13/01/2014

NOSTALGIA: 86 O AGENTE ATRAPALHADO DE 1965

O Portal PHB em Nota, volta com publicações da pagina nostalgia, e para reiniciar com chave-de-ouro. Relembre um dos melhores seriados de agentes secreto já produzido mundialmente:



Na cola do sucesso James Bond, Mel Brooks, o rei das paródias sem-noção, criou em 1965 Get Smart. O seriado era estrelado pelo desastrado espião Maxwell Smart, mais conhecido como Agente 86, e era pródigo em tirar sarro de Ian Fleming, em especial das engenhocas de Q, como o famoso sapatofone. Apesar da estupidez, o Agente 86 sempre resolvia o caso sem ser descoberto. Em 1980, a série virou filme, cujo mote era uma bomba que, ao explodir, deixava as pessoas peladas. Este ano, outro filme será rodado, com Steve Carrell no papel principal.

Get Smart (O Agente 86 no Brasil) é um conhecido seriado de televisão dos Estados Unidos. Consagrou-se como um dos grandes sucessos da televisão mundial na década de 1960, gerando continuações e vencendo muitos prêmios. Em 1980 foi lançado The Nude Bomb, filme de longa-metragem baseado na série.

O episódio-piloto foi rodado em preto e branco. A história começa exatamente como os demais episódios, com o Agente 86 indo para o escritório secreto, atravessando várias portas. Ali também aparecem o sapato-fone e o cone-do-silêncio. Na missão contra o vilão Senhor Big (um anão), ele recebe ordens do Chefe e é ajudado pelos Agentes Canino, 99 (que ele não conhecia) e 34 (escondido em um armário).

Apesar de já contar com todos esses ingredientes cômicos que se tornariam famosos, os executivos de produção da Rede ABC recusaram-se a comprar a série, pois, na trama apresentada, a intenção dos vilões era explodir a Estátua da Liberdade.

Os criadores de Smart não se deram por vencidos e foram bater na porta da Rede NBC, que aprovou o projeto e concedeu autorização para iniciar a produção da série, agora totalmente em cores.

A melhor temporada do seriado é provavelmente a primeira, entre 1965 e 1966. Em 1969, a audiência caiu um pouco e a Rede CBS assumiu o programa, encontrando como solução casar os protagonistas, de cuja união nasceram gêmeos. Mas a audiência não se recuperou e, como consequência, a série foi cancelada em 1970.
Agente 86 durou cinco temporadas, de 1965 a 1970, ganhando sete prêmios Emmy, dois para seriado cômico e três para Don Adams. Foram produzidos cento e trinta e oito episódios de vinte e quatro minutos. No Brasil, foi exibido primeiro pela TV Record e depois, em reprise, pela TV Bandeirantes, depois em 2009, lançou na Rede TV. Houve um filme para cinema em 1980, chamado The Nude Bomb (A Bomba que Desnuda) e um telefilme em 1989, na Rede ABC.

Mais recentemente, foi transmitido pela UlbraTV e a Band, no final de 2007, chegou a passar um episódio do seriado em um sábado à tarde, às 14h. Outras emissoras foram o canal de televisão paga.
Em 1995, a Fox tentou revitalizar o seriado com uma nova versão, agora com Smart no comando do C.O.N.T.R.O.L e 99 como deputada federal. Apesar do fracasso dessas retomadas, Agente 86 é o único seriado a ter passado pelas quatro grandes emissoras americanas – NBC, CBS, ABC e FOX – com o elenco original.


No dia 20 de junho de 2008, foi lançado o filme inspirado no velho seriado, que se chama Agente 86: O Filme. Os protagonistas são Steve Carell e Anne Hathaway e houve participação dos produtores originais Buck Henry e Mel Brooks . A história mostra 86 iniciando sua carreira como agente, auxiliado pela veterana 99, em sua primeira missão: impedir que a K.A.O.S. entregue códigos de lançamento de mísseis nucleares a terroristas.

No YouTube existe um canal com quase todas as temporadas dubladas em português do agente trapalhão. assista: AQUI


Por: Renato Farias/Com informações da Wikipédia/Edição: Portal PHB em Nota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES