03/03/2020

MS diz que Piauí tem novo caso de suspeita de coronavírus

Imagem: ilustrativa 

O Ministério da Saúde confirmou, durante entrevista coletiva, em Brasília, na segunda-feira (2) que o Piauí tinha três casos de suspeita de coronavírus, sendo que dois foram descartados e há um terceiro como suspeito.

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, afirmou que sabe de dois casos de suspeita que foram descartados.

A maioria dos casos suspeitos está em São Paulo, com 163, em seguida vem Rio Grande do Sul, com 73, e em terceiro, Minas Gerais, com 48. No mundo, foram 87.137 casos confirmados, sendo 1.739 novos. Os casos estão em 58 países, com cinco novos. O número de mortes chegou a 2.977.

O secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson de Oliveira, falou que há casos confirmados em todos os continentes.

Os secretários estaduais de Saúde irão se reunir, nesta semana, em Brasília, com o Ministério da Saúde para apresentarem recursos para ações contra o coronavírus.

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, afirmou que o Brasil tem dois casos confirmados de coronavírus no país. Eles não têm relação entre si, embora sejam residentes do município de São Paulo. Os casos são importados e, por isso, não há mudança da situação nacional, pois não existem evidências de circulação sustentada do vírus em território brasileiro.

Até as 13h de segunda-feira (2), 433 casos suspeitos são monitorados pelo Ministério da Saúde. Os dados foram repassados pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

Florentino Neto informou que no Piauí não há mais nenhum caso de suspeita de coronavírus porque os dois, registrados em Teresina foram descartados.

“Estamos em estado de atenção, mas no Piauí não existe mais nenhum caso de suspeita de coronavírus porque os dois casos de pessoas que estavam sendo monitoradas em Teresina foram descartados”, falou Florentino Neto. 

Atualmente, 15 países, além da China, são monitorados pelo Ministério da Saúde por apresentarem transmissão ativa do coronavírus. Com isso, os critérios para a definição de caso suspeito enquadram agora, as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China, nos últimos 14 dias.

Até o momento, 162 casos suspeitos de coronavírus já foram descartados em todo o Brasil. Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Para manter a população informada a respeito do novo coronavírus, o Ministério da Saúde atualiza diariamente, os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica.

Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES