30/08/2017

Conselho fecha consultório odontológico após encontrar ferrugem e fios soltos

Atividades do consultório foram suspensas até solução de problemas. Infiltrações e cadeira odontológica danificada também foram encontrados no espaço. 

Presidente do CRO-PI disse que consultório tinha "ferrugem ou terra" no chão (Foto: Divulgação / CRO-PI) 

Após a realização de fiscalização o Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO-PI) suspendeu as atividades do consultório odontológico da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Juazeiro do Piauí. Cadeira odontológica danificada e com fiação elétrica exposta, ferrugem no mobiliário, torneiras inadequadas e infiltrações nas paredes foram encontradas no espaço de saúde. 

Outra das irregularidades encontradas foi a esterilização de materiais odontológicos em um depósito que abriga cadeiras de rodas, geladeiras sem uso outros materiais sem uso. “O consultório foi encontrado em estado de sucateamento com ferrugem, fiação exposta. O local da cadeira estava com algo que não se sabia se era ferrugem ou se era terra”, disse o presidente do CRO-PI, Leonardo Sá. 

 
Aparelhos de higienização estão perto de instações elétricas precárias (Foto: Divulgação / CRO-PI) 

Sobre a fiação exposta, a ferrugem, as torneiras inadequadas e as infiltrações a conclusão do CRO-PI foi de que não há condições mínimas para a prática segura da Odontologia. “Havia material de expurgo no local de esterilização e o material perfurocortante em local inadequado. A manutenção da limpeza estava precária. O dentista não pode exercer a odontologia naquele ambiente”, comentou. 

Após o fechamento da UBS o conselho disse que vai informar as irregularidades ao Ministério Público do Piauí (MP-PI). O município tem o prazo de 30 dias para realizar adequações solicitadas pelo CRO-PI na unidade. Procurada pelo G1, a prefeitura de Juazeiro do Piauí informou primeiramente desconhecer a suspensão das atividades da UBS. 

Posteriormente através da coordenadoria do posto de saúde a prefeitura informou que foi notificada e que a sala já estava fechada. A coordenadoria disse ainda que uma nova sala está em construção em outro prédio e que lá todos os equipamentos serão novos. A previsão é que a nova sala entre em funcionamento em um mês.

Fonte: G1 PI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES