31/03/2020

Por que prefeitos que tiveram contato com Felícia fizeram teste de coronavírus e a população não?!


Deu negativo o resultado do exame de coronavírus dos três prefeitos que tiveram contato com o gestor de São José do Divino, Antônio Felícia, que veio a óbito devido o Covid-19. Quem confirmou a informação ao OitoMeia foi o petista, João Coelho de Santana, conhecido popularmente como Caburé. O administrador da cidade de Caraúbas, afirmou fez o teste na noite do sábado (28) e recebeu o resultado na manhã desta segunda-feira (30).

Segundo Caburé explicou ao OitoMeia, além dele mesmo, os outros prefeitos que tiveram contato diretamente com Felícia recentemente, que foram os de Buriti dos Lopes e de Muruci dos Portelas, Percy Junior e Ricardo Sales, respectivamente, não apresentaram nenhum sintoma do coronavírus, mas mesmo assim queriam realizar o teste pelo Sistema Único de Saúde (SUS), porque solicitaram a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi).

Segundo Caburé, os gestores queriam “tirar a prova” e “esclarecer tudo”, garantindo que não estão infectados e que não passariam para a população de suas cidades. O trio teve contato com Antônio Felícia há pouco mais de 15 dias, em 16/03, período de encubação da doença, durante a inauguração de uma academia pública na cidade do prefeito de Caraúbas. O evento havia reunido cerca de 100 pessoas que também não manifestaram sintomas do Covid-19 até o momento.

PORQUE ELES FIZERAM O EXAME DE CORONAVÍRUS E O POVO NÃO?!


Ainda no sábado (28) quando os prefeitos anunciaram as testagens, diversos moradores especialmente de São José do Divino manifestaram revolta através da redes sociais. Isso porque, conforme o OitoMeia noticiou em reportagem anterior, mesmo após o óbito de Antônio Felícia, os testes para o Covid-19 não foram realizados em familiares e pessoas bem mais próximas da vítima, em São José do Divino. A denúncia foi feita pelo presidente da Câmara dos Vereadores da cidade, Carlos Samuel.

Vale ressaltar que todas essas cidades, Caraúbas, Buriti do Lopes e Murici dos Portelas, são bem próximas à São José Do Divino, todas da região Norte do estado. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, aliás, sequer recebeu os kits de testes para o coronavírus. Uma equipe da Vigilância Sanitária ligada a Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) esteve na cidade no sábado (28/03), porém, apenas realizou uma live com o intuito de repassar orientações sobre a quarentena. A assessoria tem informado que o teste realmente não é para ser feito em todas as pessoas que não apresentam sintomas.

Fonte: OitoMeia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES