16/04/2020

Zé Filho visita laboratório de produção das Máscaras Delfi-Tron em Parnaíba


Em visita as instalações da startup de Robótica TRON, na manhã desta quarta-feira(15), localizada no prédio da Fecomércio em Parnaíba, o presidente da Federação das Industrias do Estado do Piauí (FIEPI), Antônio Jose de Moraes Souza Filho, foi recebido pelo coordenador do projeto de criação e produção da máscara Delfi-Tron no Piauí, Dr. Gildário Lima e pelo Reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), Alex Marinho.

Na oportunidade, foi apresentada a estrutura montada com as impressoras 3D, que estão fabricando as máscaras e os protetores faciais tipo Face Shield, como também, todo o processo que os pesquisadores envolvidos tiveram até chegar ao que foi desenvolvido e que já está sendo utilizado por profissionais de saúde do município de Parnaíba.

Segundo o coordenador, com a pandemia do novo coronavírus, a escassez de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no Brasil e no mundo, foi inevitável. O projeto de uma máscara respiratória, produzida em impressoras 3D domésticas, feito com material biodegradável, de baixo custo, reutilizável, nasceu de um grupo de pesquisadores do Piauí em parceria com cientistas de outros estados, e contou com instituições parceiras como a FIEPI, que fez a doação de 10 impressoras com o intuito de acelerar a produção das máscaras, que atualmente são de 4 unidade por máquina/dia, a meta do projeto é distribuir 1.000 EPis.


Foram parceiras desse projeto, Federação das Indústrias do Estado do Piauí, a Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Delta do Parnaíba, Universidade Tiradentes, Instituto de Tecnologia e Pesquisa, Sesc Piauí e Sesc Minas.


Para o presidente Zé Filho, a iniciativa de fabricação desses EPis é de uma contribuição significativa, já que é preciso preservar o maior número de pessoas que estão na linha de frente no tratamento de contaminados pela Covid-19, que são os profissionais de saúde. “Continuaremos atentos às ações que possam ajudar no combate ao coronavírus”, concluiu, lembrando que a unidade Móvel de Costura industrial do SENAI, em Teresina, está com uma equipe confeccionando mascaras descartáveis.

Acompanhado do Diretor Regional do Senai/Pi e Superintendente do SESI/PI, Mardonio Neiva e dos diretores Administrativo e Financeiro do Sistema FIEPI, Edgar Ataide e Francisco Carlos Sousa, respectivamente, o presidente Zé Filho, prosseguiu com a sua agenda, visitando o Laboratório da UFDPAR, a convite do reitor da instituição.

No prédio, que fica localizado no centro da cidade, a comitiva percorreu as salas e pode verificar que todas estão equipadas com boa estrutura para realização de exames laboratoriais. Durante apresentação, o reitor falou do trabalho dos profissionais envolvidos na implantação do espaço e esclareceu que, em breve, começam a realizar os testes para a Covid-19.

Por Monica Pessoa – ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES