Mostrando postagens com marcador POLICIAL. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador POLICIAL. Mostrar todas as postagens

26/06/2026

Homem morre após confronto com a polícia no Piauí; PM é ferido com facão

O policial ferido foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional de Campo Maior, onde passou por cirurgia.


Um homem identificado como Carlito da Silva Santos morreu após confronto com a Polícia Militar na tarde desta quinta-feira (26), no bairro Santa Rita, em Campo Maior, Norte do Piauí. Durante a ocorrência, um policial militar foi ferido com um golpe de facão.

Segundo a Polícia Militar, equipes foram acionadas por volta das 14h para atender uma denúncia de briga entre familiares em uma residência na Rua Pedro Quadros.

Ao chegar ao local, os policiais encontraram o suspeito armado com um facão. De acordo com o relato, ele teria desobedecido às ordens de parada e avançado contra a guarnição.

Ainda conforme a PM, os agentes tentaram conter o homem inicialmente com o uso de dispositivo elétrico (taser), mas a medida não foi eficaz. Em seguida, foram utilizados disparos de munição não letal, também sem sucesso.

Durante a ação, o suspeito teria atingido um policial no ombro com o facão. Diante da agressão, outros agentes efetuaram disparos de arma de fogo.

O homem foi atingido e morreu ainda no local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e confirmou o óbito.

Carlito da Silva Santos estaria em um surto psicótico (Foto: Reprodução)

O policial ferido foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional de Campo Maior, onde passou por cirurgia. Segundo a Polícia Militar, ele está fora de perigo.

A área foi isolada para a realização da perícia e o corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML). A ocorrência segue em apuração e será investigada pela Polícia Civil.

Fonte: Portal Clube News

Homem condenado por roubar celular em assalto é preso no Piauí

Após o cumprimento da ordem judicial, H. V. S. foi encaminhado à Central de Flagrantes, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis.

Homem é preso em Teresina | Foto: Divulgação/SSP-PI

Um homem identificado pelas iniciais H. V. S., de 30 anos, foi preso durante cumprimento de mandado realizado pelas polícias civil e militar. O acusado é condenado pelo crime de roubo majorado. A ação foi realizada no bairro Parque Piauí, na zona Sul de Teresina.

Segundo relato da vítima, em setembro de 2016, ao se deslocar em direção ao bairro Bela Vista II, também na zona Sul da capital, ela foi surpreendida por dois homens em uma motocicleta. H. V. S. conduzia o veículo, enquanto seu comparsa portava um simulacro de arma de fogo. Eles anunciaram o assalto e subtraíram o celular da vítima.

O diretor de Operações de Trânsito, Fernando Aragão, destacou o trabalho realizado pelas forças de segurança e o êxito no cumprimento dos mandados de prisão.

Nesta semana, foram cumpridos três mandados de prisão por roubo. Foi um trabalho ágil de levantamento e inteligência dos casos. Tivemos grande êxito nas diligências e retiramos do convívio social mais três condenados que circulavam livremente por nossa cidade, pontuou o diretor.

Após o cumprimento da ordem judicial, H. V. S. foi encaminhado à Central de Flagrantes, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis.

Fonte: Portal MeioNews

PI: suspeita é ouvida e nega agressão a mulher morta

Foto: Benonias Cardoso/Cidadeverde.com

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) segue com as investigações da morte de Cleidiane Castelo Branco Rodrigues, de 38 anos, ocorrido no dia 22 de junho, em Teresina.

Segundo o delegado Danúbio Dias, que investiga o caso, o inquérito está em andamento e uma das suspeitas, uma mulher de 44 anos, foi ouvida na manhã desta sexta-feira (26).

“Ela foi ouvida e negou ter agredido a vítima. Disse que no dia em questão estava com o namorado, e na versão dela tentou ajudar a vítima a se levantar, e seguiu. Este caso exige cautela porque a declaração de óbito não registrou a presença de lesões na vítima”, afirma o delegado.

A polícia tenta localizar o namorado da suspeita que é um morador de rua, o que tem dificultado a localização dele.

De acordo com a investigação, Cleidiane teria sido agredida no dia 20 de junho, na região do bairro Ilhotas, zona Sul da capital, e morreu três dias depois. A vítima foi atendida inicialmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Promorar e, posteriormente, transferida para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde morreu. A polícia, no entanto, trabalha com cautela diante das informações iniciais.

Essa versão foi a apresentada pela família da vítima que informou ainda que Cleidiane disse quem seriam seus agressores. O primeiro laudo emitido aponta que não haviam lesões na vítima. A polícia agora aguarda o médico legista definir a causa da morte e indicar se houve ou não crime.

Também foi solicitado o laudo dos hospitais pelos quais a vítima passou para entender por qual motivo ela precisou ser atendida nas unidades de saúde. O caso segue em investigação e mais pessoas devem ser ouvidas.

Fonte: Cidadeverde.com

Condenado por roubar R$ 40 mil de Secretaria Municipal de Saúde é preso 17 anos após crime no PI

O roubo ocorreu em 2009, em Joaquim Pires. Homem foi condenado a seis anos e 11 meses de prisão, em regime fechado.

Condenado por roubar R$ 40 mil de Secretaria de Saúde é preso após 17 anos no Piauí — Foto: Reprodução/PCPI

Um homem condenado por roubar R$ 40 mil da Secretaria de Saúde de Joaquim Pires foi preso em Esperantina na manhã desta sexta-feira (26), cerca de 17 anos após o crime. Ele foi identificado apenas pelas iniciais V. de P. da S. e é conhecido como "Paulão".

O roubo ocorreu em 2009, à mão armada. Paulão foi condenado a seis anos e 11 meses de prisão, em regime fechado. Ele não era considerado foragido.

Segundo o delegado Arão Lobão, outras pessoas estão envolvidas no crime. Não há informações sobre a prisão dos demais suspeitos.

"Munido de arma de fogo, chegou ao local junto com outros envolvidos, inclusive um adolescente, e levaram o valor", comentou.

Paulão deve passar pelos procedimentos legais e será encaminhado ao sistema penitenciário para iniciar o cumprimento da pena.

Fonte: G1/PI

Tutor é preso em flagrante por maus-tratos a cão após resgate realizado pelo NACA


Um tutor foi preso em flagrante pelo crime de maus-tratos a um cão durante uma ação realizada pelo Núcleo de Apoio aos Direitos dos Animais (NACA). A ocorrência foi divulgada pelo delegado Renato Pinheiro, que publicou imagens mostrando o resgate do animal e a prisão do responsável.

Segundo o NACA, antes da prisão a equipe realizou orientações ao tutor, estabeleceu prazos e ofereceu a oportunidade para que a situação fosse regularizada. No entanto, de acordo com o órgão, as recomendações não foram cumpridas e o animal permaneceu em situação de abandono e negligência.

Diante da persistência dos maus-tratos, a equipe realizou o resgate do cão e efetuou a prisão em flagrante do tutor, que deverá responder pelo crime previsto na legislação de proteção aos animais.

Em publicação nas redes sociais, o NACA destacou que a ação reforça o compromisso do órgão com o combate aos maus-tratos e com a proteção dos animais. A instituição afirmou que o bem-estar animal é uma obrigação legal e humanitária e que continuará atuando de forma rigorosa na responsabilização de pessoas que submetam animais a situações de sofrimento.

O caso integra as ações desenvolvidas dentro do Pacto pelos Animais, iniciativa voltada ao fortalecimento da proteção e da garantia dos direitos dos animais por meio de fiscalização, conscientização e aplicação da lei.

Da redação do Portal PHB em Nota

Celular é recuperado após intervenção policial no Bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba


Policiais militares da ROCAM recuperaram um aparelho celular com registro de extravio durante patrulhamento realizado na noite de quinta-feira (25/06), no bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba.

As equipes faziam rondas pela Rua Manuel Paulino Marques quando perceberam a atitude suspeita de um homem, que demonstrou nervosismo ao notar a presença dos policiais e tentou se esconder.

Durante a abordagem, os militares encontraram um celular Samsung A34, de cor preta. Após consulta aos sistemas de segurança, foi constatado que o aparelho possuía registro de extravio.

O homem e o celular foram encaminhados à Central de Flagrantes de Parnaíba para os procedimentos legais. A ocorrência foi registrada como apropriação de coisa achada, conforme prevê o artigo 169, inciso II, do Código Penal.

Fonte: Portal Costa Norte

Van de transporte alternativo sai da pista na PI-211 e desce barranco em Buriti dos Lopes


Uma van do Pererão, que faz transporte alternativo, saiu da pista após o estouro de um pneu e desceu um barranco na manhã desta quinta-feira (25), por volta das 6h30, na rodovia PI-211, próximo à Cerâmica Campo Maior, na zona rural de Buriti dos Lopes, no Norte do Piauí.

De acordo com informações preliminares, o veículo seguia no sentido do município de Joaquim Pires para Parnaíba quando o condutor perdeu o controle da direção após o pneu estourar, resultando na saída de pista e no acidente.

No momento da ocorrência, apenas o motorista estava no interior da van. Apesar do susto, ele não sofreu ferimentos. O acidente provocou apenas danos materiais na estrutura do veículo.

Fonte: Portal do Rurik

Jovem morre em acidente de moto quando ia comprar leite para a filha no interior do Piauí

Foto: Reprodução

A morte da jovem Mylla Sério Santos, registrada na quinta-feira (25/06), provocou grande comoção em Marcolândia e em municípios da região. Moradora da localidade Serra de Simões, na zona rural de Simões (PI), ela morreu após um grave acidente de motocicleta.

Segundo as informações preliminares, Mylla seguia na companhia de uma amiga para comprar leite para a filha, de apenas 1 ano. Após a compra, as duas pretendiam participar de uma festa junina. No entanto, durante o retorno, a motocicleta em que estavam se envolveu em um acidente ao passar por uma curva, no município de Marcolândia.

Com o impacto, Mylla sofreu ferimentos graves e morreu ainda no local. A amiga foi socorrida por equipes de atendimento e encaminhada a uma unidade de saúde da região, onde recebeu atendimento médico. O estado de saúde dela não foi informado.

A notícia da morte da jovem gerou manifestações de pesar entre familiares, amigos e moradores da região. Aluna do CETI Raul Sérgio, Mylla também foi homenageada pela instituição de ensino, que divulgou uma nota lamentando o falecimento e prestando solidariedade aos familiares.

Na mensagem, a escola destacou o sentimento de pesar pela perda da estudante e desejou força e conforto à família e aos amigos neste momento de luto.

As circunstâncias do acidente serão investigadas pelas autoridades competentes.

Fonte: Sertão Atual

PI: crânio humano é encontrado em terreno baldio próximo a cemitério

Foto: Reprodução

Um crânio humano foi encontrado na noite desta quinta-feira (25) em um terreno baldio nas proximidades do Cemitério do Buenos Aires, na zona Norte de Teresina.

Segundo informações da Polícia Militar, o crânio foi localizado por populares, que acionaram a corporação após perceberem a ossada no terreno.

Após a confirmação da ocorrência, policiais militares isolaram a área e acionaram equipes da Polícia Civil, do Instituto de Medicina Legal (IML) e da Polícia Científica para realizar a perícia e o recolhimento do material.

Como o crânio estava em avançado estado de decomposição, não foi possível identificar a quem pertence a ossada. O material será submetido a exames periciais que poderão auxiliar na identificação da vítima.

O caso será investigado pela Polícia Civil, que busca esclarecer como o crânio foi parar no local.

Fonte: Cidadeverde.com

Dono de autoescola é preso suspeito de atirar em homem durante discussão por portão no Piauí

O mandado de prisão preventiva foi cumprido na casa do investigado no bairro Real Copagre, na Zona Sul da capital. De acordo com a polícia, o homem possui histórico por intimidação.

Empresário Igo Camarço, dono de uma autoescola, foi preso suspeito de tentativa de homicídio em Teresina — Foto: Reprodução

O empresário de iniciais I. M. C., dono de uma autoescola, foi preso na manhã desta sexta-feira (26), em Teresina. Ele é suspeito de tentativa de homicídio qualificado. Segundo o delegado Eduardo Aquino, da Polícia Civil, o suspeito atirou em um homem após uma discussão sobre a instalação de um portão eletrônico.

O mandado de prisão preventiva foi cumprido na casa do suspeito, no bairro Real Copagre, na Zona Norte de Teresina. A ação foi realizada pela 3ª Delegacia Seccional, com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE).

Segundo o delegado, a investigação aponta que o suspeito se desentendeu com a vítima e foi até a casa dela armado. No local, ele chamou o homem para fora e atirou na perna dele.

"Mesmo após alvejá-la, o investigado ainda apontou a arma para a cabeça da vítima e passou a proferir ameaças de morte, somente não consumando o homicídio em razão da intervenção de uma terceira pessoa, que se colocou entre agressor e vítima, impedindo a continuidade da ação criminosa.", detalhou o delegado.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito usou uma arma de fogo registrada no momento do crime.

O delegado destacou que o homem tem histórico de violência e já responde por suspeita de lesão corporal e injúria. A investigação também aponta episódios de intimidação e comportamento agressivo.

O caso segue sob investigação da Polícia Civil.

Fonte: G1/PI

PRF recupera veículo roubado na Bahia e prende condutor por uso de documento falso no Piauí

Automóvel apresentava sinais de adulteração e havia sido roubado em Salvador no ano passado.


Leitura por voz1xDescrição da imagem: Policiais rodoviários federais realizam inspeção no compartimento do motor de um Renault prata, com o capô aberto, durante fiscalização em via urbana. Ao fundo, há um prédio público, árvores e céu limpo.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou, na manhã desta quinta-feira (25), um veículo com registro de roubo durante fiscalização na BR-135, no município de Bom Jesus, sul do Piauí. Um homem de 43 anos foi encaminhado à Polícia Civil pelos crimes, em tese, de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, receptação culposa e uso de documento falso.

A abordagem ocorreu por volta das 10h30, quando os policiais deram ordem de parada a um Renault Logan. Durante a fiscalização, foram realizadas consultas aos documentos apresentados pelo condutor, momento em que foram identificadas inconsistências entre o veículo abordado e os registros oficiais.

Após uma inspeção mais detalhada, a equipe constatou que o automóvel possuía sinais de adulteração e conseguiu identificar sua verdadeira origem. O veículo original possuía registro de roubo/furto ocorrido em 6 de outubro de 2025, na cidade de Salvador (BA).

Ao ser questionado, o motorista informou que havia adquirido o automóvel de outra pessoa no município de Corrente, no sul do Piauí.

Diante dos fatos, o condutor foi encaminhado, juntamente com o veículo e a documentação apresentada, à Delegacia de Polícia Civil de Bom Jesus para os procedimentos legais cabíveis.

Fonte: PRF/PI

Homem é conduzido à delegacia após ameaçar irmã com foice e faca no Piauí

O homem deverá responder pelo crime de ameaça no contexto de violência doméstica, conforme prevê a legislação brasileira. O caso seguirá sob investigação da Polícia Civil.

Foice e faca foram apreendidas | Foto: Reprodução/Cidades na Net

Um homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Marcolândia na tarde de quinta-feira (25), suspeito de ameaçar a própria irmã de morte utilizando uma foice e uma faca. O caso foi registrado por volta das 14h20, na localidade Serra do Gesso, zona rural do município.

A equipe de serviço do Grupamento da Polícia Militar (GPM) foi acionada pela vítima, identificada pelas iniciais M. M. E. P., que informou estar trancada dentro de sua residência enquanto o irmão, supostamente embriagado, tentava arrombar a porta da frente com golpes de foice e fazia ameaças de morte.

Ao chegar ao local, os policiais constataram a ocorrência. Segundo o comandante do GPM, sargento Roberto, o suspeito, identificado pelas iniciais D. A. E. P., já se encontrava em sua residência e ainda estava de posse de uma foice e uma faca.

Durante a abordagem, os agentes questionaram o homem sobre as acusações, porém ele negou ter praticado as ameaças. Mesmo assim, diante da situação de flagrante e dos relatos apresentados pela vítima, a equipe apreendeu os dois instrumentos e conduziu o suspeito à Delegacia de Polícia Civil de Marcolândia para os procedimentos legais.

O homem deverá responder pelo crime de ameaça no contexto de violência doméstica, conforme prevê a legislação brasileira. O caso seguirá sob investigação da Polícia Civil.

(Com informações do Cidades na Net)

Jovem é executado a tiros após criminoso pedir informação no interior do Piauí; polícia investiga

A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu dentro da residência antes da chegada da equipe médica.

Instituto Médico Legal (IML) removeu o corpo. Reprodução

Um jovem de 21 anos, identificado como Vicente Alex Oliveira, foi assassinado a tiros na noite desta quinta-feira (25), dentro da própria residência na cidade de Marcolândia, que faz fronteira com o estado de Pernambuco.

A Polícia Militar foi acionada com a informação de um possível homicídio na cidade e ao chegar ao local citado, confirmou o fato. No chão da residência havia um corpo com sinais de perfuração por arma de fogo. Ele morreu antes mesmo de receber atendimento médico.

Aos policiais, a companheira da vítima disse que um homem que usava uma jaqueta preta e um capacete, chegou ao local pedindo informação. Nesse momento Vicente abriu a janela e o criminoso efetuou disparos.

O suspeito fugiu após o ocorrido e até o momento não foi localizado. A motivação é desconhecida e o caso será investigado pela Polícia Civil do Piauí.

Fonte: Portal A10+ com informações do Cidades na Net

Tutor é preso suspeito de maus-tratos a cachorro em Parnaíba

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Um homem foi preso nesta quarta-feira (24), suspeito de maus tratos contra um cachorro na cidade de Parnaíba. De acordo com o delegado Renato Pinheiro, há cerca de dois meses a polícia já havia orientado o tutor sobre os cuidados com o animal após o registro de ocorrência.

“Ele foi orientado do que tinha que ser modificado. Fizemos a constatação lá e o cão estava na mesma situação. Desnutrido, desidratado e fraco. Não encontramos alimentação alguma e não tinha água limpa. Ele tinha uma corrente apertada e estava infestado de parasitas”, informou.

Após o resgate, o animal foi periciado e recebeu atendimento veterinário. “Ele testou positivo para leishmaniose visceral, mas já está sendo tratado. Ele agora encontra-se com uma tutora de nossa confiança”, disse o delegado.

O tutor do animal foi encaminhado para a Central de Flagrantes, onde ele foi autuado e submetido aos procedimentos cabíveis.

Fonte: Cidadeverde.com

Interno de 62 anos é encontrado morto dentro de cela na Penitenciária Mista de Parnaíba

As causas da morte deverão ser investigadas por meio de laudo pericial para determinar se o óbito ocorreu por motivos naturais ou complicações da saúde do interno.

Francisco José Cardoso da Silva. Foto: reprodução/Portal do Catita.

Um detento identificado como Francisco José Cardoso da Silva, de 62 anos, morreu no início da madrugada desta quinta-feira (25) no interior da Penitenciária Mista de Parnaíba. O idoso havia retornado do hospital poucas horas antes de ser localizado sem vida.

De acordo com informações preliminares, o interno passou mal na noite de quarta-feira (24) e precisou ser encaminhado com urgência a uma unidade de saúde local. Após receber atendimento médico, apresentar melhora em seu quadro clínico e ser devidamente medicado, ele recebeu alta e foi reconduzido ao sistema prisional.

Por volta de 1h da madrugada, no entanto, agentes e policiais penais encontraram o idoso já sem sinais vitais dentro de sua cela.
Histórico

Francisco José havia sido preso pela Polícia Civil em março deste ano, em cumprimento a mandados de prisão que estavam em aberto contra ele pelos crimes de furto e tráfico de drogas.

As causas da morte deverão ser investigadas por meio de laudo pericial para determinar se o óbito ocorreu por motivos naturais ou complicações da saúde do interno.

Fonte: Infoco Piauí

25/06/2026

Motorista morre após carro sair da pista e ser encontrado dentro de riacho no Sul do Piauí

Foto: Reprodução

Um grave acidente registrado na região de Redenção do Gurguéia Piauí, resultou na morte de uma pessoa, segundo informações preliminares da Polícia Militar. O caso teria ocorrido durante a madrugada desta quarta-feira (24/06), mas o veículo só foi localizado nas primeiras horas da manha dessa quinta-feira (25/06).

De acordo com as informações iniciais, o carro foi encontrado dentro de um riacho às margens da rodovia que dá acesso ao município de Redenção do Gurguéia. A suspeita é de que o motorista tenha perdido o controle da direção antes de sair da pista e cair no local.

A vítima foi identificada preliminarmente como Gláucia Pessoa. Equipes das forças de segurança foram acionadas para atender a ocorrência e realizar os procedimentos necessários no local do acidente.

