14/09/2022

IFPI lança edital com 240 vagas em cursos técnicos para Parnaíba


O Instituto Federal do Piauí (IFPI) lançou o edital de Exame Classificatório para ingresso de alunos em 4.125 vagas de cursos técnicos para o primeiro período letivo de 2023. Para Parnaíba são 240 vagas para os cursos de Técnico Integrado ao Médio – Edificações, Técnico Integrado ao Médio – Eletrotécnica, Técnico Integrado ao Médio – Informática, Concomitante ou Subsequente – Edificações, Concomitante ou Subsequente – Eletrotécnica, Concomitante ou Subsequente – Administração. São 40 vagas para cada turma.

As inscrições poderão ser feitas a partir de segunda-feira (03/10) até domingo (06/11) no site selecao.ifpi.edu.br. Já o pagamento da taxa de inscrição, de R$ 20, poderá ser efetuado até segunda-feira (07/11) de novembro. O edital prevê 20% do total de vagas ofertadas a serem destinadas à isenção do pagamento da taxa de inscrição. A solicitação já pode ser feita e encerra na sexta-feira (23/09).

Os cursos são ofertados em três modalidades: integrada ao ensino médio (para quem já concluiu ou esteja concluindo o ensino fundamental), concomitante (para quem vai cursar, em 2023, o ensino médio em outra instituição) e subsequente (para quem tiver concluído o ensino médio até a data da matrícula).

Os dados devem ser cadastrados no site selecao.ifpi.edu.br, e o candidato precisa responder o questionário socioeconômico, anexar a documentação listada no edital e selecionar o Campus ao qual pretende concorrer. O resultado será divulgado na sexta-feira (30/09).

Nome social

Candidatos transexuais, travestis e transgênero pode pedir o uso do nome social, designação pela qual se identifica e é socialmente reconhecida. O candidato deverá solicitar o uso do nome social, em selecao.ifpi.edu.br, de 12 a 23 de setembro, anexando os documentos listados no edital, digitalizados, em arquivo único em PDF.

Heteroidentificação

Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas passarão obrigatoriamente por um procedimento de heteroidentificação, que consiste na análise realizada por uma Banca de Validação de Autodeclaração Étnico-racial.

Aqueles que não enviarem os documentos previstos dentro do cronograma do edital ou tiver sua solicitação de heteroidentificação indeferida, e sua inscrição confirmada, será remanejado para concorrer às vagas de ampla concorrência.

Fonte: Portal Costa Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES