24/09/2022

Parnaíba recebe operação da EXA Tecnologia

Startup abre operação na cidade piauense e já inicia contratação de colaboradores além de parcerias com a UESPI e o IFPI para estágios.

Representantes da EXA Tecnologia, da UESPI e da IFPI, assinam convênio de estágio. | Crédito: Divulgação

Parnaíba, 23 de setembro de 2022 – A EXA Tecnologia, empresa do Grupo FS, líder em tecnologia e soluções digitais, anunciou nesta sexta-feira (23), que vai instalar um escritório na cidade piauiense de Parnaíba com contratação de mão de obra local e assinou convênios com o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) para programas de estágios e cursos de qualificação na área de tecnologia.

Com expertise no desenvolvimento de aplicativos de segurança, a EXA Tecnologia vai desenvolver soluções tecnológicas em Parnaíba, com o objetivo de conectar oportunidades e boas ideias para transformá-las em inovação, parcerias de desenvolvimento e geração de empregos. Criada neste ano, a EXA Tecnologia é uma parceria entre a líder em tecnologia e soluções digitais FS Security e a TIM e já nasceu com um diversificado portfólio de serviços digitais. A startup oferece soluções para múltiplos clientes em diferentes segmentos baseada em produtos de alta tecnologia.

De acordo com Alberto Leite, fundador e CEO do grupo FS, a EXA vai iniciar com foco em dois projetos em Parnaíba: uma Fintech voltada a serviços financeiros, e uma Insurtech, startups de soluções digitais para o mercado de seguros. “Na busca pela expansão de nosso grupo pelo país, pesquisamos alguns indicadores como relação de número de estudantes por habitante, notas do MEC, qualidade de vida e, assim, chegamos a Parnaíba. Estamos confiantes no potencial da população local e dispostos a criar uma sólida jornada para evoluirmos juntos”, disse Leite.

Alberto contou que além de trabalhadores no Brasil, hoje o grupo FS tem colaboradores na Índia como uma alternativa à carência de mão de obra especializada em software no Brasil. O empreendedor, que lembrou seus tempos como estudante bolsista, conta que acredita muito na força da Academia aliada à pesquisa aplicada nas empresas e na força da educação. “A relação com as instituições de ensino em Parnaíba vai nos ajudar a construir uma empresa ainda mais inovadora e com bons profissionais que ajudam a girar a economia local”, concluiu.

Alberto Leite, Sócio-fundador da FS. | Crédito: Divulgação

Em Parnaíba, a expectativa da EXA é gerar vagas de emprego principalmente na área de tecnologia, priorizando a contratação de profissionais da região, já que Parnaíba possui uma mão de obra altamente qualificada em tecnologia, abrigando sete instituições de ensino superior, entre universidades estadual, federal e particulares com cursos voltados a tecnologia e inovação.

O grupo FS está há mais de 12 anos no mercado desenvolvendo soluções nas frentes de segurança e privacidade de dados, conteúdo e realidade aumentada. Atualmente, é um dos maiores players de segurança e de distribuição de conteúdo B2B2C do Brasil, com outras marcas além da EXA, tais como Verisoft, Dual 360 e a plataforma Mulheres Positivas.

Entre os principais atrativos da cidade para EXA está a força de trabalho local qualificada em tecnologia, já que o município com mais de 150 mil habitantes (IBGE) conta com cerca de 11 mil estudantes universitários, produção acadêmica e parcerias para pesquisas na área tecnológica. Além disso, o estado do Piauí tem recebido investimentos significativos para infraestrutura (R$ 1,5 bilhão em 2021) e é a primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no novo marco regulatório sancionado no ano passado, com incentivo para empresas de serviços.

No evento de assinatura, o reitor da UESPI, Evandro Alberto, afirmou que todos ganham com o convênio. “É uma parceria que promove uma grande integração entre profissionais, futuros profissionais e a população com os benefícios dos serviços ofertados. Ganham a EXA e as instituições de ensino de Parnaíba e Piauí, que vão permitir que os alunos coloquem em prática o que tem aprendido em sala e terão oportunidades de emprego”, ressaltou.

“Nossa parceria com a EXA vem fortalecer o desenvolvimento regional e realiza o que é a vocação do Instituto Federal que é oferecer aos nossos alunos uma formação de excelência e voltada às demandas sociais e regionais”, disse Luis Fernando Souza, diretor do IFPI. Ele informou que o convênio com a EXA deve focar no intercâmbio com alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Hoje o IFPI tem mais de 1 mil alunos matriculados, sendo cerca de 350 deles na área de Tecnologia da Informação.

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, que também esteve presente no evento, ressaltou que Parnaíba transformou-se em uma cidade universitária, boa para se viver, com infraestrutura, e foi reconhecida recentemente como município que mais cresce no Brasil. “Mas precisamos gerar emprego e renda e por isso a vinda da EXA é importante para criar vagas de ponta, em alta tecnologia e, com certeza, vai atrair outras empresas para que Parnaíba se torne um grande polo tecnológico de nosso país“, afirmou o ministro Ciro Nogueira.

Sobre a Exa Tecnologia

Criada em maio de 2022, a EXA Tecnologia é uma parceria entre a líder em tecnologia e soluções digitais FS Security e a TIM. A Exa oferece soluções para múltiplos clientes em diferentes segmentos baseada em produtos de alta tecnologia. Exemplo disso é o seu primeiro produto lançado, o “Proteção Pix”, ferramenta de alta tecnologia que traz mais segurança para os consumidores nas movimentações Pix entre contas bancárias, contemplando a funcionalidade multibancos.

AsCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES