24/07/2018

Sociedade Brasileira de Computação premia docente da UESPI pelas iniciativas na área tecnológica

Resultado de imagem para (UESPI), em Parnaíba
Imagem ilustrativa/web

O Professor Mestre Rodrigo Baluz, do Curso de Ciências da Computação da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em Parnaíba, recebeu da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o título de Associado Destaque 2018 por sua marcante atuação no desenvolvimento e incentivo a pesquisas, com participação de alunos e pesquisadores do estado, na área de tecnologia.


A entrega da premiação aconteceu na noite desta segunda (23) , durante a abertura XXXVIII Congresso Nacional da SBC(CSBC), no Centro de Convenções em Natal-RN. O docente é o único Secretário Regional do Piauí, difundindo o nome e ações da SBC. O reconhecimento pela SBC faz do docente o mais importante da área de computação no estado.

“É um sentimento muito especial, por ser um prêmio indicado pela Diretoria Nacional da SBC, formado por professores e pesquisadores de todo o Brasil. É gratificante encontrar-se ao lado de nomes conhecidos nacionalmente e internacionalmente, que influenciam diretamente na comunidade de Computação no Brasil”, afirma o Baluz.

A SBC tem como função fomentar o acesso à informação e cultura por meio da informática, promover a inclusão digital, incentivar a pesquisa e o ensino em computação no Brasil. A edição atual do CSBC, que ocorre de 22 a 26 de julho de 2018, traz a discussão sobre a Ciência da Computação usada em prol do meio ambiente, no qual técnicas computacionais são usadas para possibilitar o desenvolvimento sustentável.

Iniciativas tecnológicas
Rodrigo realiza iniciativas e projetos que impulsionam o desenvolvimento tecnológico do estado e contribuem para a formação do profissional da computação com responsabilidade social. Há exemplos como a criação de um sistema (SisNEV) que auxilia na gestão de acompanhamento dos casos de violência doméstica em Parnaíba. Os dados ficam disponíveis na internet como um mapa de indicadores sociais sobre esses casos.

O docente também realiza o Encontro Unificado de Computação e a Maratona de Programação do Piauí. Apoia a realização da Escola Regional de Informática no Piauí e da realização da Olimpíada Brasileira de Robótica, como também promove eventos apoiados pela SBC dentro do estado.

UESPI (ASCOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES