O prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel, vive aparecendo em fotos e vídeos ao lado de deputados, senadores e outras figuras políticas, sempre afirmando que recebeu emendas e recursos para o município. Mas onde estão os resultados concretos dessas emendas?
No início de sua gestão, Francisco Emanuel declarou publicamente que recebeu a cidade estruturada e com recursos em caixa, graças ao trabalho do ex-prefeito Mão Santa. Disse isso inclusive na Câmara Municipal, afirmando que seu objetivo era melhorar ainda mais Parnaíba.
No entanto, após romper politicamente com a família Mão Santa — que o acolheu e o apoiou durante toda a campanha — o prefeito mudou completamente o discurso e agora afirma que encontrou a cidade em situação ruim. A contradição fica evidente.
Quem acompanha o Diário Oficial do Município encontra contratos milionários sem licitação, levantando suspeitas e questionamentos. Mas quando o assunto é obra, pouca coisa é vista nas ruas.
Se um parnaibano acessar o perfil do prefeito nas redes sociais — que mais parece uma conta oficial do município — verá inúmeras fotos posadas com parlamentares e anúncios de recursos. No entanto, quando caminham pela cidade, não encontram as tais obras anunciadas.
As poucas intervenções em andamento são remanescentes da gestão anterior, como coberturas de quadras e outras estruturas que já estavam licitadas ou iniciadas por Mão Santa.
No último vídeo publicado em seu perfil pessoal, o prefeito aparece ao lado do senador Ciro Nogueira e do vereador Edcarlos, dizendo estar fortalecendo uma parceria que “tem rendido grandes conquistas para Parnaíba”. Mas que conquistas são essas?
Nas UBS faltam medicamentos — fato denunciado pela vereadora Fátima Carmino. Há filas nas unidades de saúde, quadras esportivas sem reforma, escolas sem professores e uma cidade mais suja do que antes. A gestão não tem conseguido entregar nem o básico, o que entristece a população.
Além disso, há uma clara falta de respeito com a Câmara Municipal. Os vereadores têm o dever constitucional de fiscalizar, discordar e cobrar transparência, porém a gestão trata a fiscalização como afronta pessoal.
E vale lembrar: as obras de infraestrutura inauguradas no aniversário da cidade eram do Governo do Estado, muitas delas solicitadas diretamente pelos vereadores, como foi relatado em plenário.
ENTÃO, PREFEITO, ONDE ESTÃO OS FRUTOS DOS RECURSOS QUE O SENHOR ANUNCIA?
O ano está terminando e Parnaíba continua esperando pelas obras que, segundo sua própria narrativa, já teriam sido garantidas pelos deputados e senadores aliados.
O discurso é de milhões — mas o resultado, até agora, é praticamente zero.
Portal PHB em Nota