13/11/2020

Evento discute sobre a chegada da Estação Ferroviária no Piauí


O Campus Parnaíba e o Núcleo de Pesquisas e Estudos em Cidade, Memória e Patrimônio (NUPECIMP) realizam a palestra “Centenário da Estação Ferroviária de Parnaíba”. O encontro on-line acontece no dia 19 de novembro, às 19 horas. As inscrição estão abertas através do e-mail do Núcleo (nupecimp@phb.uespi.br).

O evento busca refletir sobre a chegada do trem no Piauí (1920) e sua relação com a cidade de Parnaíba, indo além do imaginário de modernidade e progresso, buscando também analisar tensões e exclusões sociais na cidade a partir da estrada de ferro, bem como destacar o papel dos trabalhadores ferroviários, por vezes visibilizados.

A discussão é direcionada aos estudantes do nosso Curso de História, egressos e demais interessados.

O professor Felipe Ribeiro, um dos organizadores, aponta a proposta desse evento, foi articulada a partir dessa data histórica com a destacada produção acadêmica sobre a Estrada de Ferro Central do Piauí, justamente no dia 19 de novembro de 1920.

“Nós buscamos trazer uma discussão importante nesse momento. Diante disso, contamos com o decisivo apoio do Museu do Trem do Piauí (que funciona na estação centenária), da Associação Nacional de História – Seção Piauí (ANPUH-PI) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)”, ressalta.

Serão responsáveis pela discussão os professores Dalva Fontenele (da Secretaria Estadual de Educação e doutoranda em Educação pela UFPI); Lêda Vieira (da UESPI – Parnaíba e doutoranda em História pela UNISINOS) e o Josenias Silva (Professor da FAESPA e Mestre em História pela UFPI).

O evento é aberto e todos estão convidados a participar. Realize sua inscrição gratuita através do e-mail: nupecimp@phb.uespi.br

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES