29/04/2019

Diabéticos do Piauí postam vídeos pedindo regularização de insulina


Há quase 40 dias os portadores de diabetes do Piauí estão sofrendo diante da falta de insulina na Farmácia de Dispensação de Medicamentos Excepcionais. A Associação dos Diabéticos do Estado (Adip) lançou uma campanha nas redes sociais chamando atenção para o problema e cobrando a regularização.

A insulina controla o nível de glicose no sangue e os portadores de diabéticos precisam do hormônio. A presidente da Associação dos Diabéticos do Piauí, Jeane Melo, afirma que a lei estadual 6.623, de 30 de dezembro de 2014, está sendo descumprida.

A lei torna mais humanizado o atendimento aos diabéticos no Estado do Piauí. No entanto, a descontinuidade no fornecimento da insulina impede que os portadores da doença façam o tratamento adequado. 

“Como se precisa de oxigênio e água para sobreviver, os diabéticos precisam de insulina. Há uns 40 dias diabéticos do Piauí então sem insulinas. A burocracia é a justificativa que não nos interessa. Ou o governo se organiza e planeja ou muitos vão continuar a morre pela pior doença crônica de todas: a omissão”, lamenta Jeane.

Em uma série de vídeos, os portadores de diabetes ressaltam a importância da insulina e fazem apelos ao governador Wellington Dias. A pequena Ala Luísa, 8 anos, pede “por favor, governador, nos dê insulina”. 

A presidente da Associação dos Diabéticos do Piauí disse que a secretaria de Saúde prometeu se reunir na tarde desta segunda-feira (29) com os representantes da entidade. 

A Sesapi informou ao Cidadeverde.com que aguarda uma resposta do fornecedor da insulina.

Izabella Pimentel
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Racing