14/07/2016

Governo do Estado garante reforma na Penitenciária de Parnaíba


Como parte do planejamento do Governo do Estado, efetivado pela Secretaria Estadual da Justiça do Piauí (Sejus), as unidades prisionais piauienses recebem uma série de reformas, que visam melhorar a estrutura e o funcionamento dos presídios piauienses. 

Duas destas intervenções dizem respeito às reformas gerais da Casa de Custódia de Teresina e da Penitenciária Mista de Parnaíba.

Em Parnaíba, as obras compreendem a recuperação do sistema elétrico e hidráulico, bem como do teto; reforço das paredes das celas; troca de grades; reforma da parte administrativa e do consultório odontológico; reativação do poço tubular da unidade.

Na Casa de Custódia de Teresina, a reforma abrange melhorias na parte elétrica, hidráulica e esgotamento sanitário; chapeamento do piso, paredes e na laje superior das celas; reforço das grades; melhoria no sistema de monitoramento eletrônico; e a inclusão de uma cortina de contenção em torno dos pavilhões.

A revitalização das casas de detenção, que compõe o sistema prisional piauiense, tem como foco a readequação física das unidades, se ajustando às suas necessidades operacionais, para assim, garantir uma maior segurança. Na Casa de Custódia, está em andamento, também, a construção da Central de Triagem, que, depois de concluída, abrirá 160 novas vagas no sistema.

"As reformas foram iniciadas, ainda no fim do ano passado, em caráter especial. Estamos, constantemente, procurando medidas que ajudem a reforçar os presídios no tocante à segurança prisional e essas reformas são fundamentais, principalmente diante dos problemas como as tentativas de fuga empreendidas pelos presos”, explica a coordenadora do setor de Engenharia da Sejus, Socorro Seabra.

Para o subsecretário da Justiça do Piauí, Carlos Edilson Sousa, o Estado busca meios de melhor estruturar as penitenciárias através de ações conjuntas com os órgãos que estão ligados, direta e indiretamente, com o funcionamento do sistema prisional.

"Nossa meta é dar um encaminhamento efetivo que colabore para reverter uma tendência histórica de degradação do sistema prisional, tanto viabilizando a construção de novas unidades prisionais e reformando as já existentes, como investindo em projetos de humanização e ressocialização", diz o gestor.

Outros presídios tem obras previstas para serem entregues ainda em 2016, como é o caso da Casa de Detenção de Campo Maior, que oferecerá 160 vagas. Da mesma forma a Cadeia Pública de Altos, que permitirá a abertura de mais 600 vagas no sistema, tem obras previstas para iniciar no segundo semestre.

Fonte: G1/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES