04/12/2017

Fechado desde 2011, hospital de Buriti dos Lopes é reinaugurado

Foto: Francisco Gilásio/CCOM

O governador Wellington Dias reinaugurou, neste domingo (03/12), o Hospital Estadual Dr. Mariano Lucas de Sousa, em Buriti dos Lopes. O hospital foi totalmente reformado e recebeu novos equipamentos, com investimentos de cerca de R$1,3 milhão fruto de recursos federais.

Com a ampla reforma na estrutura física, o Hospital terá capacidade de atendimento ampliada, com serviços de urgência e emergência, adultos e pediátricos. Ao todo, 20 leitos serão destinados à observação na urgência e 10 leitos destinados à internação clínica.

Durante a solenidade o chefe do executivo estadual reafirmou o compromisso com a saúde em todo o Estado. "A reabertura desse hospital era um compromisso nosso com Buriti dos Lopes, ele estava fechado desde 2011. Hoje tive a oportunidade de ver essas pessoas que foram atendidas pelo mutirão. Fico muito feliz por que me lembro dos milagres de Jesus, pois em pouco tempo a pessoa já ver o resultado. A medicina é um dom de Deus. Fico feliz também por que enquanto os estados ricos estão cortando investimentos e fechando hospitais aqui nós estamos reabrindo", disse.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, ressalta a importância da reabertura do Hospital para descentralização dos atendimentos na região da Planície Litorânea. “Esse hospital estava fechado e quando assumi o governador Wellington Dias nos pediu a sua reabertura. E assim consegui um companheiro de luta, que é o prefeito Júnior Percy. Somamos esforços, e hoje entregamos em funcionamento o Hospital Dr. Mariano Lucas de Sousa".

O hospital está realizando o mutirão de cirurgias eletivas e antes mesmo de inaugurado, com a oferta de consultas oftalmológicas na sexta (1), quando atendeu 200 pessoas, e no sábado (2), sendo realizadas 100 cirurgias de catarata.

O prefeito Júnior Percy ressaltou a importância da parceria do Governo do Estado com a cidade. "Muitos não acreditavam que esse hospital seria reaberto, mas hoje ele está aberto e funcionando graças ao governador Wellington Dias e ao secretário Florentino". Percy afirmou ainda que a abertura desse hospital irá desafogar o hospital estadual de Parnaíba que antes recebia os pacientes de Buriti dos Lopes e região.

Mutirão de cirurgias eletivas
Maria das Neves (74), residente em Buriti dos Lopes, foi atendida pelo mutirão de cirurgias eletivas no Hospital reinaugurado. " Eu vinha sofrendo com a catarata há três anos, vim me consultar aqui, consegui fazer a cirurgia e já estou enxergando melhor", conta.

O presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Estadual Themístocles Sampaio, ressaltou a parceria Assembleia Legislativa com o governo do Estado. "Sempre que o governador nos envia pedidos de empréstimos nós aprovamos porque isso significa investimentos para mudar a vida do piauiense. Aqui hoje pudemos ver pessoas que fizeram cirurgia de catarata e isso é graças aos investimentos em saúde".

Fonte: CCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Anuncio google