As circunstâncias que provocaram a saída de pista ainda serão investigadas. Até o momento, as autoridades seguem em busca de mais informações para esclarecer a dinâmica do ocorrido e confirmar oficialmente os dados relacionados à vítima e ao acidente.

Foto: Reprodução

Fonte: 180Graus

Mulher agredida na rua teria apontado autores antes de morrer; policia investiga

Foto: Benonias Cardoso / Cidadeverde.com

A Delegacia de Feminicídio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga a morte de Cleidiane Castelo Branco Rodrigues, de 38 anos, ocorrida na última segunda-feira (22), bo HUT, em Teresina. Familiares da vítima afirmam que ela teria sido espancada dias antes e chegou a relatar quem seriam os responsáveis pelas agressões.

Segundo o delegado responsável pela investigação, Danúbio Dias, a principal suspeita já foi identificada e deverá ser interrogada nesta sexta-feira (26). Um homem, apontado como companheiro da vítima, também foi citado por familiares.


“A autora das agressões já está identificada e o interrogatório está agendado para amanhã. A testemunha ouvida não relatou a participação do companheiro, dizendo, ao contrário, que sequer sabia. Ele é morador de rua e ainda não o localizamos para ouvi-lo”, informou o delegado.

De acordo com a investigação, Cleidiane teria sido agredida no dia 20 de junho, na região do bairro Ilhotas, zona Sul da capital, e morreu três dias depois. A vítima foi atendida inicialmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Promorar e, posteriormente, transferida para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde morreu. A polícia, no entanto, trabalha com cautela diante das informações iniciais.


“Essa versão é a apresentada pelos familiares, importante ressaltar. No momento estamos tendo cautela, porque a declaração de óbito não relatou agressão física. Estou aguardando o médico legista, que definirá a causa morte. Pelas fotos que tivemos acesso, não se veem lesões aparentes”, explicou.

A principal linha de investigação aponta que a motivação do crime pode estar relacionada a ciúmes.

“A autora tinha ciúmes da vítima em razão de a vítima ter se relacionado com um companheiro dela”, afirmou o delegado.

Ainda segundo a polícia, Cleidiane era usuária de drogas, vivia em situação de rua e possuía registro policial por ameaça. O caso segue sendo investigado.

Padeiro é preso suspeito de estuprar mulher com deficiência dentro de panificadora no Piauí

De acordo com a polícia, vítima teria sido atraída pelo suspeito para uma panificadora onde ele trabalhava.

Foto: reprodução / Polícia Civil

Um padeiro de 51 anos, identificado pelas iniciais E.S.F., foi preso nesta quinta-feira (25), suspeito de estuprar uma mulher de 50 anos com deficiência intelectual, em Campo Maior, no Norte do Piauí.

De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu em maio deste ano. A vítima estava varrendo a calçada de casa quando teria sido atraída pelo suspeito para uma panificadora onde ele trabalhava. Segundo as investigações, no local o homem teria cometido atos de violência sexual, causando lesões na vítima.

A identificação do suspeito foi possível após análise de documentos técnicos, incluindo relatório de atendimento e laudo pericial sexológico, além de outros elementos reunidos durante a apuração.

Como denunciar

Casos de abuso e exploração podem ser denunciados pelos telefones 180 e Disque 100. Em situações de emergência, a Polícia Militar deve ser acionada pelo 190.

Fonte: PortalClubeNews

Delegada pede transferência de delegacia onde Corregedoria e MP investigam denúncias de assédio moral

Francineide Fontes será lotada em delegacia de Valença do Piauí após solicitação própria; investigação inclui boletim por ameaça e prevê depoimento de ao menos 10 servidores.

Delegacia Seccional de Picos — Foto: PC-PI

A delegada da Polícia Civil do Piauí (PCPI), Francineide Fontes, teve a transferência da Delegacia Seccional de Picos, no Sul do estado, assinada em portaria na terça-feira (23). A mudança ocorre cerca de um mês após o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) abrir um procedimento para investigar denúncias de assédio moral e avaliar a saúde mental de servidores da PCPI na cidade. Um delegado também registrou um boletim de ocorrência contra ela.

Ao g1, o delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, afirmou que a transferência foi feita a pedido da própria delegada e não tem caráter punitivo. Francineide deve assumir uma vaga na Divisão da Mulher e Grupos Vulneráveis (Deamgv), em Valença do Piauí. A portaria ainda será publicada no Diário Oficial do Estado.

