16/09/2022

Educação bilíngue é fortalecida com escola pública em Parnaíba


A primeira escola Bilíngue Libras/Português do Piauí é esta em Parnaíba, localizada na Avenida Cândido Oliveira, 231, Bairro Frei Higino, em Parnaíba. É um momento novo e importante para a cidade; pois a escola promove educação alunos surdos; codas, que são filhos de pessoas surdas; pais surdos; professores; ouvintes e intérpretes. No momento a escola está com alunos surdos das séries iniciais do primeiro ao quinto ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A Escola Municipal Bilíngue Libras/Português de Parnaíba foi fundada no dia 20 de janeiro de 2022, é mantida pela Prefeitura de Parnaíba, e está disponível para a população surda que ainda não se faz presente e que pode procurar se matricular para que em 2023 possa iniciar turmas com sua capacidade de acolhimento. Em Parnaíba o último Censo de 2010 evidencia que há oito mil surdos.

“Desde que iniciamos em maio deste ano nós temos tentando buscar os surdos da cidade e cidades próximas de Parnaíba, que eles venham nos procurar através de suas famílias, aqueles surdos que pararam de estudar, as crianças surdas, os filhos de pais surdos para que possam estar buscando o ensino bilíngue aqui na escola”, incentivou Clesivane Silva, diretora da instituição.


A universitária surda Joseane Vasconcelos curso Pedagogia e se prepara para também atuar como professora nesta escola bilíngue. Para ela é um privilégio a cidade dispor desta unidade. “Precisamos aprender porque os surdos não sabiam nada, agora com a fundação da escola bilíngue, a gente vai poder orientar as crianças, as pessoas, as crianças vão aprender, vão poder se desenvolver, vão se formar; então vai ter um desenvolvimento porque no passado não tinha”, afirma Joseane Vasconcelos, acadêmica de pedagogia.


A educação da pessoa surda com a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) garante seus direitos; bem como o conhecimento da LIBRAS para os ouvintes possibilita mais acessibilidade e fortalecimento de vínculos e da cultura da segunda língua de nosso país.


Na escola bilíngue de Parnaíba haverá um curso de práticas iniciais de tradução Libras/Português e Português/Libras para a próxima semana, mais informações pelo WhatsApp (86) 99417-3403. A Língua de Sinais não é conhecida por todos; portanto, o conhecimento sobre a LIBRAS e a cultura surda tem grande importância.

Fonte: Portal Costa Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Translate

Anuncio google

Racing