30/11/2018

TJ-PI inaugura espaço para ressocialização e Núcleo da Uespi


O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) realizou inaugurou nesta sexta-feira (30) o espaço “Ressocializar para Não Prender”. O projeto é mantido através da comunidade terapêutica Casa do Oleiro, que atua no tratamento de pessoas com problemas com drogas e agora instalou uma unidade no litoral do Piauí.

O responsável pela instituição, pastor José Gouveia, explicou como funciona a parceria. “Aqueles presos por terem cometidos pequenos delitos motivados pelo uso de droga são encaminhados pelo Poder Judiciário para cumprir internação e se recuperar, em vez de serem mandados para a cadeia”, pontuou.

De acordo com o presidente do TJ-PI, desembargador Erevan Lopes, a medida representa um passo importante na ressocialização de inúmeras pessoas. “Também evita-se o encarceramento desnecessário de quem cometeu um delito de menor potencial apenas motivado pelo vício em drogas”, disse.


Este tipo de ação representa uma importante ferramenta no aspecto social e por isso tem recebido apoio e verba da Secretaria de Estado da Assistência Social, a SASC. O deputado estadual José Santana, ex-secretário da pasta, esteve presente e destacou os avanços obtidos com a internação no lugar do cárcere.

A solenidade de inauguração também contou com a participação de representantes das forças policiais, como o comandante da Polícia Militar em Parnaíba, tenente-coronel Pacífico Neto, bem como magistrados, membros do Ministério Público do Estado do Piauí, além de servidores e da sociedade em geral.


Depois do descerramento da placa e do discurso das autoridades, a comitiva seguiu para a outra atividade prevista para o dia. Na ocasião, foi reinaugurado o anexo do Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) e o Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Estadual do Piauí, campus de Parnaíba.

O prédio situado na Avenida São Sebastião será agora mais um equipamento à disposição de alunos e professores da UESPI, sobretudo do curso de Bacharelado em Direito. O ato de inauguração contou com a participação do vice-reitor da universidade, Evandro Alberto, e do diretor do campus, Eyder Rios.

Fonte: Portal Costa Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES