24/04/2020

Limpeza Pública: Um trabalho diuturno pelo bem dos parnaibanos


Os serviços de limpeza pública, da Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, contribuem decisivamente para a melhoria da qualidade de vida da população. Mas, para que esse trabalho alcance o máximo de êxito, o poder público precisa que os munícipes também façam sua parte, colocando seu lixo em local adequado para os veículos de coleta. Essa atitude cidadã colabora para agilizar a retirada do lixo das ruas, mantendo a cidade mais limpa, organizada e saudável.


Nos serviços diários, as equipes de limpeza encontram muito entulho em lixões criados de forma improvisada, e que acabam gerando a proliferação de mosquitos e outros vetores de doenças que afetam os moradores de residências mais próximas a esses locais. Em contato com a população nos bairros, os supervisores dos serviços de capina e varrição sempre solicitam, quando possível, que a população ajude no serviço da limpeza pública. A maioria dos parnaibanos entende a importância da ação e coloca o lixo em local apropriado.


A Secretária Municipal de Infraestrutura, Serviços Urbanos e Defesa Civil, Maria das Graças Moraes Souza, informa que todo mês, as equipes do órgão retiram toneladas de lixo, e esse volume se torna ainda maior e mais trabalhoso por conta de lixões improvisados em muitas áreas na cidade. Mesmo com o serviço municipal de coleta funcionando regularmente, ainda há pessoas sem consciência ambiental que jogam lixo em qualquer região.


“Muitos terrenos em Parnaíba, de propriedade privada, estão servindo como lixões, e algumas pessoas usam esses espaços para depositar entulho. O serviço de manutenção e limpeza dessas áreas é de incumbência de seus proprietários. O que ocorre é que o setor de limpeza pública do município, muitas vezes, acaba tendo que retirar o lixo desses locais, para que não virem potenciais disseminadores de doenças. Além do rotineiro trabalho de campo nas vias, ainda temos que direcionar, em algumas situações, as equipes para a realização de limpeza em algumas áreas que não possuem nem muros e ficam de acesso direito à população, com o lixo obstruindo calçadas e podendo causar muitos prejuízos à saúde pública”, explica a Secretária Gracinha.

Ela ressalta ainda que colocar lixo em local adequado para facilitar o trabalho da coleta é um ato de cidadania. O descarte correto do lixo agiliza o trabalho de limpeza das vias. Menos lixo nas ruas, mais saúde para a população. A Prefeitura de Parnaíba faz sua parte, cuidando da logística de limpeza dos resíduos, mas a colaboração dos munícipes é fundamental.

SUPCOM - PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES