Parnaíba, Cajueiro da Praia e Ilha Grande registraram altos volumes de água; vários pontos das cidades amanheceram alagadas nesta terça-feira (27).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/M/Y/f6xmboTVyC67mq5soktQ/montagem-2-imagens-chuva-parnaiba.jpg.jpeg)
Chuva forte alaga ruas de Parnaíba — Foto: Montagem g1 PI/ TV Clube
Uma chuva forte alagou ruas de Parnaíba, no litoral do Piauí, na manhã desta terça-feira (27). Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a cidade registrou 44 milímetros nas primeiras horas do dia. Cajueiro da Praia acumulou 90 milímetros, e Ilha Grande, 70 milímetros.
A chuva começou ainda na madrugada e os alagamentos se espalharam rapidamente pelas áreas mais vulneráveis. A região do Piscinão, no bairro Piauí, foi um dos pontos mais afetados, com ruas completamente tomadas pela água.
A região abriga muitos moradores em situação de rua. Vídeos registrados pela TV Clube mostram ruas alagadas e pessoas com dificuldade para circular pelo local.
Em alguns trechos, a água cobriu parte das calçadas, impedindo moradores de sair de casa. A Prefeitura de Parnaíba, por meio de nota, emitiu um alerta aos motoristas, pedindo que redobrem os cuidados no trânsito e evitem vias que já apresentam pontos de alagamento.
Equipes de serviços urbanos foram enviadas ao bairro para ajudar na drenagem da água acumulada com carros‑pipa. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também esteve no local para prestar apoio a moradores que poderiam precisar de atendimento.
Nota da Prefeitura de Parnaíba
A Prefeitura de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e em articulação com as forças de segurança, reforça o alerta para que todos redobrem os cuidados no trânsito durante o período chuvoso.
Algumas vias do município já apresentam pontos de alagamento, comprometendo a passagem de veículos e pedestres. Para evitar riscos e transtornos, evite trafegar pelas seguintes ruas:
- Avenida Pinheiro Machado: semáforos apagados
- Rua da Igreja São Leopoldo: ponto com acúmulo de água/alagamentos
- Rua da Poli Ferro: ponto com acúmulo de água/alagamentos
- Em frente à Macavi – Avenida Pinheiro Machado: acúmulo de água/alagamentos e fios de alta tensão caídos
- Rua da Escola Roland: ponto com acúmulo de água/alagamentos
- Bairro São José – Rua Monsenhor Roberto Lopes: ponto com acúmulo de água/alagamentos
- Beira Rio – rua atrás do Calçadão Cultural: ponto com acúmulo de água/alagamentos
- Ruas atrás do Paraíba, no cruzamento da IN Irrigação: ponto com acúmulo de água/alagamentos
- Rua do Mercado de Fátima: ponto com acúmulo de água/alagamentos
- Rua Arimateia Carvalho: ponto com acúmulo de água/alagamentos
- José de Moraes Correa: ponto com acúmulo de água/alagamentos
- Rotatória da João Silva Filho, no Planalto: ponto com acúmulo de água/alagamentos
- Rua Osvaldo Cruz – bairro Planalto: ponto com acúmulo de água/alagamentos
Fonte: G1/PI