Segundo a portaria, a delegada pediu remoção para uma unidade fora da Seccional de Picos. Com a mudança, ela vai atuar na Deamgv de Valença do Piauí, responsável por investigar casos de violência doméstica, familiar e sexual contra mulheres, além de crimes contra pessoas em situação de vulnerabilidade.

"Já havia uma demanda em Valença para que fosse lotada uma delegada, para atuar na divisão de proteção à mulher e grupos vulnerabilizados", explicou o delegado-geral.

Procedimento do Ministério Público e BO de delegado

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) instaurou, em maio, um procedimento administrativo para investigar denúncias de assédio moral e avaliar a saúde mental de delegados e outros servidores da Polícia Civil em Picos.

O caso ganhou repercussão após o delegado Rodrigo Morais, titular da 1ª Delegacia de Picos, registrar um boletim de ocorrência contra a então chefe imediata, Francineide Fontes, por suposta ameaça. Ele levou a denúncia às redes sociais em 1º de junho.

Ao g1, Rodrigo Morais afirmou que cerca de 10 servidores da Delegacia de Picos devem prestar depoimento.

Segundo o delegado, a denúncia envolve casos de assédio moral e jornadas excessivas de trabalho, que chegaram a provocar afastamentos de servidores.

"Estamos gritando por socorro aos nossos gestores superiores para que olhem para Picos. Os casos de assédio moral aqui são inúmeros. São inúmeros servidores, entre delegados, oficiais investigadores e outros que estão dispostos a falar", disse o delegado.

"Eu dei um plantão hoje, meu último procedimento foi às 4h30. Como é que 8h eu vou estar na delegacia dando expediente diário? É incompatível com a natureza humana você ser escalado em seis, sete, oito plantões e acumular com expediente diário. Aí vêm síndrome de burnout e licenças psiquiátricas, que causam ao Estado um custo muito maior do que o benefício de acumulação", completou o delegado.

O delegado afirmou ainda que profissionais deixaram Picos após episódios recorrentes de perseguição.

Ao g1, a Corregedoria da Polícia Civil do Piauí informou que apura diversos procedimentos envolvendo Picos, incluindo assédio moral, mas mantém as informações sob sigilo durante a fase investigativa.

Fonte: G1/PI

Três suspeitos são presos e dois adolescentes apreendidos por sequestro relâmpago de motorista do Piauí

Vítima foi obrigada a ir para o banco traseiro do veículo, enquanto os criminosos assumiram o controle do carro, realizaram agressões físicas e exigiram acesso às contas bancárias do motorista.

Três suspeitos são presos e dois adolescentes apreendidos por sequestro relâmpago de motorista em Teresina - Foto: Divulgação

Uma operação da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) resultou na prisão de três pessoas e na apreensão de dois adolescentes envolvidos em um sequestro relâmpago contra um motorista de aplicativo, ocorrido na zona Norte de Teresina.

Segundo as investigações, três homens solicitaram uma corrida no bairro Buenos Aires e, durante o trajeto, anunciaram o assalto utilizando uma arma branca. A vítima foi obrigada a ir para o banco traseiro do veículo, enquanto os criminosos assumiram o controle do carro, realizaram agressões físicas e exigiram acesso às contas bancárias do motorista.

Sob ameaças, o motorista transferiu R$ 790 para uma conta ligada a um adolescente de 14 anos. A partir do registro da ocorrência, as forças de segurança iniciaram diligências que levaram à identificação e localização dos envolvidos.

Um dos suspeitos foi preso após ser reconhecido pela vítima e, durante depoimento, confessou participação no crime e apontou os demais integrantes do grupo. As investigações também identificaram a participação de um adolescente de 17 anos na movimentação dos valores obtidos com a ação criminosa.

Durante a operação, os policiais apreenderam uma arma de fogo utilizada pelo grupo. De acordo com a SSP, o armamento era compartilhado entre os envolvidos e foi localizado após indicação de um dos adolescentes apreendidos.

A vítima precisou ser encaminhada para atendimento médico e passou por procedimento cirúrgico devido às agressões sofridas. A ação foi coordenada pela Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP) e pela Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE).

Fonte: Lupa1
 

COOKIES