08/02/2024

BOM PRINCÍPIO DO PIAUÍ: Operação Prato Vazio apura crimes em licitações durante o mandato do ex-prefeito Apolinário Moraes (2017-2019)


Nesta quinta-feira, a Polícia Federal, em colaboração com a Controladoria-Geral da União, deflagrou a "Operação Prato Vazio" no município de Bom Princípio/PI, visando combater fraudes em licitações e lavagem de dinheiro que teriam ocorrido durante a gestão do ex-prefeito Apolinário Moraes. A ação resultou no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Piauí.

As investigações tiveram início após uma auditoria da CGU, que identificou indícios de irregularidades em dois processos licitatórios realizados pela Secretaria de Educação de Bom Princípio/PI nos anos de 2017 e 2019, durante a administração de Apolinário Moraes. Essas licitações tinham como objetivo a aquisição de merenda escolar no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Segundo informações, a polícia chegou a ir à casa do ex-prefeito Apolinário para realizar busca e apreensão de objetos, dando continuidade às investigações.

As investigações são dos anos 2017 e 2019 e não tem nada haver com atual gestão municipal.


Durante o curso das investigações, foi revelado que o proprietário da empresa vencedora desses processos licitatórios, marcados por indícios de fraude, possui laços familiares com o ex-gestor do município. A Justiça Federal determinou o sequestro de bens e valores no montante aproximado de R$ 200 mil, correspondente ao prejuízo causado pela não entrega dos gêneros alimentícios pagos pela Secretaria de Educação.

Os investigados, incluindo o ex-prefeito Apolinário Moraes, enfrentarão possíveis acusações por crimes como fraude à licitação e lavagem de dinheiro, além de outros delitos que possam surgir ao longo das investigações em curso. A operação reforça o compromisso das autoridades em coibir práticas ilícitas e preservar a integridade dos processos licitatórios, assegurando o correto direcionamento dos recursos destinados a programas essenciais, como o de alimentação escolar.

Da redação do Portal PHB em Nota
Com informações da PF/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES