25/08/2022

Na lista de extinção, peixe camurupim é monitorado no Delta do Parnaíba


Conhecido pirapema, pema, ou camurupim, este peixe cada vez mais raro está em processo de extinção. Ele é encontrado no país desde o Amapá até o norte do Espírito Santo. E, claro, aqui em Parnaíba, na praia da Pedra do Sal. Portanto, a conscientização sobre a não pesca é incentivada. “Como o camurupim é uma espécie ameaçada de extinção que foi incluída na portaria da 445, então exige um cuidado maior, sem falar da questão da resiliência da espécie, é uma espécie mias vulnerável com ciclo de vida longo, a sua taxa geracional é relativamente mais lenta”, explica o engenheiro de Pesca, Cézar Fernandes, doutor em recursos pesqueiros.

No Delta do Parnaíba, o camurupim é uma espécie de elevada importância sócio-econômica. Mas há sérios riscos para a manutenção às populações naturais; por isso, foi implantado o projeto Rotas da Conservação, que é composto pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Instituto Tartarugas do Delta, Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em Parnaíba, a comunidade local pesqueira da Praia da Pedra do Sal e institutos internacionais de Miame e Flórida dos Estados Unidos da América. “Há uma troca de experiências, há uma cobertura, uma colaboração internacional para que a gente consiga proteger a espécie. se acredita que o camurupim tenha uma única população desde a Carolina do Norte até o Brasil”, informa Cézar Fernandes, professor da UFDPar.

Acordos de pesca estão sendo incentivados em nossa região devido à urgência de medidas de ordenamento pesqueiro junto às comunidades na construção de combinados em favor da população do camurupim. “O pescador já tem um interesse em proteger a espécie, o que precisa mesmo é essa comunicação com a academia, com os gestores para fortalecer esse trabalho do dia-a-dia”, sugeriu Fernandes.

O Camurupim apresenta uma idade de até 60 anos de vida, crescimento lento e maturidade sexual tardia. Ele tem ainda uma ampla capacidade migratória e múltiplos comportamentos sociais, desde grandes grupos até indivíduos mais solitários. Por ser um peixe de caracteres primitivos é importante alvo de pesquisa.

Fonte: Portal Costa Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Translate

Anuncio google

Racing