%2014.29.52_e69268c7.jpg)
Na manhã desta quinta-feira (02), profissionais da Saúde do município de Parnaíba realizaram uma paralisação em diversos setores da rede municipal, com manifestação em frente ao Centro Especializado em Saúde (CES). O movimento busca cobrar reposição salarial e maior valorização das categorias.
Um dia antes, na quarta-feira (01), representantes da classe se reuniram com o secretário municipal de Saúde, Thiago Judah, que se comprometeu a avaliar a situação junto aos setores contábil e jurídico, a fim de apresentar uma contraproposta. No entanto, segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Leandro Lopes, enquanto havia diálogo, a gestão municipal ingressava na Justiça para tentar barrar a paralisação.
O Portal PHB em Nota acompanhou a manifestação ao vivo pelo Instagram nesta quinta-feira (02).
Segundo os servidores, já são 14 anos de desvalorização da categoria. Eles afirmam ainda que não conseguem diálogo direto com o prefeito Francisco Emanuel, a quem pedem respeito e reconhecimento pelo trabalho essencial prestado à população.
Os profissionais também contestam o argumento da prefeitura de que não há recursos para a recomposição salarial. De acordo com eles, enquanto nega reajustes, a gestão realiza licitações milionárias, mantém um alto volume de contratações e administra um orçamento bilionário — com previsão de aumento já para o próximo ano.
Para os manifestantes, a falta de valorização impacta diretamente a população, que sofre com a precarização da saúde municipal. Eles cobram do prefeito Francisco Emanuel mais responsabilidade e compromisso com os trabalhadores e com os cidadãos que dependem diariamente dos serviços públicos de saúde.
Da redação do Portal PHB em Nota