26/01/2018

Macaco é encontrado morto e Zoonoses realiza teste para febre amarela no Piauí

Primata foi conduzido ao centro de zoonoses para exames. No Piauí 50 cidades estão em alerta para risco de febre amarela.

Macaco é encontrado morto e Zoonoses realiza teste para febre amarela no Piauí (Foto: Divulgação / FMS)

Um macaco foi encontrado morto nesta quinta-feira (25) na Zona Rural do município de Altos, a 40 km de Teresina. O Centro de Zoonoses foi acionado e recolheu o cadáver do animal para realizar testes para febre amarela e raiva. O procedimento é de praxe mesmo que o local onde o primata tenha sido encontrado não pertença a uma área endêmica para a transmissão da infecção viral.


“É um sistema de vigilância que nós temos. Todo caso de primata que aparece morto fazemos o teste tanto para raiva quanto para febre amarela. Esse macaco chegou a ser tirado do local onde morreu e trazido para Teresina, mas conseguimos recolhê-lo”, explicou a gerente do Centro Zoonoses, Oriana Bezerra.

Segundo Oriana Bezerra, o primata já está no Centro de Zoonoses e será submetido a testes esta semana. “Vamos fazer a coleta do material e encaminhar para realização dos exames. Esse é um procedimento adotado em todos os casos”, afirmou.

Centro de Zoonoses foi acionado e recolheu o cadáver do animal para realizar testes (Foto: Divulgação / FMS)

Conforme a gerente, até o momento não foi registrado nenhum caso de primata com febre amarela no Piauí.

Alerta para mais de 50 cidades
De acordo com a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), mais de 50 cidades precisam ficar alertas na prevenção da doença. Por conta disso, a Sesapi emitiu uma nota técnica.

O comunicado orienta para a intensificação de medidas de prevenção com ações de vigilância e vacinação contra doença, principalmente nas cidades que fazem fronteira com o estado da Bahia.

Fonte: G1/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES