14/03/2020

Rio Igaraçu ameaça transbordar

O rio Igaraçu que passa dentro de Parnaíba e separa o continente da Ilha Grande de Santa Isabel, ameaça transbordar.

Rio Igaraçu na altura do SESC Beira Rio na Avenida Nações Unidas, em Parnaíba (PI)

Na manhã desta sexta-feira (13) as águas do rio Igaraçu atingiram a mureta de proteção faltando alguns centímetros para transbordar. Devido o rio obedecer também as marés a cheia é motivo de muita preocupação dos parnaibanos que temem pelo seu rompimento podendo transbordar alagando bairros como São José, Mendonça Clark, Do Carmo, Centro e Canta Galo.


Dique de proteção do rio Igaraçu é sempre uma preocupação para parnaibanos a cada inverno rigoroso. Em 2018 e 2019 uma parte desmoronou causando sérios transtornos na Avenida Nações Unidas.

Alerta vermelho:
A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomendou que as autoridades públicas e Defesas Civis Municipais adotem medidas de emergência porque o risco é alto para a a ocorrência de tempo chuvoso, com acumulado de chuvas até às 12h desta sexta-feira (13).

O período chuvoso tem provocado a subida dos rios que cortam o Piauí. Em alguns municípios da região Norte, como Luzilândia, Batalha e Esperantina já foram registradas enchentes que deixaram famílias ribeirinhas desabrigadas. Na cidade de Parnaíba, o aumento no nível do rio de mesmo nome não causou estragos, mas já pode ser percebido em alguns pontos.

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES