05/10/2017

Milhares de parnaibanos participam das procissões de São Francisco

Duas igrejas realizam festejos em celebração ao santo anualmente e simultaneamente.


O 4 de outubro é celebrado em todo o Brasil como dia de São Francisco. Em Parnaíba, litoral do Piauí, é feriado municipal por força de lei. A devoção dos parnaibanos para com o santo católico é tão grande que duas igrejas realizam festejos anualmente e simultaneamente. E em 2017 não foi diferente: milhares de fiéis lotaram ruas e avenidas da cidade cantando e rezando.

Na paróquia de São Francisco da Guarita a procissão seguiu pelas principais ruas dos bairros Nova Parnaíba e Bebedouro. Já na igreja de São Sebastião, a multidão acompanhou a imagem do santo pelas ruas do bairro Campos. Segundo o frei Roberiodo, as duas festas são realizadas na cidade há mais de cinquenta anos.


“Em 1946 a igreja de São Sebastião passou a sediar o convento dos frades capuchinhos. Desde então, as festividades em alusão a São Francisco se iniciaram por aqui também. Com a ajuda do povo de Deus essa festa foi crescendo a cada ano e hoje em dia o que temos é um grande encontro que a nível de nordeste só fica atrás de Canindé, no Ceará”, disse o frei em entrevista a uma emissora de televisão.

O turismo religioso no dia de São Francisco também é muito forte em Parnaíba. Centenas de pessoas dos estados do Ceará e do Maranhão se deslocam para a cidade e acompanham os festejos, assim como os fiéis de cidades vizinhas no Piauí.

São Francisco da Guarita:


São Sebastião: 


Fonte: Portal MN/Por Kairo Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Anuncio google