26/08/2022

Sesapi confirma primeiro caso da varíola dos macacos em paciente de Parnaíba

Trata-se de uma pessoa do sexo masculino

Foto ilustrativa: Arquivo/infocopiaui.com.

A Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi, através do Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde do estado do Piauí - Cievs, confirmou mais um caso de Monkeypox (varíola dos macacos) no estado. Trata-se de uma pessoa do sexo masculino da cidade de Parnaíba.

No estado, três casos já foram confirmados, em indivíduos do sexo masculino, nas cidades de Batalha, Teresina e agora em Parnaíba. De acordo com a coordenadora do Cievs, Amélia Costa, o homem já passou pelos 21 dias de isolamento, porém o centro está acompanhando junto com a vigilância do município a situação do caso positivo como os de seus familiares e contatos.

“Estamos conversando com a vigilância de Parnaíba e acompanhando a situação desse homem que testou positivo, como de todos os seus contatos. A cidade de Parnaíba já notificou 08 casos de varíola dos macacos, desses 01 foi confirmado, 05 estão em investigação e 02 foram descartados”, disse a coordenadora.

Até esta sexta-feira, 26 de agosto, o Piauí já notificou 69 casos de Monkeypox, com 03 casos confirmados, 15 descartados, 50 em investigação e 01 provável. De acordo com o levantamento do Cievs, vinte municípios, de norte a sul do estado, já notificaram casos suspeitos da doença, sendo a capital Teresina e Parnaíba as cidades com mais registros.

“Com a confirmação dos novos casos é de fundamental importância a população ficar atenta aos sinais e sintomas da doença, e procurar os serviços de saúde do município caso a pessoa comece a detectar sintomas como febre, dor de cabeça, dor muscular e o surgimento de vesículas pelo corpo”, lembra Amélia Costa.

A Secretária Municipal de Saúde de Parnaíba emitiu uma nota de esclarecimento e alguns banners informativo sobre o assunto. Veja:





Fonte: Infoco Piauí
Edição: Portal PHB em Nota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES