22/09/2022

Prefeito Mão Santa apoia ações da APAS que defendem direitos e inclusão de pessoas surdas em Parnaíba


O Prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, trabalha para a inclusão, respeito e valorização de pessoas surdas em Parnaíba desde que assumiu a gestão em 2017. Neste período se comemora o Dia Nacional dos Surdos/Dia Internacional da Linguagem de Sinais/Semana Internacional dos Surdos, com a culminância das atividades no dia 26 de setembro.

Na manhã desta quarta-feira, 21 de setembro, foi realizada na Praça da Graça um momento de reflexão sobre o tema, com a participação de representantes da APAS – Associação de Pais e Amigos de Surdos de Parnaíba. Participaram do encontro estudantes surdos, familiares, representantes da SEDUC de Parnaíba e voluntários. O principal objetivo foi propor a reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade.

A Presidente da APAS, Lindalva Nascimento, disse que esses encontros servem para a população se somar à luta por mais direitos para as pessoas surdas em Parnaíba. Os participantes tiveram a oportunidade de se expressar sobre como poderão contribuir ainda mais com o êxito das ações da APAS.

Em janeiro de 2022, o Prefeito Mão Santa inaugurou a primeira Escola Municipal Bilíngue Libras-Português do Piauí, no anexo da Escola Municipal Albertina Castelo Branco (CAIC), que conta com recursos físicos e metodológicos para o ensino de Libras, permitindo melhoria do desempenho escolar e elevando autoestima dos estudantes.


O Setembro Surdo/Azul – Mês de visibilidade da Comunidade Surda, é marcado por diversos eventos da comunidade surda. Eles são voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas ao longo dos anos. No Brasil, a Lei nº 10.436/2.002 foi um marco importante para a comunidade surda brasileira, ao reconhecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão e determinar o apoio na sua difusão e uso pelo poder público. Os surdos constituem 3,2% da população, ou seja, aproximadamente 5,8 milhões de brasileiros. A língua de sinais não é universal, sendo diferente de um país para outro e muitas vezes de uma cidade para outra, pois sofre variações de acordo com as peculiaridades regionais.


Surdez é o nome dado à impossibilidade ou dificuldade de ouvir. A audição é constituída por um sistema de canais que conduz o som até o ouvido interno, onde essas ondas são transformadas em estímulos elétricos e enviadas ao cérebro.

SupCom - PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES