17/05/2017

Praia da Pedra do Sal serve de cenário para atividade entre grupo de idosos


O grupo de idosos atendidos pelos profissionais do Posto de Saúde Bom Samaritano, no bairro Piauí, fugiram da rotina e foram curtir uma atividade ao ar livre, em plena Praia da Pedra do Sal. A atividade aconteceu na manhã desta terça-feira (16), por meio do Núcleo de Atendimento a Saúde da Família (Nasf). Foram levadas cerca de 50 pessoas, entre elas, algumas estavam conhecendo o mar pela primeira vez. Foi o caso da dona de casa Antônia Maria, que ficou encantada com as belezas naturais. “Apesar de sempre ter morado em Parnaíba, nunca tinha vindo à praia, por falta de oportunidade. Achei tudo muito lindo. Fiquei encantada”, disse, emocionada. 


A coordenadora do Nasf, Francisca das Chagas de Oliveira, ressaltou o poder que esse tipo de atividade tem para promover o bem-estar do grupo. “Essas atividades além de prevenirem doenças e lesões decorrentes de quedas, também trabalham a autoestima e socialização dos grupos. Optamos por trazê-los para cá porque quando deslocamos as pessoas para outros lugares, elas se sentem importantes”, ponderou. O Posto Bom Samaritano faz parte do Nasf 4, que cobre os bairros Piauí e Rodoviária, englobando cinco módulos de saúde. 

A ação fez parte do projeto Viva com Saúde, que trabalha com idosos em risco de doenças cardíacas, depressão e quedas. A intenção é trabalhar a reintegração do grupo, bem como prevenção de doenças. 


“Trabalhamos também a parte cognitiva deles que são coisas que, com o passar da idade, se potencializam. Trabalhamos com o fortalecimento muscular e, além da atividade física, também proporcionamos para eles momentos de lazer que são importantíssimos nessa idade”, ressaltou a terapeuta ocupacional, Najla Azevedo. 


Atualmente o projeto “Viva com Saúde” atende 120 idosos, sendo que eles são avaliados a cada seis meses. No entanto, o monitoramento é diário. As atividades acontecem toda terça e quinta-feira na quadra o lado do Posto Bom Samaritano.

ASCOM - PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Curta