Luís Correia. O prazo de outorga é de 35 anos.

Noutra ação, a Aneel autorizou a operação comercial de duas unidades geradoras de energia eólica em Betânia do Piauí, com potência instalada de 4.440 KW cada.

É importante ressaltar que o Piauí é destaque nacional e em todo o continente na produção de energias renováveis, o Estado possui um total de 83 empreendimentos de energia eólica em operação e somam um total de 2,44 GW de capacidade instalada.

Os empreendimentos estão instalados nos municípios de Caldeirão Grande do Piauí, Curral Novo do Piauí, Ilha Grande, Lagoa do Barro do Piauí, Marcolândia, Parnaíba, Queimada Nova e Simões. Além dos já instalados, o Estado conta com um total de 30 empreendimentos em fase de construção, que terão um total de 1,25 GW de capacidade instalada. Entre as empresas que aguardam aval para instalação estão as usinas Vento Tupi e Palmas do Mar.

Fonte: Jornal Meio Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES