20/11/2021

Enem: 80 mil devem fazer provas neste domingo no Piauí; veja principais orientações

Fotos:Arquivo/cidadeverde

Neste domingo (21) inicia a primeira etapa de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio -Enem 2021. Os inscritos responderão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, além da língua estrangeira (inglês ou espanhol).

No Piauí, 80 mil pessoas estão aptas para fazer o Enem. Os portões de acesso aos locais de prova, que são em 400 em todo Estado, serão abertos às 12h e fechados às 13h. A aplicação começará às 13h30 (horário de Brasília). Além da modalidade impressa, a prova digital do exame também será aplicada neste domingo. S

Os inscritos terão cinco horas e 30 minutos para realizarem as provas e a redação. A aplicação encerrará às 19h. Os participantes que solicitaram atendimento especializado e tiveram o pedido de tempo adicional aprovado terão uma hora a mais.

Orientações


Uso de máscara – Os participantes devem se apresentar ao local de aplicação das provas utilizando máscara de proteção à covid-19 e permanecer com ela durante toda a aplicação do exame. O uso da proteção facial é obrigatório, desde a entrada até a saída do local de provas, exceto para os participantes com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual ou sensorial, conforme previsto na Lei n.º 14.019, de 2 de julho de 2020.

Outra medida de prevenção é o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas antes da abertura dos portões, bem como nos corredores, nas filas para entrada em sala, no banheiro e em qualquer tipo de contato com a equipe de aplicação fora da sala de provas.

Sintomas da covid-19 – Os participantes que apresentarem sintomas de covid-19 durante a semana que antecede a aplicação das provas ou na véspera não poderão comparecer ao local de aplicação do exame. Nesse caso, o participante deve solicitar reaplicação da prova, por meio da Página do Participante, no período de 29 de novembro a 3 de dezembro, com anexo de documentação que comprove a condição de saúde. O Instituto analisará a documentação comprobatória. Quem tiver a documentação aprovada terá a participação garantida na reaplicação do exame, que ocorrerá nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.

A documentação deve apresentar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição do participante e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10).


Caneta – A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Apenas para os estudantes que solicitaram atendimento especializado para transtorno do espectro autista é permitido utilizar caneta fabricada em material transparente com tinta colorida, para uso exclusivo em marcações no Caderno de Questões. O Cartão-Resposta desses estudantes também deve ser preenchido com caneta de tinta preta.

Local de prova – Para conferir o horário e o local de aplicação das provas, os participantes precisam acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante. O documento também informa se o participante conta com atendimento especializado ou se deve ser tratado pelo nome social. Embora não seja obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda levar o cartão no dia da aplicação do exame.


Documentação – Para acessar a sala de provas, é obrigatória a apresentação da via original de documento de identificação oficial com foto, conforme previsto no edital do exame, como cédulas de identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, polícias Militar e Federal ou pelas Forças Armadas. Também será aceita identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive no caso de reconhecidos como refugiados.

O participante impossibilitado de apresentar o documento de identificação original com foto no dia de aplicação do exame, por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, poderá realizar as provas, desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias da aplicação do exame e submeta-se à identificação especial. O procedimento é voltado à coleta de informações pessoais, com o objetivo de comprovar a identidade do inscrito.

O que levar – No dia da aplicação do exame, será permitido ao participante levar máscara extra, frasco de álcool, luvas e garrafa de água para consumo. Os itens serão vistoriados por aplicadores fiscais, respeitando os protocolos de prevenção à covid-19. Os participantes que optarem por levar luvas poderão utilizá-las durante as provas.

Não será permitido portar qualquer dispositivo eletrônico, como telefones celulares, smartphones, tablets, máquinas calculadoras, fones de ouvido, entre outros materiais estranhos à realização da prova, previstos no edital do exame. Caso o participante leve algum dos objetos proibidos em edital, esses deverão ser guardados no envelope porta-objetos, que será entregue na porta da sala de prova. Os aparelhos eletrônicos não podem emitir sons e devem permanecer desligados, sob pena de eliminação do inscrito.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Izabella Pimentel
com informações do Inep
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES