14/04/2020

Com atenção redobrada SAMU de Parnaíba ajuda no enfrentamento ao Coronavírus


Todos os esforços dos profissionais da Prefeitura de Parnaíba impactam de forma positiva nas ações preventivas e de enfrentamento do Covid-19. Médicos, enfermeiros, técnicos, servidores administrativos, colaboradores da limpeza, enfim, todo o quadro de servidores da Secretaria Municipal de Saúde, assim como os demais órgãos, está empenhado em ajudar a cidade durante o período da quarentena.

Com orientação da Secretária Municipal de Saúde, Rejane Moreira, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) de Parnaíba reforça a atenção da equipe para prestar atendimento a eventuais casos suspeitos de Coronavírus, de forma mais ágil. Os médicos fazem a análise de cada caso, e se o paciente apresentar os sintomas que se assemelham ao padrão de contágio do Covid-19, inclusive com dificuldade respiratória, é imediatamente encaminhado ao hospital de referência na região para a realização de exame e as medidas necessárias.

“A determinação do Prefeito Mão Santa foi para que toda a estrutura pública da Secretaria Municipal de Saúde se empenhe em ações de enfrentamento ao Coronavírus, em diversas frentes, como o trabalho ostensivo e eficiente das Vigilâncias Sanitária, Ambiental e Epidemiológica, do Pronto Socorro Municipal, do SAMU, das UBS. Todo um esforço coletivo dos agentes municipais para a prevenção dessa doença na cidade”, afirma.


O SAMU de Parnaíba conta com três ambulâncias, sendo uma com UTI completa para os atendimentos mais graves, outra de padrão intermediário e uma outra de padrão básico, para casos de menor complexidade. Dois veículos foram adquiridos com recursos do Ministério da Saúde e um com recursos próprios da Prefeitura de Parnaíba. Para o Diretor do Pronto Socorro de Parnaíba, Paulo José dos Santos Araújo “Paulo Careca”, o serviço do SAMU é um dos mais elogiados e importantes na área da saúde em Parnaíba, pois são esses profissionais, de fato, que vão diretamente ao socorro das pessoas em situação mais crítica em suas residências ou que estão impossibilitadas de serem levadas de imediato ao sistema público de urgência e emergência.


A equipe do SAMU de Parnaíba é composta por 14 médicos, 14 enfermeiros, 16 técnicos em enfermagem e 16 socorristas que atuam diretamente em campo, além dos servidores do quadro administrativo e da base de apoio. O Responsável Técnico em Enfermagem do Pronto Socorro de Parnaíba, Dinavan Lima, destaca que o trabalho desses profissionais também contribui na ajuda das ações de enfrentamento ao Coronavírus.

Supcom - PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES