29/08/2020

Baixa umidade do ar no Piauí: INMET emite alerta de perigo para 60 municípios

Só em agosto, o Piauí já acumula 790 focos de queimada. O aumento é de 88% em relação a julho e a média é de 27 ocorrências por dia.

Foto: Jailson Soares/O Dia

Pelo menos 60 municípios piauienses se encontram na zona de alerta de Perigo Potencial de baixa umidade emitido pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) para este final de semana. As cidades ficam localizadas nas regiões Centro-Norte e Norte do Estado e, conforme o aviso, estão com a umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%, o que acarreta no maior risco de incidência de incêndios florestais e problemas de saúde.

Vale lembrar que esse índice de 20% a 30% de umidade relativa do ar no Piauí está muito abaixo dos 50% a 80% considerados ideais pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para uma boa respiração e para se evitar danos à saúde física do indivíduo. Para efeito de comparação, se a umidade relativa do ar chegar a 10%, o nível se torna compatível a um ambiente de deserto. O Inmet lembra que quanto mais baixa estiver a umidade do ar, maior a sensação de secura e calor. 

No alerta de perigo potencial, o próprio Instituto traz orientações para a população sobre como amenizar os efeitos da baixa umidade do ar. São eles: beber bastante líquido, evitar dedaste físico nas horas mais quentes do dia, em especial entre as 10 horas e as 16 horas, e ficar atento a focos de incêndio e queimadas e acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193, e a Defesa Civil pelo número 199 em caso de risco.

Imagem: Reprodução/INMET

Número de queimadas já subiram 88% em agosto, diz Inpe
Efeito direto da baixa umidade relativa do ar e das altas temperaturas, as queimadas tem subido consideravelmente no Piauí ao longo dos últimos meses, em especial nas últimas semanas. De acordo com o monitoramento em tempo real do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), só de 01 de agosto até este sábado (29), o Estado já contabiliza 790 focos de incêndio em vegetação e nas proximidades de áreas urbanas. 

O aumento é de 88% em relação a julho, quando foram registradas no Piauí 421 focos. É como se, por dia, o Estado tivesse uma média de 27 focos de queimada durante este mês. No acumulado do ano, já são 1.651 focos de incêndio na mata identificados pelo INPE no Piauí e embora o número seja considerado pelo Instituto como preocupante, ainda é 47% menor que as 3.098 ocorrências contabilizadas ao longo de 2020.

Somente nesta sexta-feira (28), o Piauí teve 107 focos de queimadas identificados por satélite, um aumento de 463% em apenas 24 horas, já que no dia anterior (a quinta-feira, 27), o Estado havia contabilizado apenas 19 focos.

Apesar de altos os índices do Piauí, o Estado ainda é um dos que menos sofrem com o fogo durante este período de altas temperaturas no Brasil. Para se ter uma ideia, somente no dia de ontem, o Acre registrou 761 focos de incêndio; o Estado do Pará já acumula 10.302 focos só neste mês e o Mato Grosso soma mais de 16 mil focos durante o ano.

Cidades piauienses em alerta para baixa umidade relativa do ar conforme o INMET:

Veja a lista de municípios em alerta ao final da matéria.

Alto Longá
Altos
Barras
Batalha
Beneditinos
Boa Hora
Bom Princípio Do Piauí
Boqueirão Do Piauí
Brasileira
Buriti Dos Lopes
Buriti Dos Montes
Cabeceiras Do Piauí
Campo Largo Do Piauí
Campo Maior
Capitão De Campos
Caraúbas Do Piauí
Castelo Do Piauí
Caxingó
Cocal2202703
Cocal De Telha
Cocal Dos Alves
Coivaras
Curralinhos
Demerval Lobão
Domingos Mourão
Esperantina
Jatobá Do Piauí
Joaquim Pires
Joca Marques
José De Freitas
Juazeiro Do Piauí
Lagoa Alegre
Lagoa De São Francisco
Lagoa Do Piauí
Luzilândia
Luís Correia
Madeiro
Matias Olímpio
Miguel Alves
Milton Brandão
Monsenhor Gil
Morro Do Chapéu Do Piauí
Murici Dos Portelas
Nazária
Nossa Senhora De Nazaré
Nossa Senhora Dos Remédios
Novo Santo Antônio
Palmeirais
Pau D'Arco Do Piauí
Pedro II
Piracuruca
Piripiri
Porto
Sigefredo Pacheco
São José Do Divino
São João Da Fronteira
São João Da Serra
São João Do Arraial
Teresina
União

Fonte: Portal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES