16/08/2018

Campus Ministro Reis Velloso, da UFPI em Parnaíba é beneficiado com Navio Ciências do Mar II

Educação: UFPI-CMRV, UFMA e Universidades do Norte do País recebem Navio para estímulo à pesquisa ao ensino na área de ciências do mar.


O diretor do Campus Ministro Reis Velloso da Universidade Federal do Piauí, Alex Marinho, juntamente com os professores do curso de Engenharia de Pesca participaram da cerimônia de entrega do Navio Ciências do Mar II


Em uma cerimônia na UFMA (Universidade Federal do Maranhão) a UFPI-CMRV (Universidade Federal do Piauí Campus Ministro Reis Velloso) e Universidades Federais do Norte do país foram contempladas na manhã desta terça-feira (14/08) em São Luís-MA, com o Navio Ciências do Mar II ofertado pelo Ministério da Educação e da Secretaria da Comissão Interministerial para Recursos do Mar da Marinha do Brasil, o Navio Ciências do Mar II, que servirá como laboratório para os cursos ligados à área de ciências do mar, como Oceanografia, Engenharia de Pesca, Geografia, Biologia, entre outros.

Ministro Educação Rssieli Soares, diretor do CMRV Alex Marinho e o Reitor UFPI Arimateia Dantas

A cerimônia de entrega ocorreu na Base da Capitania dos Portos, na Ponta da Espera, com a presença de reitores das diversas Instituições do Piauí e da região Norte, professores, técnicos, alunos, colaboradores da Universidade e integrantes da Marinha. Durante a solenidade, o ministro da Educação, Rossieli Soares, e as reitoras da Federal do Maranhão, Nair Portela, e do Rio Grande (FURG), Cleuza Maria Sobral, assinaram o termo de doação do navio.

Navio Ciências do Mar II

Após a assinatura do termo, as autoridades realizaram o descerramento da placa, realizaram o batismo do Ciências do Mar II com a tradicional quebra de um champanhe no casco do navio.

A embarcação tem capacidade para dezoito pessoas, entre alunos e professores, além de oito tripulantes, totalizando 26 pessoas. O Ciências do Mar II beneficiará alunos e professores das instituições da região Norte do Brasil, além do Maranhão e do Piauí. O navio está avaliado em 11 milhões de reais.

Reitor da UFPI Arimateia Dantas e Diretor do CMRV, Alex Marinho

Esta é a segunda embarcação do Projeto “Laboratório Flutuante”, de iniciativa da FURG, a ser entregue. O primeiro foi inaugurado no ano passado e está sob gestão da FURG, enquanto que os navios III e IV ficarão sob a coordenação das Universidades Federais Fluminense e de Pernambuco, respectivamente. O Diretor do Campus Ministro Reis Velloso Prof. Dr. Alex Marinho, pontuou de forma positiva essa nova conquista para a instituição bem com para o corpo acadêmico. "Estamos evoluindo cada dia com nossa instituição estamos felizes com mais essa grande conquista para o nosso Campus, estamos trabalhando de forma coesa e eficiente para o crescimento da nossa Universidade" completou o Diretor do Campus.

Professores Curso Engenharia de Pesca UFPI-CMRV: professor Cezar augusto, as professoras, Micheli Pinheiro, Carla Suzy e Francisca Edna.

Além do Reitor da UFPI Arimateia Dantas e Diretor do CMRV, estiveram presentes na solenidade o coordenador do curso de engenharia de pesca da UFPI-CMRV, o professor Cezar augusto, as professoras, Micheli Pinheiro, Carla Suzy e Francisca Edna.


Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES