18/06/2026

Após pedido de moradores, Corpo de Bombeiros resgata cão preso em bueiro em Parnaíba


Equipes do Corpo de Bombeiros Militar realizaram, na manhã desta quinta-feira (18), o resgate de um cão que estava preso dentro de um bueiro na antiga Avenida Rosápolis, nas proximidades da Lagoa do Bebedouro, no bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba.

A ocorrência foi atendida após moradores da região solicitarem ajuda ao perceberem que o animal permanecia no local há vários dias. De acordo com o tenente Conrado, o cão estava preso no bueiro há aproximadamente dois a três dias.

Segundo o oficial, o chamado foi registrado por volta das 10h30. A ligação foi direcionada inicialmente para a central em Teresina, que repassou a ocorrência para as equipes do Corpo de Bombeiros de Parnaíba.

Após o resgate, o animal ficou sob os cuidados de um morador da região, que se comprometeu a alimentá-lo até que apareça um adotante disposto a oferecer um novo lar ao cão.


Da redação do Portal PHB em Nota

Idoso de 67 anos é preso preventivamente por suspeita de estupro de vulnerável em Parnaíba


A Polícia Civil do Piauí cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um homem de 67 anos, identificado pelas iniciais L.C.C.D.G., investigado pelo crime de estupro de vulnerável em Parnaíba.

A ação foi realizada por equipes das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher e aos Grupos Vulneráveis. De acordo com a investigação, o suspeito possui vínculo familiar com a vítima, e os abusos teriam ocorrido no ambiente doméstico.

Após o cumprimento da ordem judicial, o investigado foi colocado à disposição da Justiça para os procedimentos legais.

A Polícia Civil destacou que permanece atuando na investigação e repressão de crimes, reforçando o compromisso com a responsabilização dos autores de infrações penais, especialmente aquelas praticadas contra pessoas em situação de vulnerabilidade.

Em casos de violência doméstica e familiar, as vítimas podem procurar a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e aos Grupos Vulneráveis de Parnaíba ou acionar a Polícia Militar pelo telefone 190, além dos canais de denúncia Disque 180 e o serviço "Ei, Mermã! Não Se Cale!".


Da redação do Portal PHB em Nota

Homem é encaminhado à Polícia Federal após apresentar documento veicular com suspeita de falsificação em Parnaíba


Um homem foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Parnaíba após apresentar um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) com indícios de falsificação durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A ocorrência foi registrada na tarde da última terça-feira (17), na BR-402.

De acordo com a PRF, a equipe abordou um veículo VW/Novo Gol 1.0 Track, no km 38 da rodovia, e constatou que o condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Durante a verificação da documentação, os policiais identificaram que o licenciamento do veículo estava vencido desde 2024. Ao consultar o QR Code do CRLV por meio de aplicativo oficial, foi constatada divergência entre as informações digitais e os dados impressos no documento, que indicava licenciamento referente ao exercício de 2026.

Questionado, o motorista informou que havia comprado o veículo recentemente e que recebeu o documento após contratar um despachante para realizar os procedimentos relacionados à regularização do automóvel.

Diante da suspeita de falsificação documental, o homem foi encaminhado, juntamente com o CRLV apresentado, à Polícia Federal para as providências cabíveis. O veículo também foi removido para um pátio conveniado devido às irregularidades administrativas constatadas.

A PRF reforça a orientação para que proprietários e compradores de veículos verifiquem a autenticidade da documentação por meio dos canais oficiais dos órgãos de trânsito, como forma de evitar fraudes e garantir maior segurança nas negociações.

Da redação do Portal PHB em Nota

Neto suspeito de matar avós no Piauí teria agido durante surto psicótico, aponta polícia

Investigação sobre a morte de dois idosos em São João do Piauí, suspeito teria cometido o duplo homicídio durante um surto psicótico.

Polícia aponta surto psicótico em caso de neto suspeito de assassinar avós no Piauí | Foto: Reprodução/Vale TV

Um homem de 27 anos, apontado como principal suspeito de matar os próprios avós em São João do Piauí, sofre de esquizofrenia e pode ter cometido o crime durante um surto psicótico, segundo informações da Polícia Militar. O caso chocou moradores da região pela violência e pelas circunstâncias envolvendo membros da mesma família.

As vítimas foram identificadas como José Veríssimo Neto, de 83 anos, e Maria Amélia da Silva, de 74 anos e foram mortas com uso de objeto perfurocortante. De acordo com a polícia, os idosos foram encontrados mortos dentro da residência onde viviam com o neto, apontado como autor do crime.

Segundo informações repassadas pelas autoridades, o suspeito já possuía histórico de agressões contra os avós e enfrentava problemas relacionados à saúde mental. A principal linha de investigação é de que ele tenha sofrido um surto no momento do ocorrido, embora as circunstâncias exatas ainda estejam sendo apuradas.

Conforme a Polícia Militar, o crime aconteceu dentro de um dos quartos da casa da família. Após ser acionada, a equipe policial realizou diligências e identificou o neto como principal suspeito.

O homem foi localizado e encaminhado às autoridades competentes para os procedimentos legais. A Polícia Civil do Piauí segue investigando o caso para esclarecer todos os detalhes da tragédia.

Fonte: Portal MeioNews

Homem de 40 anos morre após grave colisão entre duas motocicletas no interior do Piauí

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Um homem identificado como Jarbas Alves, de 40 anos, morreu nesta quinta-feira (18/06) após um grave acidente envolvendo duas motocicletas no município de Hugo Napoleão. A vítima chegou a ser socorrida em estado grave para o Hospital Senador Dirceu Mendes Arcoverde, em Água Branca, mas não resistiu aos ferimentos e morreu por volta da meia-noite. 

O acidente aconteceu por volta das 21h50 de quarta-feira (17/06), no cruzamento na região central da cidade. A colisão envolveu duas motocicletas e mobilizou equipes de socorro e policiais militares que atenderam a ocorrência.

Segundo informações apuradas no local, os dois motociclistas trafegavam por vias diferentes quando houve a colisão no entroncamento das ruas. Jarbas Alves sofreu os ferimentos mais graves em decorrência do forte impacto. Após receber os primeiros atendimentos da equipe da ambulância do município, ele foi encaminhado ao hospital em Água Branca.

A Polícia Militar realizou os procedimentos iniciais no local do acidente e colheu informações para auxiliar na investigação. As circunstâncias que provocaram a colisão ainda serão apuradas pelas autoridades competentes.

Fonte: 180Graus
Com informações do Canal 121.

Falsa advogada é detida ao tentar entrar em penitenciária do Piauí

Foto: reprodução

Uma mulher identificada pelas iniciais S. T. T. da S. foi detida ao se passar por advogada na Penitenciária Irmão Guido, na zona sul de Teresina, na manhã desta quinta-feira (18). De acordo com a Secretaria de Justiça (Sejus), ao se identificar, a mulher apresentou um registro no estado do Pará e solicitou entrada para atender um cliente.

Durante o procedimento de consulta ao Cadastro Nacional de Advogados (CNA), o registro apresentado não foi encontrado.

A gerência da unidade penal entrou em contato com a Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Piauí (OAB-PI), que constatou a falsidade do documento.

A falsa advogada foi conduzida à Central de Flagrantes de Teresina para os procedimentos cabíveis e está a disposição da Justiça.

Fonte: Cidadeverde.com

Suspeito de matar homem que foi encontrado boiando em açude é preso no PI; vítima estava com ferimentos na cabeça

O delegado Juarez Paiva, da Delegacia de Simões, informou que a Justiça expediu mandado de prisão após o avanço das investigações.

Suspeito de matar homem que foi encontrado boiando em açude é preso em Piracuruca — Foto: Polícia Militar

Um homem de 32 anos foi preso na manhã desta quinta-feira (18) em Paulistana, no Sudeste do Piauí, suspeito de matar Deilson Domingos de Souza, de 38 anos. A vítima foi encontrada boiando nas margens do Açude Ingazeiras na terça-feira (16), segundo a Polícia Civil.

O delegado Juarez Paiva, da Delegacia de Simões, informou que a Justiça expediu mandado de prisão após o avanço das investigações. O suspeito foi encontrado na casa da mãe. Até o momento, ele não confessou o crime.

Segundo o delegado, a hipótese inicial era de morte por afogamento. No entanto, a perícia encontrou vários ferimentos na cabeça de Deilson, o que indicou possível homicídio.

Ao g1, o delegado afirmou que os ferimentos foram causados por um objeto cortante e contundente, como machado, facão, foice ou enxada.

A Polícia Civil continua investigando o caso para identificar a motivação do crime e verificar se há outros envolvidos.

Fonte: G1/PI

Gracinha Mão Santa lidera intenção de voto espontânea para deputada estadual em Parnaíba, aponta pesquisa


A deputada estadual Gracinha Mão Santa aparece na liderança da pesquisa de intenção de voto espontânea para deputado estadual em Parnaíba, de acordo com levantamento realizado pelo Instituto Amostragem em parceria com a TV Costa Norte.

Segundo os dados divulgados, Gracinha foi citada espontaneamente por 5% dos entrevistados, alcançando o maior índice entre os nomes lembrados pelos eleitores no município.

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 7 de junho de 2026, com 300 eleitores de Parnaíba. A margem de erro é de 5,54 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.


O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número PI-08230/2026.

Da redação do Portal PHB em Nota

Após mobilização em Parnaíba, família de Heitor agradece apoio e celebra cirurgia do menino


A família do pequeno Heitor divulgou uma nota na noite desta quarta-feira (17) para agradecer a todas as pessoas que contribuíram durante a luta pela recuperação do menino. A mensagem foi publicada após ele conseguir a vaga para tratamento e passar pela cirurgia, uma conquista celebrada pelos familiares depois de semanas de mobilização e uma grande corrente de solidariedade.

Na nota, os familiares expressam profunda gratidão a todos que colaboraram com rifas, bingos, doações, mensagens de apoio e, principalmente, com as orações. Segundo a família, cada gesto de solidariedade foi fundamental para fortalecer a esperança e dar forças para seguir lutando pela vida de Heitor.

"Graças a Deus, o Heitor já realizou a cirurgia e sua vaga foi concedida. Neste momento, não estaremos realizando mais rifas, bingos ou campanhas financeiras", informou a família.

Apesar da importante conquista, os familiares destacam que a batalha ainda não terminou. Agora, o pedido é para que a população continue unida em oração, na expectativa de que o menino tenha uma boa recuperação, responda bem ao procedimento cirúrgico e possa seguir o tratamento com sucesso.

Na mensagem, a família também agradece a todos que estenderam a mão durante esse período delicado, afirmando que jamais esquecerá o carinho, o apoio e a solidariedade recebidos. "Vocês foram instrumentos de Deus em nossas vidas", diz um trecho da nota.

VEJA NOTA


Relembre o caso


Durante a repercussão do caso, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) divulgou uma nota oficial informando que o menino estava recebendo assistência integral da equipe multiprofissional enquanto aguardava a disponibilidade de um leito de UTI pediátrica regulado pelo sistema estadual de saúde.

Dias depois, Heitor conseguiu a vaga necessária, foi transferido para dar continuidade ao tratamento e realizou a cirurgia. Agora, com essa importante etapa vencida, a família celebra a conquista e reforça que, neste momento, a maior ajuda é que todos continuem em oração pela plena recuperação do pequeno guerreiro.

Da redação do Portal PHB em Nota

Envelhecimento ativo e saudável: Sesc Beira Rio realiza atividade de pintura com idosas


Um grupo de 20 senhoras do setor de Trabalho Social com Pessoa Idosa (TSPI), participou da Oficina de Pintura na Cabaça no período de 08 a 12 de junho, no Sesc Beira Rio.

A oficina foi ministrada pela professora Sheila Maria que auxiliou as idosas durante o processo e também foi aberta aos familiares das participantes, que puderam acompanhar toda a execução da atividade.

Na oficina, as idosas, trabalharam e puderam desenvolver habilidades manuais e criativas com as cabaças, que viraram verdadeiras obras de arte. Durante a oficina, a professora Sheila Maria explorou técnicas de pintura, cores e formas, estimulando a criatividade, a desenvoltura e o trabalho em grupo.


A reafirmação do papel da pessoa idosa no contexto social é promovida de forma pioneira pelo Sesc, pois há 60 anos iniciou o Trabalho Social com Pessoas Idosas, que busca transformar esse público e seus territórios, melhorando a qualidade de vida de pessoas dessa faixa etária a partir de ações integradas nas áreas de saúde, educação, cultura, assistência e lazer.


Assessoria de Comunicação

17/06/2026

Mulher condenada por homicídio é presa em cidade do Piauí após mandado judicial

Condenada a mais de 20 anos de prisão, suspeita foi localizada no bairro Nossa Senhora da Guia.

Delegacia Seccional de Floriano (PI) | Foto: Ascom SSP-PI

Uma mulher identificada pelas iniciais F.G.R., de 33 anos, foi presa na manhã desta quarta-feira (17) em Floriano, no Sul do Piauí. Contra ela havia um mandado de prisão com sentença condenatória de 20 anos e sete meses em regime fechado por homicídio qualificado.

A prisão ocorreu no bairro Nossa Senhora da Guia, após trabalho de investigação que identificou o paradeiro da suspeita.

A ação foi realizada pela Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Combate às Facções Criminosas, Homicídios e Tráfico de Drogas (DFHT) de Floriano, com apoio da Força Tática do 3º Batalhão da Polícia Militar.

Segundo o delegado Cláudio Henrique da Silva, responsável pela DFHT de Floriano, a equipe levantou informações que confirmaram a presença da foragida na cidade.
Crime e condenação

De acordo com a polícia, o crime que levou à condenação teria relação com um caso de vingança familiar.

O crime foi praticado por vingança pela morte do pai da presa, ocorrido em 2009 em Floriano. No ano de 2018, a presa participou da execução do assassino de seu pai também em Floriano, fato que resultou na sua condenação a mais de 20 anos de prisão.

A mulher deve passar por audiência de custódia nesta quinta-feira (18) e, em seguida, ser encaminhada ao sistema prisional.

Fonte: Portal MeioNews

Justiça revoga prisão de mecânico suspeito de espancar esposa no Piauí

Foto: Reprodução/PM

O mecânico José Alves da Costa Filho, suspeito de espancar a esposa, a corretora de imóveis Bianca Leite, teve a prisão preventiva revogada nesta quarta-feira (17). Apesar de a agressão ter sido registrada em vídeo por câmeras de segurança, o 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Teresina entendeu que a prisão poderia ser substituída por medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica.

"A prisão cautelar do autor do fato delitivo foi decretada tendo como fundamentos a necessidade de garantia da ordem pública e da aplicação da lei penal. Entretanto, diante de uma análise detalhada dos autos, entendo que a necessidade da manutenção da custódia cautelar do réu não se revela mais extremamente necessária, visto que, diante do caso concreto, outras medidas cautelares menos gravosas podem ser estabelecidas em substituição à prisão preventiva decretada", pontua a sentença.

José Alves foi preso em flagrante no último dia 5 de maio, prisão posteriormente convertida em preventiva durante audiência de custódia, dois dias após ser filmado agredindo brutalmente a esposa em via pública. As imagens de uma câmera de monitoramento mostram o momento em que o mecânico desfere socos contra o rosto da vítima, que teve o nariz quebrado e ficou com hematomas no rosto devido às agressões.

Foto: Yala Sena/Cidadeverde.com

Em entrevista dada na época, ainda abalada, Bianca Leite relatou que é casada com o agressor há 15 anos e que conviveu por anos com violência em silêncio, muitas vezes diante dos dois filhos do casal, de 10 e 8 anos. "Estou com medo do que ele vai fazer comigo, medo dele me matar. Ele dizia que eu ia desgraçar a vida dele, mas eu só queria defender minha família", disse a vítima.Leia também: Corretora agredida a socos busca hospital após sangramento no nariz não parar

A prisão do mecânico só ocorreu com a ajuda da irmã de Bianca, que divulgou o vídeo da agressão nas redes sociais e afirmou que esse era o segundo episódio de violência doméstica sofrido pela corretora de imóveis. Foi ela quem acionou a polícia. José Alves resistiu à abordagem e chegou a agredir os policiais no momento em que foi abordado pelos agentes de segurança.

Apesar de o Ministério Público e o assistente de acusação terem se posicionado contra a revogação da prisão preventiva do mecânico, a Justiça manteve a decisão. Para resguardar a integridade da vítima, determinou que José Alves use tornozeleira eletrônica por um período de três meses e assegurou à corretora o direito de solicitar a instalação de um botão do pânico, com raio mínimo de proteção de 200 metros.

A vítima também pode buscar apoio no Centro Especializado de Atenção e Apoio às Vítimas (CAAV), no Centro Cívico da capital.

Além do uso de tornozeleira, a Justiça determinou que o mecânico compareça bimestralmente ao Núcleo de Atenção ao Preso Provisório (NAPP), não se ausente da Comarca de Teresina sem autorização judicial, comunique à Justiça qualquer mudança de endereço e compareça ao juízo sempre que intimado, além de determinar a distribuição de outra ação de Medida Protetiva de Urgência, já solicitada pela vítima, ao 2º Juizado de Violência Doméstica de Teresina.

Fonte: Cidadeverde.com

Coveiro condenado por tentativa de estupro contra vizinha é preso em cemitério no Piauí

Homem de 51 anos era procurado por mandado expedido em 2023; crime ocorreu em 2008.

Francisco Nonato de Assis de Sousa — Foto: Reprodução

Um homem identificado com as iniciais F. N. de A. de S., de 51 anos, foi preso nesta quarta-feira (17) enquanto trabalhava como coveiro em um cemitério na Zona Leste de Teresina. Ele foi condenado por uma tentativa de estupro cometida contra uma vizinha em 2008.

Ao g1, o delegado Tales Gomes informou que o homem já havia cumprido parte da pena, mas não retornou ao sistema prisional após ser liberado.

“É um mandado de um processo de 2008, expedido em 2023. Ele já chegou a cumprir pena, foi liberado e não voltou. O juiz determinou a prisão dele e nós fizemos o cumprimento hoje”, explicou o delegado.

A prisão foi realizada por equipes da Diretoria de Operações Policiais (DEOP), da Polícia Civil do Piauí, em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela Justiça em 2023.

Segundo Tales Gomes, o crime investigado foi uma tentativa de estupro contra uma vizinha do condenado. O caso foi apurado, resultou em processo judicial e, posteriormente, na condenação do homem.

A equipe policial localizou Francisco no cemitério onde ele trabalhava como coveiro. Após a prisão, ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Fonte: G1/PI

Foragido do Piauí morre após troca de tiros com a PM durante operação em São Paulo


Morreu na tarde desta quarta-feira (17/06) Antonio Paulo Alves, de 28 anos, foragido da Justiça do Piauí que havia sido baleado durante uma operação da Polícia Militar em Paraisópolis, na zona sul de São Paulo. Segundo a PM, ele trocou tiros com os policiais, foi socorrido ao Hospital Campo Limpo, mas não resistiu aos ferimentos. 

De acordo com a corporação, Antonio Paulo era procurado por roubo e tinha um mandado de prisão em aberto expedido pelo Tribunal de Justiça do Piauí desde abril de 2024. A troca de tiros ocorreu na Rua Pasquale Galluppi, durante uma operação voltada ao cumprimento de mandados judiciais, combate ao crime organizado e apreensão de armas e drogas.

O local do confronto foi preservado para a realização da perícia, e o caso será registrado no 89º Distrito Policial (Portal do Morumbi), que ficará responsável pela investigação das circunstâncias da ocorrência.
Foto: Reprodução/Google Street View

Via 180Graus
Com informações do Metrópoles.

Arraial do Amor do Sesc Caixeiral celebra cultura nordestina em grande estilo


O Sesc Caixeiral, em Parnaíba, foi palco de uma vibrante celebração da cultura nordestina na última sexta-feira, dia 12 de junho, com a realização do Arraial do Amor 2026.

O evento, que celebrou os 80 anos do Sesc, contou com uma programação diversificada que destacou a força das tradições juninas, começando com a apresentação da Orquestra de Sopros e seguida pela emocionante coreografia “Do lamento à festa: o penerô xerém”, protagonizada pelas alunas do Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI) sob orientação da professora Mara D’França.


A festividade seguiu com apresentações da Dança Popular do Sesc, da Quadrilha Balancinha e encerrou com a energia contagiante da Quadrilha Junina Rei do Cangaço, campeã municipal de 2025, e a performance folclórica do Boi Novo Fazendinha.

O momento de descontração ficou por conta da animação do público e dos colaboradores do Centro Cultural.

O evento foi realizado com apoio da Prefeitura de Parnaíba, através das parcerias com a Superintendência de Transportes, Superintendência de Educação e Superintendência de Cultura.


Assessoria de Comunicação
 

COOKIES