
O portal PHB em Nota recebeu, em seu e-mail oficial, uma mensagem atribuída a um hacker que se identifica como “Azael”, contendo um alerta e ameaça de ataque cibernético contra sistemas de órgãos públicos brasileiros. No texto, o autor afirma que a ação teria início a partir das 14h.
Segundo o conteúdo do e-mail, os alvos citados são o Sistema da Polícia Civil do Piauí (https://sistemas.pc.pi.gov.br) e a plataforma ESINT Virtual, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) (https://esintvirtual.abin.gov.br).
Na mensagem encaminhada ao portal, o remetente adota um tom provocativo e desafiador, afirmando que pretende colocar à prova a capacidade de resposta das instituições brasileiras diante de ataques virtuais. O texto sugere desprezo pelos mecanismos de segurança adotados pelos órgãos públicos e lança um desafio direto às autoridades responsáveis pela proteção dos sistemas governamentais.
.png)
Essa não é a primeira vez que o mesmo hacker envia comunicados semelhantes. Em 2023, o PHB em Nota recebeu um e-mail em que o autor, utilizando o mesmo nome, anunciou que derrubaria o site da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Na ocasião, o ataque foi efetivamente realizado exatamente às 14h, conforme informado previamente na mensagem enviada ao portal.
O episódio envolvendo a UFDPar foi noticiado pelo PHB em Nota e ganhou repercussão após o hacker alegar que a ação estaria relacionada a um protesto contra uma suposta ocultação de informações sobre denúncias de assédio sexual.
A matéria completa está disponível no link:
O novo alerta reacende o debate sobre a segurança digital de plataformas públicas e a recorrência de ameaças anunciadas de forma antecipada contra sistemas estratégicos do Estado brasileiro.
Da redação do Portal PHB em Nota