
O site Esint Virtual, plataforma ligada à Agência Brasileira de Inteligência (Abin), apresentou instabilidade na tarde desta quinta-feira (05), após o horário anunciado por um hacker que havia enviado alerta ao portal PHB em Nota sobre um possível ataque cibernético a sistemas públicos.
Conforme acompanhamento feito pela equipe do PHB em Nota, o endereço eletrônico da Abin chegou a ficar fora do ar, voltou a responder por alguns momentos e, em seguida, voltou a apresentar falhas de acesso. Às 14h25, horário em que esta matéria estava sendo produzida, o site https://esintvirtual.abin.gov.br/login/index.php permanecia instável, alternando entre quedas e retornos parciais.
Monitoramento feito pela equipe do Portal PHB em Nota após a primeira matéria
Já o sistema da Polícia Civil do Estado do Piauí, acessado pelo domínio https://sistemas.pc.pi.gov.br, continuava fora do ar. No entanto, segundo verificação do portal, a indisponibilidade desse sistema já havia sido registrada antes das 14h, horário exato citado pelo hacker como início do suposto ataque, o que levanta a possibilidade de que a falha não esteja relacionada diretamente ao alerta enviado.
.png)
Monitoramento feito pela equipe do Portal PHB em Nota após a primeira matéria
Desde o recebimento da mensagem, a equipe do PHB em Nota passou a monitorar em tempo real os sistemas mencionados pelo autor do comunicado, realizando registros por meio de capturas de tela (prints) para documentar o comportamento dos sites antes, durante e após o horário anunciado.
Até o momento, não há confirmação oficial por parte da Abin ou da Polícia Civil do Piauí sobre a existência de ataque cibernético ou sobre as causas das instabilidades registradas. O portal segue acompanhando o caso e aguarda posicionamento das autoridades competentes.
Da redação do Portal PHB em Nota
