21/10/2025

Profissionais da enfermagem chegam ao segundo dia de paralisação em Parnaíba e população sofre com a falta de atendimento


O pronto socorro municipal de Parnaíba amanheceu, nesta manhã de terça-feira (21), com cadeiras vazias e atendimento reduzido. Este é o segundo dia de paralisação dos profissionais da enfermagem do município.

O pronto socorro está funcionando com apenas 30% do quadro de profissionais da enfermagem, percentual mínimo garantido por lei. O atendimento segue restrito aos casos de urgência e emergência, enquanto pacientes com demandas de menor gravidade estão sendo orientados a procurar os postos de saúde ou o pronto socorro do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA).

No Complexo de Urgência e Emergência do SAMU, a situação também é delicada. Segundo o sindicato, o serviço está operando com apenas 30% do efetivo, conforme determina a legislação durante paralisações. A equipe do portal constatou que algumas ambulâncias permanecem paradas devido a problemas mecânicos, mas as que estão em boas condições seguem em funcionamento normalmente para atender as ocorrências de maior urgência. A reportagem tentou ouvir o coordenador do SAMU sobre o caso, mas ele não foi encontrado no local.


A categoria permanece mobilizada e segue para o terceiro dia de paralisação nesta quarta-feira (22). Caso não haja diálogo com o prefeito de Parnaíba, os profissionais deverão se reunir em assembleia para avaliar a possibilidade de uma greve por tempo indeterminado.

Enquanto o impasse continua, quem mais sofre é a população, que enfrenta atendimento limitado e demora nos serviços de saúde.


Da redação do Portal PHB em Nota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES